O maior mistério de sempre...

Antes de entregar o meu SMART a uma oficina, gostaria de recolher opiniões... não estou a pedir para resolverem o "mistério" virtualmente ou telepaticamente, mas pretendo estabelecer um debate saudável sobre o que poderá ter o meu SMART (já que muito provavelmente o motor terá que ser aberto).

Este é um problema que o carro já tinha quando o comprei em Dezembro de 2011, em 2ª mão.

Algumas características:
SMART Fortwo Passion 03/2003
Gasolina
Quase 90.000Km
Bebe óleo que é uma coisa parva (tipo, de 3.500 em 3.500km)

Este é o erro que acende (a laranja), que no catalogo está identificado como ESP, no entanto dizem-me que este carro não tem ESP:

392542_370413489665292_2086530207_n.jpg


o erro acende quando:
- em andamento, quando estou em descida, normalmente em descida livre, ou seja sem acelerar, mas com o pé no acelerador; ou seja, acende quando, a descer, o carro antinge a velocidade que pretendo e já não preciso de acelerar mais. p.ex. em descida, o limite de velocidade é 80km/h, quando chego aos 80Km/h não preciso de acelerar mais, mantenho o pé no acelerador, mas sem acelerar acima dos 80km/h porque o embalo da descida é suficiente para me manter nos 80km/h - aí o erro acende


- quando ligo o carro na posição 1 (esteja quente ou frio), sem ligar o motor, e ele está parado numa inclinação, a descer, seja uma ligeira descida ou um acentuada descida


- quando travo ligeiramente, a +/- 30km/h, numa curva, a descer


- a luz NUNCA acende quando acelero, ou seja, quando ele está a puxar; assim sendo, o erro NUNCA acende em subidas. No entanto poderá piscar 3/4 vezes em subidas muito acentudas e em estradas com buracos profundos.


- quando em velocidades abaixo dos 10km/h; por exemplo, quando está aquele transito "pára-arranca"


- quando o erro acende o motor mantém-se ligado, mas como que em "ponto morto", ou seja, posso por o pedal do acelerador a fundo que ele nao responde - o conta rotações também não mexe e o motor não emite qualquer som (posso ir a 80km/h e só dou conta de que a luz acendeu quando olho para o painel, ou quando quero acelerar mais e o carro não responde...) - nestas situações (e acontece p.ex. na 2ª circular, ou a entrar em rotundas) ligo os 4 piscas, deixo o carro ir perdendo velocidade enquanto encosto á berma até poder parar completamente o carro para poder voltar a liga-lo.


- a luz acende quando a velocidade "de embalo" é superior á velocidade que dou no pedal.


- o erro só aparece na "maquina" quando está aceso; quando o erro está aceso a maquina lê o erro com a indicação "sensor do pedal"; se o carro for ligado à maquina sem o erro aceso a maquina não detecta o erro; este erro não deixa histórico.


- o erro apaga-se quando desligo totalmente o carro e volto a liga-lo.


- depois de parar e desligar e ligar o carro, se o erro se mantiver, desligo novamente o carro agito o volante para a direita e para esquerda e só assim consigo ligar o carro sem que o erro se acenda novamente.


- existe um erro que surge sempre, mesmo depois de apagado: "admissão, borboleta" e mais não sei o quê, no entanto, relembro, o erro pode acender mesmo sem o motor estar ligado, ou seja, com a chave na posição 1.


Que comece o debate :)
 
Last edited:
eu começaria pelos dois erros que consegues detectar ou seja o "sensor do pedal" e "admissão borboleta", tratas primeiro de um não vão eles estar relacionados.
 
Mete o deposito do oleo dos travoes a nivel!! LOL!! :D

E pk ke nao tiras a luz do esp do quadrante?!!? nunca mais acendia...
 
Last edited:
Mete o deposito do oleo dos travoes a nivel!! LOL!! :D

E pk ke nao tiras a luz do esp do quadrante?!!? nunca mais acendia...

muito boa essa de tirar a luz... e depois como é que sabia assim na hora que não tinha acelerador (tipo, numa descida)???

- - - - - - - - - -

e o oleo dos travões tb não é porque a luz acende tb em terreno plano.
 
Esquecendo por agora o principal problema (óleo)...

Começava por verificar o sensor do pedal, pois se dizes que aceleras e o motor não responde, começava por aí!...;)
Esse sinal apenas indica uma anomalia (geral) e pode muito bem ser do pedal!...

Agora o gasto excessivo de óleo... Aí é que me preocupava, pois existem muitos casos desses nesse modelo e nunca são Fáceis de solucionar! €€€€€ (se é que me entendes!)

Posso também te dizer que muitos dos smarts que vês a venda são os donos a quererem "despachar" esse problema pra outro!... ;)

Boa sorte!... ;)

Não preciso de dizer a quem podes deixar o carro para reparar!... :p
 
Tive a ver na net e pude perceber que o Beber Óleo é Cronico e que tinha a ver com Os segmentos Agora verdade mentira nao posso confirmar
o Parar de responder em Andamento não será o Motor em Safe? (Oleo Baixo?)
 
Os smart beber óleo já é normal, já se sabe isso, mas é só os a gasolina a única solução é despachar lo e trocar por um cdi
 
Back
Top