oleo do motor

Boas malta, vou trocar o óleo ao meu audi mas atualmente tem 5w30 e decidi que vou colocar 5w40 por dar mais proteção ao motor, sendo assim queria saber se pode ser só tirar um e meter outro se não vai haver problemas no motor por tar a mudar o óleo ou se preciso de usar alguma coisa?
Disseram pra usar um aditivo de lavagem mas disseram me que pode ser demasiado abrasivo e fazer estragos então to a pensar só colocar o outro óleo, mas não sei se vai dar problema.
Agradeço a ajuda desde já
Audi a4 b6 2001 1.9tdi 130cv

Ok. Pensei que ia mudar a viscosidade só porque sim
Não é só porque sim, pelo que vi o 5w40 dá mais proteção ao motor por ter uma camada mais grossa uma vez que é de bomba injetora e ajuda na vida útil, há quem use o 5w30 para long life mas eu não estou interessado nisso e prefiro fazer de 10 em 10 mil com um bom oleo
Só estou na dúvida se posso só tirar um e meter outro

Se estiver aprovado ou no minimo recomendado pelo fabricante, podes trocar na boa, confirma. Quanto aos argumentos que referes a favor do 5w40 não concordo. Pois, um óleo mais viscoso a quente, neste caso o 5w40 em comparação com o 5w30, é utilizado em regra nos casos quando os carros começam a comer óleo e é uma forma de tentar esconder o problema ou em paises extremamente quentes. Quando não é essa a causa, em opção, um oleo menos viscoso não ofereçe tanta resistência a variações de velocidade, e irá manter na mesma a pelicula lubrificante a nivel microscópico nas peças, pelo podes optar pelo 5w30 em vez do 5w40, se ele não te ficar a comer óleo, e se for para dormires mais descansado em vez de fazeres de 30 em 30, podes substituir de 10 em 10 mil, só gastas é 3x.

Se estiver aprovado ou no minimo recomendado pelo fabricante, podes trocar na boa, confirma. Quanto aos argumentos que referes a favor do 5w40 não concordo. Pois, um óleo mais viscoso a quente, neste caso o 5w40 em comparação com o 5w30, é utilizado em regra nos casos quando os carros começam a comer óleo e é uma forma de tentar esconder o problema ou em paises extremamente quentes. Quando não é essa a causa, em opção, um oleo menos viscoso não ofereçe tanta resistência a variações de velocidade, e irá manter na mesma a pelicula lubrificante a nivel microscópico nas peças, pelo podes optar pelo 5w30 em vez do 5w40, se ele não te ficar a comer óleo, e se for para dormires mais descansado em vez de fazeres de 30 em 30, podes substituir de 10 em 10 mil, só gastas é 3x.
Hm pelo que me disseram diziam que como era um bocado mais grosso protegia bem
Só tenho o carro faz 2 meses dia 14 mas já fiz quase 3 mil km com ele e o óleo nunca mudou de nível
Apenas tinha um tubo de intercooler roto e mudei logo
O trabalhar parece me bom
Agora ao desligar oiço parece um barulho metálico de algo a bater mas parece me ser de um apoio ou do escape ou alguma coisa assim
Mas sendo assim é melhor continuar com o 5w30?

Pois, com papas e bolos... ou nem tem noção, se a lógica fosse essa, era melhor então lhe meteres um 5w50 ou mais grosso ainda, investigar óleos com menor amplitude de viscosidade 0w20 para ke ne! Atenção que eu não tenho qualquer conflito de interesses, é o que é.
Vê é se não te enganaram e tens lá na realidade é um 5w40 e disseram-te que tem 5w30 e quando lhe meteres 5w30 fica a comer óleo.
Se o carro fosse meu e o fabricante admitisse 5W30 ou 5W40, optava pelo 5w30, ainda que o preço seja ligeiramente superior em regra. E se mudares de 10 em 10 mil km, garanto-te que se mandares fazer uma análise física e química às propriedades do óleo 10 mil com o 5w40 e 10 mil com o 5w30, este último está com as propriedades muito mais dentro da normalidade esperada, ainda que o outro também seja esperado estar, mas mais próximo dos limites ou em algumas já a ultrapassar, mas nada de grave! Claro que tudo depende mais não do óleo mas do tratamento que lhe dás com o estilo de condução.

Pois, com papas e bolos... ou nem tem noção, se a lógica fosse essa, era melhor então lhe meteres um 5w50 ou mais grosso ainda, investigar óleos com menor amplitude de viscosidade 0w20 para ke ne! Atenção que eu não tenho qualquer conflito de interesses, é o que é.
Vê é se não te enganaram e tens lá na realidade é um 5w40 e disseram-te que tem 5w30 e quando lhe meteres 5w30 fica a comer óleo.
Se o carro fosse meu e o fabricante admitisse 5W30 ou 5W40, optava pelo 5w30, ainda que o preço seja ligeiramente superior em regra. E se mudares de 10 em 10 mil km, garanto-te que se mandares fazer uma análise física e química às propriedades do óleo 10 mil com o 5w40 e 10 mil com o 5w30, este último está com as propriedades muito mais dentro da normalidade esperada, ainda que o outro também seja esperado estar, mas mais próximo dos limites ou em algumas já a ultrapassar, mas nada de grave! Claro que tudo depende mais não do óleo mas do tratamento que lhe dás com o estilo de condução.
ok estou a perceber o seu ponto
O que me diz que tem 5w30 são os últimos dois papéis de revisão de uma oficina lá da zona onde comprei o carro
Claro que nada é garantido mas a partida se a oficina escreveu que é 5w30 eu acredito que seja
Pelo que sei a marca admite tanto 5w30 como 5w40 desde que tenha a norma 505.01
Eu faço bastantes kms como já deu pra perceber acho já que em 2 meses já fiz 3 mil km
Mas gosto de estimar bem as coisas e qualquer mínima coisa de mal que veja gosto logo de reparar pois às vezes a poupar 50€ gastasse 500

Há sim sim então deve ter o 5w30. Sim, o carro deve estar bom de motor, em 3000km, se comesse óleo já tinhas notado. É isso mesmo, fazes muito bem, é na prevenção que está o ganho e a longevidade da vida do carro.

Acho que, para o nosso clima, o óleo 5W40 é preferível. Tenho A6 1.9 TDI com 130cv de 2002 com 650.000 Km e continuo com o 5W40. Mais importante é que respeite a norma e que seja de um produtor fiável. Eu uso Castrol.

Há sim sim então deve ter o 5w30. Sim, o carro deve estar bom de motor, em 3000km, se comesse óleo já tinhas notado. É isso mesmo, fazes muito bem, é na prevenção que está o ganho e a longevidade da vida do carro.
Pois lá esta
O carro parece me impecável e é nisso que eu acredito também, se cuidarmos das coisas elas duram bastante, apenas é preciso um bocado de sorte e um cuidado extra

Acho que, para o nosso clima, o óleo 5W40 é preferível. Tenho A6 1.9 TDI com 130cv de 2002 com 650.000 Km e continuo com o 5W40. Mais importante é que respeite a norma e que seja de um produtor fiável. Eu uso Castrol.
Pois também estava a pensar nisso mas a minha dúvida é lá está se posso apenas tirar o 5w30 e meter o 5w40 ou se vai fazer algum mal? O que me aconselha?

Com 5w40 em vez de 5w30 também vai aumentar os consumos de combustivel e possivelmente causar mais esforço na bomba de oleo. Mas para trocar é só tirar um e colocar o outro juntamente com um filtro novo.

Back