Motor faz barulho diferente a quente

Problema resolvido ,meti o antigo termóstato , agora anda como antigamente , um colega meu também diz que no dele é raro chegar aos 90 so em dias de calor e no trânsito. Por agora anda assim eu ca não gosto de barulhos parasitas. .
o termostato novo, é de origem, ou da concorrência?
 
O problema não está resolvido.
Se ele só anda nos 70º, está avariado. O novo faz o seu papel.
Quanto ao tec tec, não tem muita lógica. Só fazer a 90º, mas tendo em conta que a temperatura de serviço do termostato é 75º, e só a partir daí, abre, deve existir problema nalgum componente mecânico. Compraste o carro já a fazer 70º ?
 
Sim O carro ja fazia essas temperaturas .. mas pelo que vejo mesmo em outras marcas de carro os carro nem sempre chegam aos 90º.. O termostato novo é da marca da concorrência diz que abre aos 87 graus tal como o antigo diz o mesmo... O meu pai tem um 207 de 2009 e raro tambem chegar aos 90º.. uma dacia carrinha que tem 8 traços também só fica com dois traços normalmente, deveria ser 4 os 90 não..
 
Last edited:
Sim O carro ja fazia essas temperaturas .. mas pelo que vejo mesmo em outras marcas de carro os carro nem sempre chegam aos 90º.. O termostato novo é da marca da concorrência diz que abre aos 87 graus tal como o antigo diz o mesmo... O meu pai tem um 207 de 2009 e raro tambem chegar aos 90º.. uma dacia carrinha que tem 8 traços também só fica com dois traços normalmente, deveria ser 4 os 90 não..

Não podes fazer comparações entre carros diferentes, esse carro deve trabalhar numa temperatura média de 87.5º, e isso não é por acaso, mas sim por ser a temperatura que causa menos desgaste de certos componentes.

Ao meteres o termoestato antigo apenas estás a mascarar o problema
 
Problema resolvido ,meti o antigo termóstato , agora anda como antigamente , um colega meu também diz que no dele é raro chegar aos 90 so em dias de calor e no trânsito. Por agora anda assim eu ca não gosto de barulhos parasitas. .

o ideal é então tirar o termostato....... meter isso direto :D


estás a esconder um problema colocando outro....... parece-te a solução ideal?
 
Pois por agora é solução, sempre andou assim penso, e talvez não seja grave, ou então o termostato novo deixe passar dos 90 e chega aos 96 / 97 e basta uns graus a mais para ele nao gostar.. a quem ande assim durante anos e anos
 
Eu aconselho a fazer-te como diz o user vick79.
É chato estar a detectar o problema do tec tec, mas ninguém garante que ele estar a fazer os cerca de 70º não foi feito propositadamente para camuflar o próprio "tec tec".
Boa resolução para isso.
 
Não me parece que tenham feito isso.. pois o termostato antigo até estava meio colado.. já ao tempo que não devia sair dali... Claro que devia estar mais para os 90 mas o barulho pode ser pelo óleo ficar mais fino com o calor ou então a temp da agua estar a 90 mas o motor estar a mais que isso.. ou ainda algum componente tar meio estragado e não se tar a dar com o calor excessivo dos 90º
Alguem sabe se há termostatos por ex em vez de abrirem aos 87º abrirem aos 80 ou 75º por ex..
Já agora vejam este comentário de um user do forum..

"Ou senão não vejo qual é o problema de aquecer pouco!!!??? se a temperatura do liquido de refrigeração for baixa não quer dizer que a temp do óleo seja baixa também. Não existe nenhum problema com isso até é vantajoso. Se a temp do óleo do motor é que estiver baixa, que eu duvido, isso é que é perigoso devido ao grau de viscosidade que ele apresenta a baixas temperaturas."

