Oleo Motor

Boas,

Tenho um audi a3 1.9 130cv de 11/2000, e vou me estrear a mudar o oleo. Estive a verificar que incluindo com a mundança do filtro, o carro leva cerca de 4.5l, alguem me pode confirmar esta informaçao?

Qual sera a melhor opção: MOBIL SUPER 3000 XE 5W30 Vs castrol edge 5w30 ? É so a "marca" que se faz pagar na diferença?
 
Boas, eu tenho um a3 8l tdi 90cv e leva 5.3lt com o filtro do óleo.
por norma ponho o castrol gtx 5w40 e nunca tive problemas.

eu penso que se fores pelo que a marca recomenda não tens problemas, se já tiver muitos km tipo 220000 ou mais se beber um bocadinho de óleo talves por um 10w... que é mais espeço.
 
Boas
Atenção que não é só essa norma que é importante
Há mais informação importante no óleo que compram e que convém dar alguma importância
Estas aqui abaixo por exemplo
SAE - Society of Automotive Engineers
ACEA (Association des Constructeurs Européens d’Automobiles)
API (American Petroleum Institut) SJ-C SL-C SM-C SN-C
Este ultimo, as duas letras juntas indicam o S para versão gasolina e o C para Diesel
A classificação API é melhor quanto maior for a 2ª letra (por ordem crescente alfabética)
Dou muita importância ao óleo que meto no meu bolinhas e gosto de andar informado sobre a informação que tem no panfleto do Oleo.
E há pessoal a comprar óleo bem caro a pensar que tem um bom oleo e quando vamos a ver não cumprem metade destas normas e só prejudicam o motor
Isso claro é bom para as marcas conceituadas, aproveitam-se do nome e dizem que não há melhor do que aquele que vendem que é para manter os clientes (MARKETING)
Cumps e bons km
 
Last edited:
As normas VW 505.01 507.00 já cumprem as normas SAE ACEA API etc. e mais algumas especificas do fabricante.

Certamente que encontras óleo 10w40 com especificações SAE ACEA API etc. mas nesta graduação não encontras com a VW 505.01 ou VW 507.00, só vais encontrar VW 505.00!
 
Boas
Cada norma corresponde ao tipo de motor:

VW: a antiga norma VW 500.000 já foi retirada.
A norma VW 501.101 é a norma standard para motores a gasolina,
A norma VW 505.00 para motores diesel com sobrealimentação por turbocompressor,
A norma 505.01 para motores diesel com sistema de injeção injetor-bomba
A norma VW 502.00 para motores a gasolina com potência aumentada.
Todas as normas VW até agora mencionadas são válidas para um intervalo de mudança de 15.000 km no máximo ou para intervalos de mudança de óleo por ano em veículos que fazem poucos quilómetros.
As normas 503.00/506.00/506.01 são válidas para motores a gasolina, motores diesel com e sem sistema de injecção injector-bomba, assim como para motores com intervalo de manutenção prolongado (WIV) a partir do ano de modelo 2000.
Para os motores com sistema de injecção injector-bomba com intervalo de manutenção prolongado (WIV), está em vigor a norma 506.01 desde 5/2001.
Actualmente é ainda obrigatória a utilização de um lubrificante da norma 506.01 para motores R5 e V10 TDI até ao ano de fabrico Junho 2006.
Em todos os outros motores pode utilizar-se um óleo da norma 504.00/507.00. Com este óleo para motores, é possível fazer intervalos entre mudanças de óleo de até 50.000 km de acordo com as normas do fabricante. A mudança do óleo tem de ser feita o mais tardar após 2 anos
Acho que esta informação é importante para todos nós
Cumps e bons km

- - - - - - - - - -

A ACEA (Association des Constructeurs Européens d’Automobiles)É responsável pela definição da qualidade dos óleos para motores de acordo com os requisitos das normas europeias. As classificações ACEA utilizam para os motores a gasolina de veículos ligeiros as abreviaturas A1, A2, A3, A5. Aos motores a gasóleo de veículos ligeiros são aplicáveis as designações B1, B2, B3, B4, B5. Para motores de veículos ligeiros a gasolina e gasóleo com tratamento posterior de gases de escape, p. ex. filtro de partículas , de acordo com a norma Euro 4 ou superior, existem óleos denominados Low SAPS ou Mid SAPS. Estes óleos são também designados C1, C2, C3 ou C4.
Cumps e bons km

