IUC Vai aumentar mais para veículos antes de 2007

Para além que , cada vez mais se veem carros anteriores a 2007 com matrículas novas…portanto também seria importante não transformar Portugal no caixote do lixo automóvel da Europa (Tal como já acontece com os autocarros de certas empresas…)
Já era expectável que fosse acontecer por causa mesmo disto.
Terminar com a importação dos motores mais poluentes. Por aaso tb tenho visto muito carro com motor jurássico com matricula recente. Só estavam a tornar o nosso parque automível ainda mais antigo.

E em abono da verdade, onde estava a justiça qd essas pessoas pagarem uma ninharia na importação por motores mais poluentes?

E eu que me meti num 2.7 de cilindrada de 2003... Eu até tenho andado a sonhar com essa merd@.
Autch!
O que recomendava era vender isso. Infelizmente não vejo outra solução (isso ficará com um valor de iuc absurdo, não vale (a não ser que gostes mesmo muito do carro).


E sim @BlueA4, gostava de ver a mesma força no protesto contra medidas como descida do IRC para aumentarem o poder de compra ao trabalhador.
Ou apostarem no reforço nos transportes publicos para não ficarmos dependentes dos carros!


Isso sim! Agora carros? Só os temos porque não existe alternativas neste país de tanga!
Essa petição não leva o meu nome pois o problema base não está aí.
 
Bom dia, eu tenho uma carrinha Audi A4 B5 avant e não me quero desfazer dela, tambem não tenho carteira para outro, querem a tudo o custo que nos desfaçamos dos nosso velhinhos, querem nos levar ao consumismo vender mais entrar mais dinheiro para o estado e para as fabricar que os produzem, só se pensa em € e cada vez mais somos só números para lhes encher os bolsos ninguém se importa conosco, e ainda falam em não poluir, se muita gente trocar de carro, mais tarde vai haver mais poluição os carros novos não duram tanto quanto os nosso velhinhos com isso vai haver mais lixo. Espero estar errado mas infelizmente o costa deve ganhar porque quase toda a gente que entrou em Portugal que vieram de fora vai votar nele. Era de na altura de pagar o IUC ninguém pagar mas ninguém mesmo que ele iam ver, mas isso é impossível.
E infelizmente o mundo que conhecíamos está a mudar para pior.
 
E eu que me meti num 2.7 de cilindrada de 2003... Eu até tenho andado a sonhar com essa merd@.

o aumento está limitado a 25€ por ano, aproveita o carro por uns tempos ainda, que se o fores despachar agora,


@blackibiza há tanta coisa que poderia ser feita de facto.
Mas este governo (E os restantes verdade seja dita), prometem tudo e nem metade fazem.

@nunocouto1 entendo o teu ponto de vista, e também tenho um caso igual em casa, carro que comprei novo em 99, ainda hoje está em casa , faz poucos kms por ano e dá sempre o seu jeito.
Vende-lo? Por 2 cascas de alho? Para isso fica em casa.
Para além que , dado que o carro foi importado em finais de 2007, já pago o IUC atual, logo acabo por não levar com nenhum aumento ou muito pouco pelo menos.

a questão aqui é o país ser extremamente dependente do carro, então no interior nem se fala.
Sofre mesmo quem não tem possibilidade para outro carro, e então em Portugal que os carros são feitos em titanio (Já nem digo ouro)
 
Para além que , dado que o carro foi importado em finais de 2007, já pago o IUC atual, logo acabo por não levar com nenhum aumento ou muito pouco pelo menos.
Sabias que podias ter poupado uns trocos nos últimos anos?
O seu carro é importado? Saiba se tem direito à devolução do IUC

a questão aqui é o país ser extremamente dependente do carro, então no interior nem se fala.
Sofre mesmo quem não tem possibilidade para outro carro, e então em Portugal que os carros são feitos em titanio (Já nem digo ouro)
Nem mais, para não mencionar o quanto a nossa indústria está estagnada porque não temos ferrovias em condições ligadas com a Europa!
Tudo tem de ser feito por camiões, que vem primordialmente do porto de Roterdão pois os nossos também são uma anedota.

