Sugestão para o fim de semana!
Música, teatro e um picnic, são algumas das propostas para o fim-de-semana em Guimarães
Guimarães entrou na rota dos festivais de verão! Arranca esta sexta-feira a primeira edição do GMR 360º. Nouvelle Vague, Miúda e Cibelle são alguns dos nomes fortes do cartaz, mas durante três dias a Montanha da Penha vai ter ainda teatro, cinema, artes circenses… A festa começa hoje, a partir das 15h00 e prolonga-se pelo fim-de-semana.
Esta sexta-feira, às 21h00, acontece ainda a festa de inauguração da “Praça”, na zona de Couros e, logo a seguir, no Largo Cónego José Maria Gomes, há teatro de marionetas com Os Doze Trabalhos de Hercules. No CCVF, Jorge Queijo apresenta a 1.ª Sessão Inclusiva, um espectáculo de música e dança, interpretado pelos utentes da Cercigui e, no CAAA, o ilustrador, animador e músico Mazen Kerbaj junta-se ao músico de improvisação Carlos Zingaro para uma performance inserida no festival Beat.Bit.
Se preferir dança contemporânea, em estreia mundial e com a participação de bailarinos portugueses, Shelters é o novo trabalho do coreógrafo israelita Hofesh Shechter. Acontece na Caixa Negra da Fábrica ASA. Mesmo ao lado, no espaço On.Off, pode ver “5 + 5”: cinco artistas, cinco instalações.
No sábado fique a conhecer o Guerrero Notebook Capitulo I. É uma conferência performance em que Nelson Guerreiro dá uma visão, a sua, sobre a programação da Guimarães 2012. Às 19h30, sai do Lar de Santa Estefânia, o Desfile de Rua de Rafael Freitas. Vai passar por vários locais do centro histórico e termina, pelas 21h30, no Largo do Toural. Já no Instituto de Design, atenções voltadas para o PechaKucha Night Guimarães, numa noite em que há ainda duas sessões do Festival Nacional de Folclore (no Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares e no Largo da Igreja de Moreira de Cónegos). No Paço dos Duques de Bragança encontra o Cinema em Concerto com a Banda Musical de Pevidém e, no pequeno auditório do CCVF, Paula Teixeira apresenta “100% Inclusivo”, numa actuação para ouvintes e não ouvintes à qual se junta linguagem gestual. Ao palco do grande auditório sobe um hino à imaturidade dos amantes: Penthesilia é o nome desta peça de teatro.
Domingo é dia piquenique no Parque da Cidade. Domingo sim, domingo não haverá artesanato, workshops, Dj’s, cinema, tenda chill-out, performances… Um programa completo que o PicNic Play preparou para os vimaranenses e visitantes. No CAAA, e a terminar o festival Beat.Bit, a partir das 17h00, há uma conferência sobre cinema de animação, uma mostra de trabalhos e uma performance com todos os artistas que participaram no festival.