Audi vai investir 22 mil milhões até 2018 para atacar liderança da BMW
A marca do grupo Volkswagen anunciou um plano de investimentos até 2018 com que pretende atacar a liderança da BMW no mercado automóvel “premium”. Mais de dois terços do investimento serão destinados ao desenvolvimento de novos modelos, incluindo com propulsão a electricidade.
A Audi anunciou que vai investir 22 mil milhões de euros no período de cinco anos que termina no final de 2018, segundo comunicado da marca citado pela Bloomberg. 15,4 mil milhões de euros, ou 70% do investimento, serão destinados ao desenvolvimento de novos modelos e tecnologias, com a marca a procurar atrair mais clientes.
O plano da marca alemã para o mercado “premium” integra-se na estratégia do grupo Volkswagen, que está a levar a cabo um plano de investimentos para o conjunto das suas marcas no valor de 84,2 mil milhões de euros. O objectivo é destronar a Toyota como principal fabricante automóvel do mundo.
A Audi pretende aumentar as vendas anuais para dois milhões de automóveis, depois de ter alcançado vendas de 1,5 milhões em 2013, refere a Bloomberg. A Volkswagen acredita que conseguirá levar a Audi a ultrapassar a BMW até ao final da corrente década.
“Estamos a aproximar-nos decisivamente da nossa meta”, afirmou o presidente executivo da Audi, Rupert Stadler, à Bloomberg. “É por isso que mantivemos o pé no acelerador no que diz respeito a investimentos”, acrescentou.
O grupo BWM defende-se da investida da rival alemã com o seu próprio plano de crescimento, prevendo o lançamento de 25 novos modelos ainda este ano, sendo que 10 serão novos, no sentido em que não se trata de renovação da gama existente. Um dos novos modelos é o Wraith, que será posto a circular sob a insígnia da Rolls Royce.
Abraço,
Américo Oliveira