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Governo cria imposto adicional para automóveis a gasóleo - Orçamento do Estado - Jornal de Negócios

Jornal de Ngócios disse:
Governo cria imposto adicional para automóveis a gasóleo
15 Outubro 2013, 16:58

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Proprietários de automóveis a “diesel” vão ter de suportar um encargo adicional. Além do Imposto Único de Circulação normal, são adicionadas taxas que variam entre os 1,39 e os 68,85 euros. Veja quanto pagará a mais. O Negócios teve acesso à proposta do Orçamento do Estado para 2014.

O Imposto Único de Circulação vai aumentar ligeiramente no próximo ano, sendo actualizada em 1%. Mas, além disso, é criado um imposto adicional que será aplicado apenas aos veículos a gasóleo. A taxa adicional varia em função da cilindrada, mas também da idade do veículo, chegando a um máximo de 68,85 euros.

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2014, a que o Negócios teve acesso, o IUC para veículos de categoria A (matriculados até 1 de Julho de 2007) sofre um agravamento de 1%. Nos matriculados após Julho de 2007, regista-se um agravamento de 1% tanto na componente de cilindrada como de emissões de CO2.

A novidade é, no entanto, a criação de um imposto extra. “Sobre veículos a gasóleo enquadráveis na categoria A e B do IUC (...) incide um adicional de IUC”, refere o documento. No caso dos veículos até Julho de 2007, o imposto adicional varia entre 1,39 euros para automóveis de até 1.500 de cilindrada, matriculados de 1981 a 1989, e 25,01 euros para veículos posteriores a 1995 com mais de 3.000 de cilindrada.

Para os automóveis matriculados após Julho de 2007, que conta já com encargos anuais mais elevados devido ao facto de ser tida em consideração a componente ambiental, além da cilindrada, a taxa adicional vai dos 5,02 euros para motores até 1.250 de cilindrada, chegando aos 68,85 euros para veículos com mais de 2.500 de cilindrada.

A título de exemplo, e considerando já as tabelas a aplicar para 2014, sem este imposto adicional, um automóvel a “diesel” de 2013, com cilindrada de 2.500 e CO2 de mais de 250g/Km, o valor do IUC seria de 814,57 euros. Com a taxa adicional, neste caso de 68,85 euros, aumenta para 893,75 euros. Ou seja, são mais 9,72%.


Há tabelas na notícia original.

Por curiosidade, os 1.9TDi posteriores a 1995 vão pagar 6.31 euros de sobretaxa no imposto único (usar a palavra único no IUC é a gozar...) de circulação.
 
adicionando ás novas tabelas de IUC (que eu acho bem, é completamente ridicula a diferença de preços entre os IUC's de gasolina e diesel pré_2007)

As receitas da Estradas de Portugal (EP) vão aumentar no próximo ano com o aumento dos impostos sobre os combustíveis, no âmbito da CSR – Contribuição do Serviço Rodoviário.

De acordo com a versão preliminar da proposta do Orçamento de Estado para 2014, a CSR vai passar a incidir a partir de 1 de Janeiro próximo sobre o consumo de GPL (gás propano líquido) Auto.
_Os automobilistas cujos veículos consomem GPL Auto passarão a pagar uma taxa de 53 euros por cada mil litros_ no âmbito da CSR, que irão entrar directamente nos cofres da EP.

Até agora, a CSR incidia apenas sobre o consumo de gasóleo e de gasolina. Também nestes casos, há mudanças, com aumento previsível das receitas da EP.

Enquanto até ao momento a taxa de CSR era de 66,32 euros por cada mil litros de gasolina e de 89,12 euros por cada mil litros de gasóleo, a partir do próximo ano, as taxas cobradas passarão para 67 euros por mil litros de gasolina e 91 euros por cada mil litros de gasóleo.

Os acréscimos representam uma subida percentual de cerca de 1% no caso do consumo de gasolina e de cerca de 2,1% no caso do gasóleo.

As receitas da EP provenientes da CSR têm estado em declínio nos últimos anos, devido à diminuição da circulação automóvel, em resultado recessão económica, ascendendo neste momento a cerca de 500 milhões de euros por exercício.

No ano de 2011, a CSR proporcionou receitas de 543 milhões de euros à EP, valor que decresceu para 511 milhões de euros no ano passado.

resumindo..
só deste imposto, o GPL vai aumentar em 2014 0,053€/lt, a gasolina 0,00068€/lt e gasoil 0.00188€


o pessoal andava a agoirar que quando o GPL se começasse a consumir mais, ia aumentar..
tai_ó

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Se fiz bem as contas...Para a minha Opel Sintra 2.2 DTI de 99 (Matriculada em Portugal após 1 de julho de 2007, por muita sorte que tive...foi uma semana depois --' ) vai passar a pagar 320.97 Euros certo? (o ultimo selo que paguei foram perto de 280/290)
 
Ganda vardascada que o pessoal esta a levar, a mim vão me roubar perto de + 15 euros ano que vem.

Agora o pessoal do GPL e que esta bem FO...... a escalar assim...
 
Se o objetivo era taxar os veículos a gasóleo mais poluentes, a meu ver o que faria sentido, era taxar, não tanto pelos critérios utilizados de cilindrada e ano, mas sobretudo pelo nível de emissões de cada veículo, tal como passou a ser tabelado pelos a gasolina matriculados após final de 2006 até à data!
 
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