Enfim, podíamos ser um País muito mas muito mais desenvolvido que o que somos mas a ambições destes sucessivos governos apenas se focam em sufocar mais e mais a classe média.
 
o aumento está limitado a 25€ por ano, aproveita o carro por uns tempos ainda, que se o fores despachar agora,


@blackibiza há tanta coisa que poderia ser feita de facto.
Mas este governo (E os restantes verdade seja dita), prometem tudo e nem metade fazem.

@nunocouto1 entendo o teu ponto de vista, e também tenho um caso igual em casa, carro que comprei novo em 99, ainda hoje está em casa , faz poucos kms por ano e dá sempre o seu jeito.
Vende-lo? Por 2 cascas de alho? Para isso fica em casa.
Para além que , dado que o carro foi importado em finais de 2007, já pago o IUC atual, logo acabo por não levar com nenhum aumento ou muito pouco pelo menos.

a questão aqui é o país ser extremamente dependente do carro, então no interior nem se fala.
Sofre mesmo quem não tem possibilidade para outro carro, e então em Portugal que os carros são feitos em titanio (Já nem digo ouro)
Pagas IUC de 2007 de um carro de 99?????
Não pode. O estado restitui a diferença é ficas a pagar apenas o imposto de 99.
E não importa ser importado ou outra coisa qualquer.
 
Matriculas novas em carros anteriores a 2007 tem uma explicacao, sao as modas porque telemovel X esta na moda vai tudo comprar, televisao X esta na moda siga tudo a comprar, as matriculas sao iguais, é uma moda, mas por exemplo como eu nao sou um gajo de modas as matriculas que mandei fazer para a Passat sao exactamente iguais as que sairam de origem quando a carrinha foi comprada/legalizada ca em Portugal, matricula em chapa, com tracinhos a separar letras de numeros e ano e mes, ate porque nao tenho problema nenhum que saibam que tenho um carro de 2001.

Enviado do meu 2201116SG através do Tapatalk
Tem mais que uma explicação. O meu A4 b8 de 2008 tem matrícula nova porque numa casa de detalhe ofereceram-me a mudança alegando que a antiga, por ser de metal, estava a estragar a pintura

Como trataram eles de tudo e não me foi cobrado, não disse que não. Gosto mais das matrículas antiga, mas já estava cansada e comida do sol
 
@blackibiza o carro foi importado da Suíça, como não é estado membro, não era possível.
O A3 como foi da Alemanha por exemplo já teve direito ao descontos e recebi uns 50€ na altura.
Pagas IUC de 2007 de um carro de 99?????
Não pode. O estado restitui a diferença é ficas a pagar apenas o imposto de 99.
E não importa ser importado ou outra coisa qualquer.

Carro importado de um estado não membro da UE, neste caso Suíça.
O A3 esse sim restituíram uns 50€ ao todo…mas também já voltaram a subir…já vai com 20€ a mais

Tem mais que uma explicação. O meu A4 b8 de 2008 tem matrícula nova porque numa casa de detalhe ofereceram-me a mudança alegando que a antiga, por ser de metal, estava a estragar a pintura

Como trataram eles de tudo e não me foi cobrado, não disse que não. Gosto mais das matrículas antiga, mas já estava cansada e comida do sol
Quando digo matrícula nova , é matrículas da nova série , 4 letras 2 números.
 
o aumento está limitado a 25€ por ano, aproveita o carro por uns tempos ainda, que se o fores despachar agora,


@blackibiza há tanta coisa que poderia ser feita de facto.
Mas este governo (E os restantes verdade seja dita), prometem tudo e nem metade fazem.

@nunocouto1 entendo o teu ponto de vista, e também tenho um caso igual em casa, carro que comprei novo em 99, ainda hoje está em casa , faz poucos kms por ano e dá sempre o seu jeito.
Vende-lo? Por 2 cascas de alho? Para isso fica em casa.
Para além que , dado que o carro foi importado em finais de 2007, já pago o IUC atual, logo acabo por não levar com nenhum aumento ou muito pouco pelo menos.

a questão aqui é o país ser extremamente dependente do carro, então no interior nem se fala.
Sofre mesmo quem não tem possibilidade para outro carro, e então em Portugal que os carros são feitos em titanio (Já nem digo ouro)
o aumento está limitado a 25€ por ano, aproveita o carro por uns tempos ainda, que se o fores despachar agora,


@blackibiza há tanta coisa que poderia ser feita de facto.
Mas este governo (E os restantes verdade seja dita), prometem tudo e nem metade fazem.

