Oleo de Motor indicado para os nossos carros

Errado? :D mas queres justificar melhor isso? :) mais uma vez estamos a falar em “física” e não em andamento do carro a quente, nem em temperatura exterior... um componente mais leve e mais diluído “viaja” mais rápido que um mais pesado!
Os valores 5w30 e 5w40 etc são valores tendo em conta o carro quente 90º e com uma temperatura exterior X ou Y
Um valor 5w difere bastante dependendo do valor máximo de temperatura que tem à frente! Pesquisa o gráfico SAE sobre os óleos
Tão simples quanto isto:
5w30 e 5w40 tem o mesmo indice a frio. Simples.


Este trabalho de pesquisa já feito.
Resumindo, seguir o livro do veiculo.
Está lá a tabela, e muito bem explicada.
 
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Desde o início que falei a frio...
não precisas de explicar tantas vezes a mesma coisa, já todos entendemos aqui o que significa o primeiro numero e o segundo! :)
Queres que te diga qual é a minha dúvida?
Ora então é esta:
- Audi diz para usar 5w30
- o meu mecânico diz 5w30
- o ELSA diz-me 5w30
- Os sites online dizem 5w30

Isto para PD 130cv e aqui no forum quase tudo usa 5w40 porque era o que se usava quando a motorização saiu... algo mudou entretanto? Provavelmente o desgaste crónico das touches e árvore de cams no bloco PD, solução passa por ser um 5w30 para adiar o desgaste?!

Já agora sabes tirar-me esta dúvida?
Viste ao menos no vídeo a diferença do 5w30 para o 5w40? É que nenhum dos teus vídeos demonstrou essa diferença, foram mais abrangentes... e estamos aqui a discutir apenas a diferença entre estes dois óleos!

Ps: sigo a norma do fabricante e a viscosidade e mudo antes dos 10mil km
 
Desde o início que falei a frio...
não precisas de explicar tantas vezes a mesma coisa, já todos entendemos aqui o que significa o primeiro numero e o segundo! :)
Queres que te diga qual é a minha dúvida?
Ora então é esta:
- Audi diz para usar 5w30
- o meu mecânico diz 5w30
- o ELSA diz-me 5w30
- Os sites online dizem 5w30

Isto para PD 130cv e aqui no forum quase tudo usa 5w40 porque era o que se usava quando a motorização saiu... algo mudou entretanto? Provavelmente o desgaste crónico das touches e árvore de cams no bloco PD, solução passa por ser um 5w30 para adiar o desgaste?!

Já agora sabes tirar-me esta dúvida?
Viste ao menos no vídeo a diferença do 5w30 para o 5w40? É que nenhum dos teus vídeos demonstrou essa diferença, foram mais abrangentes... e estamos aqui a discutir apenas a diferença entre estes dois óleos!
Exactamente, saiu para os motores 2.0 TDI 140cv e 170CV... No meu PD usei 5w40... Mas depois de 200mil usei 5w30 porque o motor já não está igual como saiu de fabrica... ;)
 
Isto para PD 130cv e aqui no forum quase tudo usa 5w40 porque era o que se usava quando a motorização saiu... algo mudou entretanto? Provavelmente o desgaste crónico das touches e árvore de cams no bloco PD, solução passa por ser um 5w30 para adiar o desgaste?!

Chegaram à minha duvida :-)

"Some camshafts have experienced excess wear even with pumpe duse engine oil. Ultimately it's up to you to determine what brand/weight/spec engine oil you want to use. I suggest using heavier weight 5w-40 vs. 5w-30. This will slightly decrease fuel economy to a tiny degree but it's just better at protecting camshafts."

Um oleo mais viscoso a quente tem tendencia em deixar as cams mais lubrificadas e dai menos propensas a desgaste permaturo... isto faz sentido?
Obrigado
 
Não será exagero? pq 7.5k? tens alguns dados que suportem isso? começa a "desaparecer" depois dos 7.5k?
Obrigado
Porque já vi no manual de manutenção da VW que em países em que o diesel é de má qualidade deve ser esse o intervalo de mudas. (não consigo acreditar no nosso diesel ainda por cima com a quantidade de biodisel que incorporam)
Também porque noto o motor mais solto.
 
Um oleo mais viscoso a quente tem tendencia em deixar as cams mais lubrificadas e dai menos propensas a desgaste permaturo... isto faz sentido?

Faz, e se juntares ao que muitos defendem que o menos viscoso o 5w30 vai incorporando sujidade ficando mais viscoso e "passando" a 5w40. Sendo uma forma de o oleo fazer mais KM's no motor e alongar os intervalos de manutenção, ( a custa da duração do motor, claro)
 
Chegaram à minha duvida :)

"Some camshafts have experienced excess wear even with pumpe duse engine oil. Ultimately it's up to you to determine what brand/weight/spec engine oil you want to use. I suggest using heavier weight 5w-40 vs. 5w-30. This will slightly decrease fuel economy to a tiny degree but it's just better at protecting camshafts."

Um oleo mais viscoso a quente tem tendencia em deixar as cams mais lubrificadas e dai menos propensas a desgaste permaturo... isto faz sentido?
Obrigado
Faz, mas não vale a pena bater no ceguinho. Apenas se deve usar o oleo especifico.
Se o motor estiver bem tratado, limpo, e óleo mudado com frequência, bons filtros, é suficiente. Mudar as viscosidades pode ser bom para algumas coisas, mas más para outras.
Se o óleo e lubrificação fosse perfeito, os motores não acabavam.
 
Malta, obrigado pela ajuda ... estou aqui à pouco tempo mas já me ajudaram bastante.

Um colega tem um Passat AVF 130 PD com 350k (revisão na bosch) e anda com "MOTUL Specific 505.01". Juntando a isto que o "meu futuro carro" parece q tem andado com 5w40 Shell (ainda n confirmei), estou muito inclinado a começar a usar este MOTUL.
Opiniões?
 
Motul é topo... Na minha opinião melhor que Castrol.
Isto além das graduações e especificações há a receita, a base se é PAO ou a que grupo pertence, aditivos, qualidade etc. Senão não havia diferença entre marcas desde que cumprisse as normas, mas há.
Há marcas que a frio ouves o óleo à chegar lá acima (1s ou 2s depois do arranque) parece que escorreu sem deixar grande película, há outras que dás à chave e já está, porque deixou uma película mais xpto que melhora o arranque a frio.

Há especialistas que dizem " se se vende no supermercado é porque não é bom..." mas isso se calhar já é entrar noutro nível de exigências.

Enviado de meu Mi Phone usando Tapatalk
 
Eu, na última muda, coloquei o Mobil 1 ESP FORMULA 5W30 no meu A3 e, efetivamente, o motor ficou com um trabalhar bastante mais macio tanto a quente como a frio.
Notei apenas que se deixar o carro parado muito tempo, ocasionalmente, oiço um barulho que parecem ser as touches mas nada que se note dentro do habitáculo nem que se estenda por mais de 5 segundos. Apenas sei que o faz porque calhou a estar fora do carro com o capô aberto aquando a primeira partida do motor a frio.
Se o barulho se mantiver, mesmo com o óleo velho, irei usar um aditivo de óleo para garantir uma melhor proteção interna do motor.
Anteriormente, usava o BP Visco 7000 5w30. Um bom óleo que cumpre bem a tarefa.
Nunca experimentei Castrol e, por acaso, não tenho curiosidade de experimentar. A meu ver, vai dar ao mesmo que o BP com a diferença de ter mais fama e um preço ligeiramente superior.
 
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