- - - - - - - - - -

VISCOSIDADE é a medida para a fricção interna de um líquido. Depende bastante da temperatura e é classificada pela SAE (Society of Automotive Engineers) numa combinação alfanumérica (p. ex. 5W-40)

O número com «W» (p. ex. 5W = Inverno) é um indicador do comportamento em caso de temperaturas baixas, enquanto que o número sem «W» (p. ex. 40) é um indicador da fluidez em caso de temperaturas altas (100 °C).
O tempo de vida útil do motor depende essencialmente do óleo base utilizado tal como da viscosidade. Que o óleo alcance o último ponto de lubrificação do motor no caso de temperaturas baixas em 2,8 segundos com óleos 0W-XX ou em 48 segundos com óleos 15W-XX é um critério decisivo para o tempo de vida útil do motor.
5w30 – 8 segundos último ponto de lubrificação do motor
10w40 – 28 segundos último ponto de lubrificação do motor
15w40 – 48 segundos último ponto de lubrificação do motor
 
Eu pensei que estava a dar alguma informação importante sobre os tipos de óleos que existe e as normas por quais eles se regem
Mas tou a ver que o pessoal gosta é de criticar em vez de dar mais informação para todos nós aprendermos uns com os outros e não sermos aldrabados na hora de se ter de comprar ou mandar mudar o óleo ou outras coisas, ou eu entendi mal. se foi isso peço desculpa
Aproveitei que se estava a falar deste assunto e pus a informação que sei.
Bons km
 
Last edited:
Eu pensei que estava a dar alguma informação importante sobre os tipos de óleos que existe e as normas por quais eles se regem
Mas tou a ver que o pessoal gosta é de criticar em vez de dar mais informação para todos nós aprendermos uns com os outros e não sermos aldrabados na hora de se ter de comprar ou mandar mudar o óleo ou outras coisas, ou eu entendi mal. se foi isso peço desculpa
Aproveitei que se estava a falar deste assunto e pus a informação que sei.
Bons km

No 1º post não colocas-te informação "relevante" porque com API SAE etc. apenas "confunde" o pessoal.

No 2º post colocas-te as normas que até ajuda quem não souber.

Resumindo quando queremos comprar óleo para o nosso carro o principal é saber se o mesmo cumpre a norma adequada para o motor.

Isto é um fórum de ajuda/partilha de informação, com ou sem crítica todas opiniões são bem vindas, para isto serve este fórum, para "discutirmos" sobre os nossos argolas. :cool:
 
Eu coloquei tanta informação que se calhar baralhou o pessoal
Esta norma é importante porque diz-nos que índice de viscosidade tem qualquer tipo de óleo
Encontramos isto em todo o tipo de óleo, pode não ter nenhuma das outras normas mas esta está lá sempre.
API (American Petroleum Institut)
SJ
SL
SM
SN
A classificação API é melhor quanto maior for a 2ª letra (por ordem crescente alfabética)
Por exemplo
se eu comprar um óleo com as normas todas e ele for um SJ, nunca vai ser melhor do que um SL ou por ai diante independentemente da marca.
Já uma altura comprei um BP com as normas adequadas e no fundo era um SJ e paguei a MARCA(45€)
Depois descobri o da PRIO que tinha as normas também e era um SN e paguei 29€
Estou a falar no meu caso e tou a dar um exemplo
Espero ter sido menos confuso desta vez e ter ajudado malta.
Bons km
 
Boas
Sem duvida, temos que respeitar o fabricante sempre
O óleo de agora não é o mesmo de a alguns anos atras, mas acredito que há óleos que são melhor aceites em certos motores, pois a marca na altura de fabrico de um certo modelo de carro foi testado com X óleo e por isso há as recomendações do fabricante, devido a esses testes.
Estes novos óleos de certeza que são bons para os mesmos motores de á anos atras, mas de certeza que vão ter desempenhos diferentes, ou para melhor ou para pior.
Eu não invento, o fabricante recomenda,(não manda)utilizar essas normas, cada um é livre de utilizar o que quiser
Bons km
 
Back
Top