Bem , vou fazer a minha segunda intervenção neste tópico...
Pertenço a um pequeno grupo de pessoas, a que muita gente apelida de "old school" nestes andamentos nocturnos de uso desenfreado das potencialidades automoveis. Isso mesmo, o que muita gente chama street racing, mas que muita gente nem sabe o que isso significa.
Desde 99, que conheço os spots e locais onde amigos conduziam as suas viaturas ultrapassando os limites de velocidade permitidos. Ao longos dos anos, tenho vindo a verificar que a mentalidade dos nossos jovens recém-encartados (não generalizando, mas geralmente de boné ao lado e meia por cima da calça), fazendo uso de alguns trocos que ganharam a trabalhar 10 meses à noite no MacDonald's mais perto de casa, gastam tudo num PSA ou Honda, e toca de meter algum material para poder andar à frente daquele gajo que pensa ser o rei das corridas. E actualmente o que se vê na estrada é pessoal a puxar, sem olhar a meios para ganhar, ou a terceiros na estrada, inclusivé "atirando-se" uns para cima dos outros, aumentando o risco desses "picos" (a.k.a. picansos).
Pessoal como eu, não embarca nestes "cambalachos" de medir pilinhas, e os comparativos são feitos em estradas nacionais, mas tudo debaixo de algum mistério, com locais a serem combinados dentro de um grupo restricto, minimizando "vouyers", trânsito e assim reduzir os riscos. Cada um assume a sua responsabilidade, mas para velocidades de ponta, ninguém vai para um percurso com curvas e numa recta o máximo que pode acontecer é o rebentar dum pneumático (o que também fica pouco provável, dado que até estes são alvo de grande investimento). Atenção , não quero com isto glorificar ou enaltecer comportamentos, mas sim apenas deixar frisado que há pessoal que é metido no mesmo saco, mas que nada tem a ver com esse tipo de relatos que foram aqui pronunciados.
Quanto a relatos vividos em primeira mão... Vai de cada um a sua reacção aos mesmos. Já tive acidentes, e já me vi em situações complicadas, mas nunca fiquei apático em relação a sentar-me à frente do volante. Acho que sempre tive propensão para a condução, e nada me afastará ou mudará isso. Apenas aprendo com os erros e torno-me melhor condutor. Mas não deixo de usufruir das potencialidades da minha "menina" (A4) ou do meu "pocket rocket" (Tie) por situações do passado. É a minha "droga", a minha fonte de adrenalina. Antes isto que outras coisas piores...
PS: Não quero criticar ninguém, tal como agradecia que vissem que cada um tem o seu ponto de vista.