@nunocouto1 entendo o teu ponto de vista, e também tenho um caso igual em casa, carro que comprei novo em 99, ainda hoje está em casa , faz poucos kms por ano e dá sempre o seu jeito.
Vende-lo? Por 2 cascas de alho? Para isso fica em casa.
Para além que , dado que o carro foi importado em finais de 2007, já pago o IUC atual, logo acabo por não levar com nenhum aumento ou muito pouco pelo menos.

a questão aqui é o país ser extremamente dependente do carro, então no interior nem se fala.
Sofre mesmo quem não tem possibilidade para outro carro, e então em Portugal que os carros são feitos em titanio (Já nem digo ouro)

Não é preciso ir para o interior para para ver a extrema dependência de um automóvel, moro em Valongo mesmo colado ao Porto, e sofro com isso porque trabalho por turnos.
A uns anos tinhamos serviço nocturno de autocarros até Campo, hoje é só até ao centro de Valongo.
( uma lenga lenga "os portugueses deviam utilizar mais os transportes públicos")

Um dos turnos faço entro às 5:45, tenho que obrigatoriamente ter um carro para ir trabalhar, e ainda mais hoje porque me pedem serviços para todo o distrito do Porto. ( Alguns deixo o carro num ponto estratégico e vou de metro para o centro do Porto.)

Claro adoro o meu b5 e não me vou desfazer dele.

Mas o governo também sabe que muitas pessoas não têm possibilidades para um carro novo ou semi-novo (ainda por cima nesta altura e pra frente com inflação e os pagamentos de casa) por isso esta medida.

Além disso o governo já deve estar a sentir algo nos cofres por causa dos híbridos e principalmente dos elétricos.
A receita tem de continuar a manter-se.

Mas vai chegar a vez dos eléctricos, quando ouver já uma boa parte de parque automóvel elétrico se não for um IUC, vai ser uma taxa qualquer.
 
Não é preciso ir para o interior para para ver a extrema dependência de um automóvel, moro em Valongo mesmo colado ao Porto, e sofro com isso porque trabalho por turnos.
A uns anos tinhamos serviço nocturno de autocarros até Campo, hoje é só até ao centro de Valongo.
( uma lenga lenga "os portugueses deviam utilizar mais os transportes públicos")

Um dos turnos faço entro às 5:45, tenho que obrigatoriamente ter um carro para ir trabalhar, e ainda mais hoje porque me pedem serviços para todo o distrito do Porto. ( Alguns deixo o carro num ponto estratégico e vou de metro para o centro do Porto.)

Claro adoro o meu b5 e não me vou desfazer dele.

Mas o governo também sabe que muitas pessoas não têm possibilidades para um carro novo ou semi-novo (ainda por cima nesta altura e pra frente com inflação e os pagamentos de casa) por isso esta medida.

Além disso o governo já deve estar a sentir algo nos cofres por causa dos híbridos e principalmente dos elétricos.
A receita tem de continuar a manter-se.

Mas vai chegar a vez dos eléctricos, quando ouver já uma boa parte de parque automóvel elétrico se não for um IUC, vai ser uma taxa qualquer.
A questão da dependência é geral.
No entanto casos como o teu, se formos a ver seja em Portugal ou fora, o problema é o mesmo.
Dei o exemplo do interior por ser uma realidade que conheço e possivelmente ser onde menos transportes públicos existem.


