Garantia de devolução AliExpress

Tópico em 'Audi Bar' iniciado por madlima29, 24 Jun 2022.

  1. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    19 755
    Gostos Recebidos:
    7 624
    Bom dia.
    Como muitos já sabem, já fui vendedor no eBay, Amazon e OLX.
    Hoje em dia deixei a maioria das vendas.

    Agora importo ocasionalmente quando necessito, material eletrônico/iluminação diretamente de fábricas, e também sou um comprador (as vezes em grande escala) no AliExpress.

    Venho aqui dar umas dicas para quem também faz compras no AliExpress.
    Estou a referir-me a política de devolução gratuita e garantida pelo AliExpress em alguns produtos, que ao longo do tempo se vai estender a quase totalidade dos produtos, e também futuras novas políticas de garantia exigida pela UE.

    Ora calhou-me infelizmente de ter comprado uma box multimarcas (clone Delphi) com problemas de compatibilidades. Fruto de software ou hardware,pouco interessa. Simplesmente não estou para me incomodar, e resolvi activar a garantia de devolução grátis.

    Ora sendo novidade, pois é algo recente, resolvi abrir disputa após acordo com o vendedor, e pedir para devolver o produto e receber de volta o montante pago.
    Até aqui, tudo tranquilo, segui os passos necessários e fiz o download e imprimi o código de barras para devolução direta nos CTT (existe agora contrato CTT/AliExpress, sede de Lisboa) e embalei tudo direitinho.
    Quando me dirigi ao balcão dos CTT, apresentei o pacote com remetente e destinatário, assim como o código de barras imprimido do AliExpress.
    Infelizmente foi recusado o envio por faltar um número de cliente para além do código de barras (apenas um track number). Ora de seguida fui procurar assistência no AliExpress, o verdadeiro pesadelo. Não tem com quem falar diretamente, apenas uma máquina de respostas automáticas. Ou seja, saído do questionário básico, nenhuma pergunta é respondida, e nem um vendedor consegue ajudar, pois o AliExpress é que gere todos os processos de pagamento e devoluções, e nunca os vendedores.
    Ora fiquei entalado, restando apenas a hipótese de devolver a minha conta e risco, pois sem o track number original do AliExpress, sujeitava-me a enviar de volta o produto, ficar sem ele e ainda não receber o dinheiro.

    A dica é a seguinte, e está informação não existe (pelo menos para já) em lado nenhum:
    Ao fazer download da etiqueta de devolução aka código de barras, simplesmente embalam o produto, fazem tudo o que fiz acima, e aguardam 2 a 4 dias úteis. Os CTT enviam a posteriori uma SMS com o procedimento e um código de cliente. Depois é só entregar nos CTT e aguardar até 30 dias pela devolução da quantia paga, incluindo os portes.
     
    Marco TDI e JorgeMASousa gostam disto.
  2. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    19 755
    Gostos Recebidos:
    7 624
    Fica aqui a SMS, apenas ocultando o NR:

    As instruções de devolução de encomenda *************** do Aliexpress.
    - Embalar a encomenda
    - Entrega a encomenda em qualquer Ponto de Contacto CTT.
    - Diga ao funcionário de CTT o seu número de código para obter uma devolução gratuita Easy return 24 DE*********PT Válido por 15 dias.
    Responda STOP para cancelar.
    Contacte-nos: encom.ali.apo@gmail.com
     
    Marco TDI, lx_gadjet e JorgeMASousa gostam disto.
  3. JorgeMASousa

    JorgeMASousa

    Desde:
    15 Nov 2020
    Mensagens:
    50
    Gostos Recebidos:
    12
    Muito bom tópico, também compro bastante no Aliexpress e nunca sabemos quando vamos precisar.
     

Partilhar esta página