Algumas considerações sobre o 3.0TDI, especialmente nas versões de 225cv e 233cv.
Revisões normais (óleo e filtros) no meu caso, com desconto de 5% (cliente da casa) na factura total, não chegam a 500€, a cada 30.000km (óleo LL 507.00).
Médias em cidade, abaixo de 10L, são possíveis, mas difíceis de obter. Em estrada, este motor consegue fazer médias de ~6.5L a 130km/h, e 7.5L a ~155km/h. São médias aferidas em milhares de km percorridos, e à mão, o CB retira sempre 0.2L.
Para a comparação 2.7 TDI vs 3.0 TDI, há que ter em conta que o kick da versão manual, e a ausência de escorregamento do conversor de binário também dão uma sensação errada do se passa na realidade.
Em termos de consumos, se for uma Multitronic, não existem diferenças dignas de registo... e o pior do motor 2.7TDI, que é o facto de ter os 180cv muito cedo, em torno das 3400RPM... enquanto que o motor 3.0TDi obtem os 225/233cv às 4000RPM. São 600RPM.
Depois além da diferença de binário, o 3.0TDI ainda acrescenta o binário (450Nm vs 380Nm do 2.7TDI) constante, das ~1500 às 3400RPM.
E para quem gosta de comparações no papel.
http://www.zeperfs.com/en/duel1371-1250.htm