IUC dos elétricos…outro problema…
Uma parte dos utilizadores de VE concorda em pagar , e a outra não…
Tão mas o IUC não deveria ser para qualquer veículo que circule na estrada?
“ah não emitem gases poluentes” , de facto não emitem , apenas durante a sua produção.
No entanto causam desgaste nas estradas como qualquer outro carro, e até mais dado que o seu peso é superior…
Venham ver a Suíça se os VE não pagam imposto a mesma…seja com base na potência ou peso deles (Varia de zona para zona).
E atenção que não sou anti VE…sou é anti parvalhões de donos de VE que se acham especiais por terem um VE
 
O VE vai acabar por pagar IUC, mais tarde ou mais cedo eles vão começar.
O não pagarem até agora, assim como outras medidas de incentivos à compra não passaram disso mesmo. Medidas para incentivar à transição para um transporte mais "ecológico".

Existem medidas que nem saíram da gaveta (e só foram mencionadas para o showoff como por exemplo isenções nas AEs - que nunca chegaram a ver a luz do dia).

É que se pegarmos num carro com bateria, não podemos esquecer que ele é substancialmente mais caro que um a gasolina.
Sem incentivos, quem é que estaria disposto a pagar mais 10k ou até mais que o seu irmão a gasolina? Basta ver o preço no novo corsa!


No debate quinzenal, o Costa já fez a ameaça.
O que preferem, 25€ no IUC ou redução do IRS? Link: https://eco.sapo.pt/2023/10/18/cost...e-aumentar-iuc-para-carros-anteriores-a-2007/
 

Ele é esperto.....usa esse argumento inteligente que é visto em TV.....fazendo uma pergunta enviezada a que toda a gente responderá como ele quer. A questão é que não são 25 euros, serão a partir do ano seguinte 200€ ou 300€...e muitos dos que pagam o IUC anterior a 2007 por terem carros mais antigos se calhar nem paga IRS, pelo facto do rendimento ser muito baixo, logo nem sequer têm redução nenhuma, por ser inaplicável.

Na pratica o IUC (já era) e torna-se cada vez mais uma aberração fiscal....é uma espécie de IRS injusto e invertido em termos de justiça social ..o Luxo e novo que é caro não paga e o antigo, mais barato e pobre é carregado de imposto.

-> https://eco.sapo.pt/especiais/iuc-nos-carros-velhos-pode-aumentar-em-mais-de-1000-nos-proximos-anos/

-> https://poligrafo.sapo.pt/fact-chec...paga-iuc-mas-opel-corsa-b-vai-pagar-156-euros
 
Last edited:
A tanga da baixa do IRS não passa disso mesmo, uma tanga.
Os mais pobres, os que ganham o ordenado mínimo, já não descontam ou pagam irs, e os que pagam é residual e vão continuar a pagar.
Mas a esses mesmo, o IUC vai disparar, 25 euros pro ano, e por aí fora. Isto é pra compensar o aumento do ordenado mínimo, o governo dá com uma mão e tira com a outra. Dá-se a ideia que estamos melhor de vida, mas não estamos.
E o aumento do ordenado mínimo tem alguns efeitos nefastos. Com o aumento do ordenado mínimo tudo o resto aumenta, rendas, bens essenciais, etc.
Além do mais o ordenado mínimo aumenta mas os ordenados nem que sejam um pouco acima mantém-se, estamos a nivelar tudo por baixo. A classe média é média baixa está a perder poder de compra, e os mais pobres ganham mais mas são obrigados a gastar mais.
Conclusão, o governo mantém ou até aumenta a receita, os pobres ficam na mesma, trabalhar pra sobreviver, a classe média baixa, fica estrangulada, cada vez mais.
E depois há mais um efeito nefasto, com esta medida, o governo acabou de desvalorizar e muito uma parte do meu património, principalmente o meu Mercedes 270 cdi.
Se valia 6, 7, 8 mil, quanto irá valer agora sabendo-se que de IUC irá prós 500 euros ou mais nos próximos anos? Os charutos vão continuar a vender-se uma parte deles (outra parte pra sucata) mas charutos como o meu, ninguém vai querer, vão preferir cilindradas baixas pra pagar menos.
 
Na pratica o IUC (já era) e torna-se cada vez mais uma aberração fiscal....é uma espécie de IRS injusto e invertido em termos de justiça social ..o Luxo e novo que é caro não paga e o antigo, mais barato e pobre é carregado de imposto.

