Graus das cams de admissao/escape 2.0tdi

Dá algum trabalho, tendo uma noção básica de mecânica faz-se bem!
Se o pessoal tiver interessado, eu amanha meto aqui umas fotos dos procedimentos a fazer!
Abraço
 
Dá algum trabalho, tendo uma noção básica de mecânica faz-se bem!
Se o pessoal tiver interessado, eu amanha meto aqui umas fotos dos procedimentos a fazer!
Abraço

Estou interessadissimo! :D

Já mandei vir o kit para afinar o meu como deve ser ;) nem chegou a 40€ já com portes para os Açores hehe ;)

Remorse, depois já sabes, que a minha PM tá lá pa explicares tudinho ;)

- - - - - - - - - -

Acho que este tópico podia dar um bom DIY :D
 
Bem vou tentar explicar, é claro que não tive a desmontar o meu carro todo novamente, logo não tenho fotos de todos os pormenores, mas vou tentar explicar a coisa!

Primeiro tira-se a roda do lado do passageiro, levanta-se o carro desse lado, e tira-se a blindagem de plástico debaixo, e fica-se com algo tipo isto:

d6cf.jpg


Depois, em cima do tubo metalico voces tem lá uma roda, com uma especie de proteção de boracha assim:

kapv.jpg


Tiram-na com uma chave de fendas como fiz na foto e ficam com algo assim:

a0oj.jpg


(Apartir daqui não voltei a desmontar o meu carro, mas é simples, EDIT ( Esqueci-me que voces tem que alivar aqui o tensor da correia do AC e tirar a correia do AC fora), só depois que desapertam aqueles 4 parafusos de chave especial, e a roda de aluminio tambem sai fora e voces ficam com 1 roda dentada a vista, e num dos dentes voces tem 1 marcado que é onde voces vao utilizar a tal chave esta:

mp2t.jpg


Não liguem a minha chave pois partiu do lado direito o resto dos dentes, tb nao fazem falta, se repararem debaixo da roda veem lá uma seta na chave, é onde o pino que esta marcada na roda dentada do carro tem que ficar!

Engatam o carro em 6º velocidade, e arranjam uma chave e com a chave de autoclér rodam o motor até conseguirem meter o pino marcado para cima e encaixar esta ferramenta, atenção ao fazerem isto vejam sempre se as janelas das polis de cima do motor ficam viradas para cima, se ficarem para baixo voces tem que dar mais uma volta ao motor tem que ficar assim como na imagem em baixo!

q8sc.png


Poderá haver carros que tem a roda dentada da cambota diferente, se assim for voces tem que usar a outra chave que vem no conjunto e no final fica assim:

9rd0.png


Neste caso, a ronda dentada, nao tem marcado num pino, mas sim entre 2 pinos, logo não tem que enganar!

Quando fizerem isto, pronto tem a cambota a ponto, agora vamos acertar as 2 polis de cima também!

Começam por desapertar os 3 parafusos de cada poli como na imagem, e esqueçam a ferramenta mostrada na imagem, podem usar uma chave de bocas 16 ou 18 nao sei bem, no centro da poli, pois isso é o que vai fazer mexer as cam's lá dentro do motor, as polis de fora não vão mexer, vão estar seguras pela correia de distribuição!

btc3.png


Depois de desapertarem, notem bem onde estão os pinos, vocês andam com a chave de bocas no centro com as cam's para a frente e para traz, e tentam enfiar (encontrar) o buraco para o pino enfiar até ao fundo mesmo, fazem na de traz e depois da poli da frente a mesma coisa, ( Tem que ter paciência pois a coisa entra mesmo a justa, lubrifiquem os pinos)

Depois de conseguirem meter os 2 pinos nas polis, parabéns tem o carro a ponto :D resta agora apertar os 3 parafusos em cada roda, apertem sem tirar os pinos do sitio! Apertem os parafusos com 25Nm, depois é que removem os pinos, aqui mais uma vez como vocês vão apertar os parafusos as rodas vão fazer pressão nos pinos e pudera custar a tirar os pinos, peçam a alguém para com a chave de autoclér em baixo novamente na cambota, ir rodando 1 cheirinho para a frente e para traz e vocês tentam puxar os pinos para fora!

