Não sou técnico de nada.. sou uma mera "espécie de condutor".. mas já agora dou a minha opinião..
Começo pela teoria da DGV:
“há que obrigar os condutores a circular sempre nas faixas interiores, sendo apenas permitida a passagem para a zona exterior no troço imediatamente antes da saída desejada”. Ou seja, o que deverá evitar a todo o custo é rodar na faixa exterior. Segundo fonte próxima da DGV, o grande objectivo é conseguir “evitar que as pessoas percorram toda a rotunda na faixa de fora, bloqueando a saída a outros veículos e gerando acidentes”,
Claro que isto era o ideal.. mas.. na prática.. é aquela base.. e parece-me um "CONSELHO", uma "INDICAÇÃO" e não uma LEI.. não to a imaginar, nem NUNCA VI, a GNR nas Rotundas a PUNIR os infractores que façam a rotunda toda por fora...
Na escola ensinaram-me realmente que o ideal seria o que tá escrito acima que vai ao encontro da imagem que tá lá mais para trás... isto teórica e oficialmente.. na prática, há que usar o bom senso e como faço sempre no trânsito "pestana bem aberta".. e mesmo assim sabe Deus...
Por fim, acrescento que.. um dia ouvi alguém dizer.. "Nas rotundas.. quando é possível.. vai pelo meio, vais ver que nunca baterás".. pois pudera.. não tenho ninguém nem à esquerda nem à direita..
Não, não é o que eu faço.. eu uso o conselho da escola.. e tenho-me dado muito bem.. até agora.. mas às vezes qdo vejo certos comportamentos nas rotundas.. dou comigo a pensar, que era o que fazia melhor...
Bem, realmente JMMS, para o teu caso, conhecendo as seguradoras como conhecemos, não vejo que vá ser fácil para ti.. Ainda que se percebi bem, na minha opinião o outro carro também não agiu correctamente.. e não tenho dúvidas que TIVERAM CULPA OS DOIS.. tu tens uma agravante, bateste praticamente POR TRÁS.. e isso.. ai ai...
E pronto.. fica a minha opinião.. que não passa disso..
Cumps.. e BOA SORTE com o desenrolar do assunto...