O tirar a final ou a do meio ou todas vai do gosto de cada um,agora perder ponta não sei como é que isso acontece,o que sei por experiencia propria é que tirei o miolo ao catalizador,tapei a EGR,tirei a panela final e deixei a do meio,de resto está stock com o turbo
VNT15 e ficou a andar o mesmo de ponta,está mais solta em baixas e os consumos estão iguais.
Quanto a barulhos é que mudou,em andamento normal parece tudo de origem,se carregar para acelerar ouve-se roncar por alguns momentos enquanto começa a desenvolver força e depois o ronco diminui quando já vai a puxar em pleno mas ouvindo-se sempre algum,em desaceleração especialmente em regimes mais baixos ouve-se nitidamente a descarga do turbo(que para mim é bastante agradavel) e em ralenti assobia bastante.
Quem gosta gosta,quem não gosta de barulhos nem de ouvir descargas do turbo mais vale não mexer em nada,basta tirar o miolo ao cat. para já se ouvir diferenças.
Ainda vou procurar um video que fiz quando estava em testes com a linha de escape para terem uma noção do barulho ao ralenti
Tá aqui o video que fiz e isto com o motor frio a trabalhar há uns 2 ou 3 minutos,depois de aquecer o assobio fica mais alto