Bem vou tentar explicar, é claro que não tive a desmontar o meu carro todo novamente, logo não tenho fotos de todos os pormenores, mas vou tentar explicar a coisa!
Primeiro tira-se a roda do lado do passageiro, levanta-se o carro desse lado, e tira-se a blindagem de plástico debaixo, e fica-se com algo tipo isto:
Depois, em cima do tubo metalico voces tem lá uma roda, com uma especie de proteção de boracha assim:
Tiram-na com uma chave de fendas como fiz na foto e ficam com algo assim:
(Apartir daqui não voltei a desmontar o meu carro, mas é simples, EDIT (
Esqueci-me que voces tem que alivar aqui o tensor da correia do AC e tirar a correia do AC fora), só depois que desapertam aqueles 4 parafusos de chave especial, e a roda de aluminio tambem sai fora e voces ficam com 1 roda dentada a vista, e num dos dentes voces tem 1 marcado que é onde voces vao utilizar a tal chave esta:
Não liguem a minha chave pois partiu do lado direito o resto dos dentes, tb nao fazem falta, se repararem debaixo da roda veem lá uma seta na chave, é onde o pino que esta marcada na roda dentada do carro tem que ficar!
Engatam o carro em 6º velocidade, e arranjam uma chave e com a chave de autoclér rodam o motor até conseguirem meter o pino marcado para cima e encaixar esta ferramenta, atenção ao fazerem isto vejam sempre se as janelas das polis de cima do motor ficam viradas para cima, se ficarem para baixo voces tem que dar mais uma volta ao motor tem que ficar assim como na imagem em baixo!
Poderá haver carros que tem a roda dentada da cambota diferente, se assim for voces tem que usar a outra chave que vem no conjunto e no final fica assim:
Neste caso, a ronda dentada, nao tem marcado num pino, mas sim entre 2 pinos, logo não tem que enganar!
Quando fizerem isto, pronto tem a cambota a ponto, agora vamos acertar as 2 polis de cima também!
Começam por desapertar os 3 parafusos de cada poli como na imagem, e esqueçam a ferramenta mostrada na imagem, podem usar uma chave de bocas 16 ou 18 nao sei bem, no centro da poli, pois isso é o que vai fazer mexer as cam's lá dentro do motor, as polis de fora não vão mexer, vão estar seguras pela correia de distribuição!
Depois de desapertarem, notem bem onde estão os pinos, vocês andam com a chave de bocas no centro com as cam's para a frente e para traz, e tentam enfiar (encontrar) o buraco para o pino enfiar até ao fundo mesmo, fazem na de traz e depois da poli da frente a mesma coisa, ( Tem que ter paciência pois a coisa entra mesmo a justa, lubrifiquem os pinos)
Depois de conseguirem meter os 2 pinos nas polis, parabéns tem o carro a ponto
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resta agora apertar os 3 parafusos em cada roda, apertem sem tirar os pinos do sitio! Apertem os parafusos com 25Nm, depois é que removem os pinos, aqui mais uma vez como vocês vão apertar os parafusos as rodas vão fazer pressão nos pinos e pudera custar a tirar os pinos, peçam a alguém para com a chave de autoclér em baixo novamente na cambota, ir rodando 1 cheirinho para a frente e para traz e vocês tentam puxar os pinos para fora!
No final NÃO SE ESQUEÇAM tirem as ferramentas todas do carro, 2 pinos e a de ajuste da cambota, verifiquem que esta tudo bem apertado, voltem a montar tudo no sentido inverso e liguem o carro, liguem o vag-com e confiram o torsion value! 8)
Qualquer duvida digam! Acho que falei praticamente em tudo, Atenção se não tiverem confiança para fazer o trabalho, entreguem a quem saiba fazer! Não me responsabilizo por qualquer dano que possam fazer nas vossas viaturas!
Abraço