Oficina linha de Sintra

Depende... Se for uma oficina com uma elevada procura de clientes, com protocolos com seguradoras, etc... Consegue safar-se bem.

Acredita que nao é facil.. Ja estive a frente de uma oficina, tambem ja trabalhei em oficinas de concessionarios e é dificil. Uma elevada procura de clientes obriga-te a reforcar os recursos humanos, infraestruturas, equipamantos. Claro que o lucro aumenta mas os custos fixos tambem. Protocolos com seguradoras implicava teres oficina de chapa e pintura, se nao tens, tens de reencaminhar para uma oficina parceira o que te cortava logo em muito no lucro. Mao de obra especializada é cara. Nem num concessionario consegues ter 100% mao de obra especializada. Tens, dependendo do tamanho da oficina, 2, 3 mecanicos de primeirissima linha, 1 electricista experiente e 6 ou 7 mecanicos de 2a que pouco mais fazem do que revisoes e manutencoes basicas. Os numeros variam mas a proporcao é mais ou menos esta. Os concessionarios onde ganham mais é nos óleos. Mesmo no material original a margem não é nada de fabulosa, mas no oleo a margem é absurdamente grande. Mas para tal, tens de ter contratos de fornecimento em grandes quantidades. Para manter tudo isto, mais pessoal administrativo, contabilidade, mais chefias, mais lucro, tens de carregar na mao de obra. E isso fica caro. Nao é de admirar que ja se veja concessionarios a colocar o chamado "material original de segunda linha" que nao é nada mais do que material de concorrencia. Tens isso na Ford, na Renault, na PSA, etc, etc..
Sem isso nao conseguem fazer preços que compitam com as oficinas cá de fora que usam maioritariamente material de concorrencia.
Uma boa forma de rendimento é teres contratos de manutencao de frotas de empresas. Ou fazeres parcerias com empresas de leasing, renting. Mas tal obriga-te a ter recursos humanos quase exclusivos para essas empresas, tens de ter bastante stock, a burocracia é enorme e só recebes a 60 ou 90 dias.. E boa sorte com os calotes.
 
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