"o liquido de refrigeração tem como função arrefecer o carro logo nenhuma desvantagem face motor, mas sim a nivel de solfagem se quiseres ar quente e já alguns sistemas já não utilizam esse liquido para aquecer o ar "

"o motor aquece principalmente devido à combustão e claro que existem temperaturas ideais para os diferentes fluidos do motor. Os carros tem mais problemas com o calor do que com o frio ou pensas que o carro do FCP, na corrida de ontem iria longe sem bomba de agua? temp de 70 a 90 graus são as ideais para carros comuns por que é assim que os materiais são feitos mas por exemplo no caso de veículos a gpl as temp do motor são maiores devido a ser a combustão de um gás e ai o material cede principalmente as válvulas de escape que são dimensionadas para combustoes de gasolina"
 
Last edited:
São opiniões que cada um tem. Existem casos concretos do termostato estar a abrir aos 75º. Tive um A3 8L restyling 1.6, e era essa a temperatura de abertura, com termostato OEM. A temperatura do líquido à saída da cabeça do motor era cerca de 105 a 108 º. A temperatura ideal de funcionamento está entre os 85 a 100º, pois o carro está feito para ter uma mistura perfeita de combustível e ar. Sabendo que os carros debitam um bocado mais de combustível quando se encontra a temperaturas inferiores, esta será uma das consequências, aumento no consumo. Li num fórum,que mistura muito rica, pode, em limites estragar alguns componentes que estejam ligados ao escape.

A temperatura do óleo também é regulada pelo líquido de refrigeração, daí existir o radiador de óleo nos carros. Estamos a falar de cerca de 20º de diferença. Não parece muito. Mas pode ter influência nas propriedades dos materiais que compõe as peças. E daí a um desgaste mais acelerado, que não será visível num plano temporal de 2 ou 4 anos. Mas se andares assim durante 7 ou 8 verás diferenças. Experimenta fazer uma experiência simples: Experimenta despejar uma garrafa de óleo por um pedaço de tecido permeável, à temperatura ambiente, e por exemplo, a cerca de 45º. Verás que este é menos viscoso à temperatura alta, o que contribui para uma maior fluidez do mesmo, pela diversas partes do motor. Se pensares porque é que se diz que o carro não deve ser puxado a frio, será porque o óleo não chega da mesma forma que se estiver a quente.
Mas existem outros factores, como a altitude a que circulas, por causa de pressão atmosférica, se o teu motor é de baixa ou alta compressão.

Influência também a potência. Deixo uns links para os mais curiosos.

The Diesel Engine

Heat Engine Concepts

Mas ainda existe mais para falar. A questão é que deve funcionar à temperatura de serviço.

Mas se estás satisfeito com essa resolução, melhor.

Abraço

Não me parece que tenham feito isso.. pois o termostato antigo até estava meio colado.. já ao tempo que não devia sair dali... Claro que devia estar mais para os 90 mas o barulho pode ser pelo óleo ficar mais fino com o calor ou então a temp da agua estar a 90 mas o motor estar a mais que isso.. ou ainda algum componente tar meio estragado e não se tar a dar com o calor excessivo dos 90º
Alguem sabe se há termostatos por ex em vez de abrirem aos 87º abrirem aos 80 ou 75º por ex..
Já agora vejam este comentário de um user do forum..

"Ou senão não vejo qual é o problema de aquecer pouco!!!??? se a temperatura do liquido de refrigeração for baixa não quer dizer que a temp do óleo seja baixa também. Não existe nenhum problema com isso até é vantajoso. Se a temp do óleo do motor é que estiver baixa, que eu duvido, isso é que é perigoso devido ao grau de viscosidade que ele apresenta a baixas temperaturas."

"o liquido de refrigeração tem como função arrefecer o carro logo nenhuma desvantagem face motor, mas sim a nivel de solfagem se quiseres ar quente e já alguns sistemas já não utilizam esse liquido para aquecer o ar "

"o motor aquece principalmente devido à combustão e claro que existem temperaturas ideais para os diferentes fluidos do motor. Os carros tem mais problemas com o calor do que com o frio ou pensas que o carro do FCP, na corrida de ontem iria longe sem bomba de agua? temp de 70 a 90 graus são as ideais para carros comuns por que é assim que os materiais são feitos mas por exemplo no caso de veículos a gpl as temp do motor são maiores devido a ser a combustão de um gás e ai o material cede principalmente as válvulas de escape que são dimensionadas para combustoes de gasolina"
 
Sei que os engenheiros por alguma coisa fizeram.. Talvez me preocupe mais tarde com esse problema.. tambem tem estado muito frio.. Obrigado pelas dicas :)
 
Mais tarde pode ser tarde. Tens dois problemas no carro. Um que só se manifestou quando resolveste o outro. Em vez de resolveres tapas o sol com a peneira...

Chama-se a isso ma manutenção. Estas a adiar um problema que nem sabes o que é, nem as consequências...

Como te disse, o motor é teu, o carro é teu...
 
Back
Top