micasb disse:Neste circuito não tens nós nem malhas. Apenas um circuito em série (diodo - led's - diodo - resistência para criar carga para "enganar a centralina")
Curso rapaz? Já passei pelo 12º ano em electrónica. Não preciso de lições dos teus profs sobre esta matéria.
Pensa comigo, tenho uns leds de 3w que funcionam a 4V e admitem 650mA, certo?
Ora para conseguir aplicar os 12V nos lrds tenho de conseguir baixar a corrente para cerca de 250mA (P=UI <=> I=3/12=250mA), certo? Então colocando os diodos eu vou conseguir que eles deixem passar pouca corrente, pois eles quedam a tensão em 0.7V (os de silicio) (mas para contas vamos considerar um diodo ideal sem queda de correne) e aguentam x corrente (depende dos valores do diodo).
Conseguindo isto (limitar a corrente) com 2 diodos, vou colocar uma resistência em carga (de preferência que dissipe bastante potência) para criar carga no circuito fazendo com que o consumo de corrente no circuito seja mais elevado, próximo dos valores gastos por uma lampada de filamento.
O que te quero dizer com isto é que os diodos vão limitar a corrente nos leds (é óbvio que vai haver queda de tensão pois na realidade os diodos de silicio "consomem" 0.7V, pois não existem diodos ideais como se usam na teoria) e a resistência de carga depois do circuito vai gerar o consumo de corrente para enganar a centralina.
Se quiseres depois faço um esquema e ponho aqui para perceberes melhor.
Cumps ao forum.![]()
O que vai limitar a corrente é a resistencia que lá vais colocar não os diodos... e volto a dizer que se queres perceber de carros e elctronica eu indico-te um bom curso. Tenta tirar no teu sistema a resistencia e deixa lá os diodos e depois mede lá a corente.
"Resistência elétrica (resistência eléctrica em Portugal) é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistência elétrica"[1]
[1] Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Resistência_elétrica Acedida dia 23/10/2008 às 11h