Boas
Cada norma corresponde ao tipo de motor:
VW: a antiga norma VW 500.000 já foi retirada.
A norma VW 501.101 é a norma standard para motores a gasolina,
A norma VW 505.00 para motores diesel com sobrealimentação por turbocompressor,
A norma 505.01 para motores diesel com sistema de injeção injetor-bomba
A norma VW 502.00 para motores a gasolina com potência aumentada.
Todas as normas VW até agora mencionadas são válidas para um intervalo de mudança de 15.000 km no máximo ou para intervalos de mudança de óleo por ano em veículos que fazem poucos quilómetros.
As normas 503.00/506.00/506.01 são válidas para motores a gasolina, motores diesel com e sem sistema de injecção injector-bomba, assim como para motores com intervalo de manutenção prolongado (WIV) a partir do ano de modelo 2000.
Para os motores com sistema de injecção injector-bomba com intervalo de manutenção prolongado (WIV), está em vigor a norma 506.01 desde 5/2001.
Actualmente é ainda obrigatória a utilização de um lubrificante da norma 506.01 para motores R5 e V10 TDI até ao ano de fabrico Junho 2006.
Em todos os outros motores pode utilizar-se um óleo da norma 504.00/507.00. Com este óleo para motores, é possível fazer intervalos entre mudanças de óleo de até 50.000 km de acordo com as normas do fabricante. A mudança do óleo tem de ser feita o mais tardar após 2 anos
Acho que esta informação é importante para todos nós
Cumps e bons km
- - - - - - - - - -
A ACEA (Association des Constructeurs Européens d’Automobiles)É responsável pela definição da qualidade dos óleos para motores de acordo com os requisitos das normas europeias. As classificações ACEA utilizam para os motores a gasolina de veículos ligeiros as abreviaturas A1, A2, A3, A5. Aos motores a gasóleo de veículos ligeiros são aplicáveis as designações B1, B2, B3, B4, B5. Para motores de veículos ligeiros a gasolina e gasóleo com tratamento posterior de gases de escape, p. ex. filtro de partículas , de acordo com a norma Euro 4 ou superior, existem óleos denominados Low SAPS ou Mid SAPS. Estes óleos são também designados C1, C2, C3 ou C4.
Cumps e bons km
- - - - - - - - - -
VISCOSIDADE é a medida para a fricção interna de um líquido. Depende bastante da temperatura e é classificada pela SAE (Society of Automotive Engineers) numa combinação alfanumérica (p. ex. 5W-40)
O número com «W» (p. ex. 5W = Inverno) é um indicador do comportamento em caso de temperaturas baixas, enquanto que o número sem «W» (p. ex. 40) é um indicador da fluidez em caso de temperaturas altas (100 °C).
O tempo de vida útil do motor depende essencialmente do óleo base utilizado tal como da viscosidade. Que o óleo alcance o último ponto de lubrificação do motor no caso de temperaturas baixas em 2,8 segundos com óleos 0W-XX ou em 48 segundos com óleos 15W-XX é um critério decisivo para o tempo de vida útil do motor.
5w30 – 8 segundos último ponto de lubrificação do motor
10w40 – 28 segundos último ponto de lubrificação do motor
15w40 – 48 segundos último ponto de lubrificação do motor