-> https://eco.sapo.pt/especiais/iuc-nos-carros-velhos-pode-aumentar-em-mais-de-1000-nos-proximos-anos/

-> https://poligrafo.sapo.pt/fact-chec...paga-iuc-mas-opel-corsa-b-vai-pagar-156-euros



Ainda mantenho cá em casa o meu primeiro carro, o ibiza. Com esta alteração do imposto, vou colocar o carro à venda.
Não estou disposto a pagar mais de 100€ por um carro que não anda (por curiosidade liguei esta semana pela 1ªvez neste ano e pegou bem). O carro não tem seguro e se ninguem pegar nele na venda, o mais provavel é cancelar os documentos. Como disse, só o mantenho pelo valor sentimental de ter sido o "primeiro" carro.
Logo, esse imposto, para mim, que não uso o carro, que sentido faz o argumento da poluição?


No entanto, e pegando no primeiro link que partilhas.
Não acho que seja desprositado o ajuste do iuc para carros com esses motores extremamente poluentes. Sempre considerei de uma injustiça brutal a diferença de imposto para quem compra novo versus o antigo. E não é quem ganha o salario minimo que anda com esses carros, até pq esses carros alem de mais poluidores são também bem borrachões e amigos do mecânico.

No link abaixo, estamos a comparar alhos com bugalhos. Tecnologias dispares.
Já toda a gente percebeu que os electricos vieram dar um salto tecnologico. Hoje em dia 400cv é completamente banal no mundo dos electricos. E como disse acima, será uma questão de anos (provavelmente será já no proximo dado que eles já o andam a ameaçar a algum tempo - basta estar atento a outros países europeus) que serão criados impostos para os VE.
Houve incentivos de caracter ecologico.
Não podemos andar a atacar o vizinho só porque tem um VE (muitas das vezes nem sabemos qual o esforço que foi feito para o ter), é totalmente descabido (faz lembrar a teoria dos 5 macacos).

Agora pegar num plaid e comparar com o corsa b? O plaid é um carro que é comparado com um bugatti chiron!!
Dá para perceber a diferença de quanto foi o salto tecnologico na industria automóvel?


A tanga da baixa do IRS não passa disso mesmo, uma tanga.

Além do mais o ordenado mínimo aumenta mas os ordenados nem que sejam um pouco acima mantém-se, estamos a nivelar tudo por baixo. A classe média é média baixa está a perder poder de compra, e os mais pobres ganham mais mas são obrigados a gastar mais.
Conclusão, o governo mantém ou até aumenta a receita, os pobres ficam na mesma, trabalhar pra sobreviver, a classe média baixa, fica estrangulada, cada vez mais.

Tocaste no ponto!
Temos uma classe média cada vez mais pobre e cada vez mais próxima do salario minimo!

Isto é a reforma que o país precisa!
Vai chegar ao ponto de dizer que não estudo pois com o salario minimo não tenho responsabilidades no meu emprego nem me matei durante anos a estudar pq na prática vou ganhar praticamente o mesmo (aka poder economico) que alguem da classe média.

Penso que actualmente somos o pior país da Europa onde a diferença entre a classe media e o salario mínimo é mais tenue.
 
Ora bem meus amigos, e só para os que foram Portugueses com P maiúscula só, pois os outros considero uns falhados e se as finanças piorar para eles no futuro, não tenho pena nenhuma.

Novidades da subscrição em massa contra o novo imposto do IUC. Finalmente deu entrada há 2 dias, e surtiu efeito, pois pelos vistos já haviam mais 2 para além daquele que eu subscrevi. E hoje, após a análise dos magistrados da constituição, foi declarado inconstitucional. O governo hoje já admitiu rever e discutir o assunto. Vamos ver se fica pelos 25€ e para por aí, ou se fica mesmo totalmente anulada.
Sigam os próximos capítulos.
Penso que será aberta nova subscrição na terça feira 2 de Janeiro de 2024, caso não seja resolvida a questão.
Só com união e esforço que se conseguem as coisas. Por favor, como cidadãos, bao vacilem, não facilitem. O que custa perder 10min da vossa vida para subscrever um abaixo assinado?
Pensem nisso.
 
Back
Top