Bom dia.
Como muitos já sabem, já fui vendedor no eBay, Amazon e OLX.
Hoje em dia deixei a maioria das vendas.
Agora importo ocasionalmente quando necessito, material eletrônico/iluminação diretamente de fábricas, e também sou um comprador (as vezes em grande escala) no AliExpress.
Venho aqui dar umas dicas para quem também faz compras no AliExpress.
Estou a referir-me a política de devolução gratuita e garantida pelo AliExpress em alguns produtos, que ao longo do tempo se vai estender a quase totalidade dos produtos, e também futuras novas políticas de garantia exigida pela UE.
Ora calhou-me infelizmente de ter comprado uma box multimarcas (clone Delphi) com problemas de compatibilidades. Fruto de software ou hardware,pouco interessa. Simplesmente não estou para me incomodar, e resolvi activar a garantia de devolução grátis.
Ora sendo novidade, pois é algo recente, resolvi abrir disputa após acordo com o vendedor, e pedir para devolver o produto e receber de volta o montante pago.
Até aqui, tudo tranquilo, segui os passos necessários e fiz o download e imprimi o código de barras para devolução direta nos CTT (existe agora contrato CTT/AliExpress, sede de Lisboa) e embalei tudo direitinho.
Quando me dirigi ao balcão dos CTT, apresentei o pacote com remetente e destinatário, assim como o código de barras imprimido do AliExpress.
Infelizmente foi recusado o envio por faltar um número de cliente para além do código de barras (apenas um track number). Ora de seguida fui procurar assistência no AliExpress, o verdadeiro pesadelo. Não tem com quem falar diretamente, apenas uma máquina de respostas automáticas. Ou seja, saído do questionário básico, nenhuma pergunta é respondida, e nem um vendedor consegue ajudar, pois o AliExpress é que gere todos os processos de pagamento e devoluções, e nunca os vendedores.
Ora fiquei entalado, restando apenas a hipótese de devolver a minha conta e risco, pois sem o track number original do AliExpress, sujeitava-me a enviar de volta o produto, ficar sem ele e ainda não receber o dinheiro.
A dica é a seguinte, e está informação não existe (pelo menos para já) em lado nenhum:
Ao fazer download da etiqueta de devolução aka código de barras, simplesmente embalam o produto, fazem tudo o que fiz acima, e aguardam 2 a 4 dias úteis. Os CTT enviam a posteriori uma SMS com o procedimento e um código de cliente. Depois é só entregar nos CTT e aguardar até 30 dias pela devolução da quantia paga, incluindo os portes.
Como muitos já sabem, já fui vendedor no eBay, Amazon e OLX.
Hoje em dia deixei a maioria das vendas.
Agora importo ocasionalmente quando necessito, material eletrônico/iluminação diretamente de fábricas, e também sou um comprador (as vezes em grande escala) no AliExpress.
Venho aqui dar umas dicas para quem também faz compras no AliExpress.
Estou a referir-me a política de devolução gratuita e garantida pelo AliExpress em alguns produtos, que ao longo do tempo se vai estender a quase totalidade dos produtos, e também futuras novas políticas de garantia exigida pela UE.
Ora calhou-me infelizmente de ter comprado uma box multimarcas (clone Delphi) com problemas de compatibilidades. Fruto de software ou hardware,pouco interessa. Simplesmente não estou para me incomodar, e resolvi activar a garantia de devolução grátis.
Ora sendo novidade, pois é algo recente, resolvi abrir disputa após acordo com o vendedor, e pedir para devolver o produto e receber de volta o montante pago.
Até aqui, tudo tranquilo, segui os passos necessários e fiz o download e imprimi o código de barras para devolução direta nos CTT (existe agora contrato CTT/AliExpress, sede de Lisboa) e embalei tudo direitinho.
Quando me dirigi ao balcão dos CTT, apresentei o pacote com remetente e destinatário, assim como o código de barras imprimido do AliExpress.
Infelizmente foi recusado o envio por faltar um número de cliente para além do código de barras (apenas um track number). Ora de seguida fui procurar assistência no AliExpress, o verdadeiro pesadelo. Não tem com quem falar diretamente, apenas uma máquina de respostas automáticas. Ou seja, saído do questionário básico, nenhuma pergunta é respondida, e nem um vendedor consegue ajudar, pois o AliExpress é que gere todos os processos de pagamento e devoluções, e nunca os vendedores.
Ora fiquei entalado, restando apenas a hipótese de devolver a minha conta e risco, pois sem o track number original do AliExpress, sujeitava-me a enviar de volta o produto, ficar sem ele e ainda não receber o dinheiro.
A dica é a seguinte, e está informação não existe (pelo menos para já) em lado nenhum:
Ao fazer download da etiqueta de devolução aka código de barras, simplesmente embalam o produto, fazem tudo o que fiz acima, e aguardam 2 a 4 dias úteis. Os CTT enviam a posteriori uma SMS com o procedimento e um código de cliente. Depois é só entregar nos CTT e aguardar até 30 dias pela devolução da quantia paga, incluindo os portes.