No final NÃO SE ESQUEÇAM tirem as ferramentas todas do carro, 2 pinos e a de ajuste da cambota, verifiquem que esta tudo bem apertado, voltem a montar tudo no sentido inverso e liguem o carro, liguem o vag-com e confiram o torsion value! 8)

Qualquer duvida digam! Acho que falei praticamente em tudo, Atenção se não tiverem confiança para fazer o trabalho, entreguem a quem saiba fazer! Não me responsabilizo por qualquer dano que possam fazer nas vossas viaturas!

Abraço
 
Last edited:
Muito bem Remorse, tenho uma duvida, quando falas em desapertar os 3 parafusos de uma das cam's, dizes para rodar a cam no parafuso do centro da polie, mas esse parafuso é fixo á poli? Ou seja para o rodares pa trás/frente vais ter de mexer com a polie? É que se vais, a polie se está com a correia ela n mexe.

Mais uma questão em qual dos "buracos" da polie se enfia o pino? É no que tem as ranhuras?

Outra questão, secalhar é lógica mas pra mim não é, quando rodas o motor para encontrar os pinos, depois de tudo apertado, tenho de voltar a rodar o motor para o ponto inicial, ou seja, o ponto em que o motor estava quando desliguei a chave?

Abc
 
Muito bem Remorse, tenho uma duvida, quando falas em desapertar os 3 parafusos de uma das cam's, dizes para rodar a cam no parafuso do centro da polie, mas esse parafuso é fixo á poli? Ou seja para o rodares pa trás/frente vais ter de mexer com a polie? É que se vais, a polie se está com a correia ela n mexe.


Não, onde esses 3 parafusos apertam, nas polis nao é um buraco ao certo para eles, é um buraco que tem bastante margem, já para estes casos conseguir-se ajustar a correia, sem a desmontar por completo! Ve a imagem em baixo:

pk87.png


Onde meti as rodas vermelhas, imagina que o sitio onde os parafusos estao apertados ( os 3 em cada poli) estão num orificio igual! Logo consegues mexer com o veio central, os parafusos ( 3 ) tambem vao mexer, mas as polis ficam exactamente no mesmo sitio!

Mais uma questão em qual dos "buracos" da polie se enfia o pino? É no que tem as ranhuras?

As Bolas verdes sao os pinos, ficam naquele sitio não é na janela grande lá em cima!


Outra questão, secalhar é lógica mas pra mim não é, quando rodas o motor para encontrar os pinos, depois de tudo apertado, tenho de voltar a rodar o motor para o ponto inicial, ou seja, o ponto em que o motor estava quando desliguei a chave?

Não precisas voltar a por nada igual, basta montares tudo e dares a chave!

Abc
 
Last edited:
Bem já afinei o meu argolas! :D

Trabalho muito simples de se fazer! Levei uma hora e foi a primeira vez que fiz, ainda tive de andar á procura das coisas ;)

Pra quem quiser, n precisa tirar roda fora, basta só virar tudo pra fora, usar um macaco para levantar o carro, engrenar 6ª e usar a roda para rodar o motor ;)

Trabalhar mais suave :D

Agora, só gostava de saber info de alguem que tenha vag com e o carro a ponto, é se o valor de Torsion Value é sempre 0.0 em qualquer rpm ou varia? É que o meu varia...

abc
 
Gostava de fazer esta afinação no meu 2.0 TDI 170cv, pois dizem que melhora/resolve alguns sintomas que tenho neste momento...

Recomendam alguém ou alguma oficina em LX que faça isto bem?
 
Last edited:
Back
Top