PAPY disse:lovia disse:entao para manter a fiabilidade do motor tu nao aconselho kalker type de aumento de potencia ... nao ha um minimo de aumento ke se pode fazer sem riscar estragar o motor ? por exemplo mudar a linha de escapes ? ou comprar uma box (nao tao bom como uma repro) mas que vai ser talvez menos "violento" para o motor
nao e isso, as repros sao fiaveis...nao convem e aumentares mais de 35 cv :wink:
papy: mais importante que a potencia é o binario, toda a transmissao e embraiagem vai sofrer com esse aumento independentemente de ser de 5 ou 50 Nm, é claro que se for um aumento de 35 cv num carro de 300 é diferente de um aumento de 35cv num carro de 60cv, no primeiro são mais 10% ja no segundo mais de 50%.
Depois varia de carro para carro e de motor para motor, por exemplo a transmissao e embraiagem de um Volvo 850 de 225CV é a mesma da versao de 180CV, logo se tiveres o motor de 180 a transmissao aguenta bem até 225cv pois foi fabricada a pensar tambem nestes valores, já a do meu S8 nao tem nada a ver com a do A8 4.2 que apenas tem menos 40cv, ou seja a Audi precisou de fazer embraiagem e transmissao mais resistentes para aguentar com os 340cv, significava que a transmissao do a8 4.2 servia para 300cv mas nao para 340.
Depois tens outra questao que é a do motor em si, por vezes temos casos que a marca lança 2 motores sendo os mesmos exactamente iguais mecanicamente, apenas diferindo na gestao electronica, isto acontece porque sai mais barato fazer 1 milhao de motores iguais do que 500 mil de cada, mas para terem um leque mais alargado de opções "limitam" um deles a uma potencia mais baixa. Nestes casos é logico que nao teras qualquer problema em o colocares com as defeniçoes de fabrica do irmao mais potente. Mas como te digo só caso a caso, e sim eu nao o faria, ainda por cima nesse motor num TSFI...