Boas
este tema tem estado engraçado tal como a discussão se bem que isto é somente uma discussão entre pessoas de diferentes pontos de vista e não vamos agora começar a partir para ofensa e mais não sei o quê.
Pelo que eu percebi é que a cada país sua lei.
Portanto aqui no Luxemburgo, a primeira inspecção de um veiculo é feito ao fim de 3 anos e meio e depois de ano a ano. Logo o carro pode estar 3 anos em Portugal e depois terá que voltar ao Luxemburgo para a sua inspecção pois caso contrário, ao chegar ao Luxemburgo está numa situação ilegal pois se não fizer inspecção, perde direito a matricula e por sua vez o seguro não renova já que é preciso que este esteja em dia e pago claro, para passar na inspecção.
Aqui não existe qualquer restrição quanto ao facto de o seguro permitir 30 ou 90 dias fora do país. O carro pode estar fora do país pelo tempo que a inspecção assim o permitir, e uma coisa está associada à outra neste caso o seguro.
Em termos de selo, existe aqui um selo de circulação que se paga de 6 em 6 meses ou anualmente e funciona de seguinte maneira:
Carros até fim de 2001, é calculado em função da cilindrada do motor
Carros a partir de Janeiro de 2002, é calculado em função do Co2 deste.
Para terem uma ideia, a minha A6 de 2003 paga aproximadamente 300 euros ao ano desse selo.
Para os seguros, pois digo desde já que o Luxemburgo tem o seguro automóvel mais caro da Europa e só para terem uma ideia, mais uma vez a minha A6 de 2003 paga por responsabilidade civil (o obrigatório)+ assistência em viagem em caso de avaria a partir de 0 km (não aqui não é gratuito e paga-se)e ainda quebra isolada de vidros, um valor de 516 euros ao ano e isto já com um bonus/malus de -4 que equivale a 35% de desconto no seguro.
Por ultimo e para terminar porque já vai longo, o documento único em Portugal e que aqui se chama de "carte grise" (carta cinzenta), pode ter averbado dois nomes de pessoas ou firmas.
Neste caso, Proprietário e Detentor no caso do Luxemburgo ou no caso de Portugal Proprietário e uma das alíneas do grupo C na ultima pagina do documento único, permitindo assim um ou vários nomes no vulgo livrete do carro.
Agora a partir dai cada qual pode fazer como entender e suportar os riscos que dai pode advir.
Aha e já me ia esquecendo, em caso de acidente o seguro cobre o risco pois é para isso que servem, independente da placa do carro ser estrangeira ou portuguesa, até porque o seguro é válido nos países que consta na própria carta verde, aquelas letrinhas dentro de quadrados que todos nós temos na carta verde.
Se me estiquei sorry foi sem intenção