Bom, eu a uns anos andei metido nisso de empresa de limpesa aqui na holanda, e relativamente lucrativo mas exige um esforco gigantesco, quer pessoal quer financeiro, pois o material e a maquinaria sao caros, nao sei se conseguirias fazer um franchise disso no futuro, pois os
parametros sao outros. Depois tens de contar com a quantidade de pessoal, a qualidade e exigencia dos clientes, se pagam a horas, e preciso muito cuidado, mas tentar nao custa, mas acredita que tu e a Raquel estouram com o cabedal em menos de nada, terias um bom comeco se arranjasses um bom cliente, do tipo um estadio ou um centro comercial/escritorios, e quando uma empresa e nova os potencias clientes desconfiam e preferem sempre as empresas mais conhecidas do mercado, outro factor a ter em conta sao os seguros, quer de acidentes quer de roubos, pois cheguei a ter a queixa de um cliente que estava a haver pequenos furtos na hora das limpesas e tive de despedir um empregado, pois estes abusos acontecem e nao ficam baratos mesmo que pagos pelo seguro, ate o abuso pela utilizacao de telefones de clientes sao cobrados, e acontece mais do que se pensa, claro que ja estrou a falar num futuro bem mais a frente, mas deves estar preparado. No meu caso abandonei esta empresa porque era uma empresa familiar e comecei a nao concordar com a gestao da mesma, o dinheiro da a volta a cabeca das pessoas...
Depois de sair abri uma pequena empresa de Couriers, isto sim , e muito interessante, e trabalhas num ambiente livre e descontraido, olha ganhei bom dinheiro, e so precisas de investir numa boa carrinha. No meu caso eu na altura era funcinario da empresa que era minha cliente,
e digo-te, nao se ganha fortunas, pelo menos inicialmente, mas ganha-se o suficiente para ter um bom ordenado e a maior parte dos dias nao e stressante, se for bem planeado. Parei porque entretanto a empresa faliu, nesta altura ja eu estava na KLM e a minha mulher e que andava com a carrinha, eu usei uma Ford Transit de 96 da treta que me custou 3500 eur, e chegava a fazer aos 3, 4, ou 5 mil euros por 4 semanas, tirava mil para as despesas e ainda sobrava, tudo isto so com um carro, nao continuei porque nem eu nem a Sandra falavamos Holandes suficiente para arranjar novos clientes, foi uma pena.
Outra opcao e as novas tecnologias, tipo empresa de suporte tecnico a computadores e redes, servidores, etc etc, contractas um bom tecnico, inicilamente e depois e ir escavando, mas e bastante rentavel.
Pensa bem nisso. Depois posso-te dar umas luzes no proximo almoco no benelux, pois a sandra guardou muitas copias de facturas de ambas as empresas, e se nao nos esquecermos levamos conosco para teres uma ideia como funciona, desde a logistica ate ao facturamneto
Um abraco