Tens toda a razão na parte dos salários, e digo o mesmo, uma pessoa que ganhe o salario minimo, 120€ num mes é um rombo na carteira, o ideal ainda era ser como na suíça, a multa ser calculada com base nos teus rendimentos por exemplo, para alem dos pontos claro, que até acho que foi uma boa coisa.
O que me faz confusão é ver de certa maneira pessoas com a ideia que podem fazer o que bem lhes apetece porque arranjam maneira de impugnar a multa de qualquer forma, eu quando vou a Portugal epá fico espantadíssimo com a quantidade de manobras perigosas que vejo pelas estradas portuguesas, para não falar que se me meto a 130 na A1...se for preciso até um autocarro me ultrapassa (Forma de falar) , meto me a 90/100 num IC qualquer, pareço um velho que vou ali a empatar o transito.
Essa questão das formações, concordo e salvo me falhe a memoria aqui na suíça isso existe , mas só em caso de infrações mais graves e claro a pagar do teu bolso.
Penso que se fosse "obrigatório" (tipo o CAM nos pesados), a revolta seria ainda maior e vinha (mais uma vez) a desculpa do "Mais uma para o estado arrecadar uns cobres"
Em Portugal por exemplo, é impensável pagar multas de excesso de velocidade por 1,2,3 km/h, uma coisa é certa, as 3 ou 4 que ja paguei foram sempre por 1 ou 2 km/h a mais, basta ir com o cc a 141, 3 de erro do velocímetro, 7 de desconto do radar, ficas a 131, são 45€, (isto em frança)
Na Suíça aos 130 (Na AE) o radar ja dispara, e são logo ali 60 paus
Uma multa, só não a apanha quem não anda de carro, porque se não qualquer um está sujeito, mas andar a abusar e depois fazer tudo para fugir a bela da multa...