Sinceramente o GTC é bonito mas com esse motor é um pãozinho sem sal. O 1.3 nasceu para os Puntos e Pandas e nem mesmo nesses pesos pluma ele se revelou energico sem consumir quanto mais no Astra que é bem mais pesado,esse motor gasta pouco sim mas em baixos regimes nos quais força é para esquecer,se necessitares de algum desempenho os consumos disparam que é um absurdo.
Fiabilidade tambem não é a melhor,motores de arranque e alternadores queimados com alguma frequencia,problemas de custar a pegar,basta a bateria ou o motor de arranque já não estarem a dar todo o rendimento que em vez de pegar dás á chave e ele começa a "mastigar" e dificicilmente pega,se tentarem fazer boas médias durante muito tempo(= a acelerar pouco),a EGR prende com carvão e normalmente já não se solta sem ser desmontada e limpa,para agravar se ela prender numa posição de gases abertos pode cortar completamente a potencia ao motor ou até nem pegar mais.
Se não se usar sempre oleo recomendado o tensor da corrente de distribuição pifa,a corrente folga e o motor sai do ponto,resultado? o mesmo que num motor com distribuição por correia a dita correia partir.
Isto não são coisas que eu ouvi,são coisas que já me passaram pelas mãos em Astras,Corsas,Merivas.....
Até pode existir pessoal que discorde e esteja maravilhado com estes Opel mas para mim são zero,e não é só os 1.3 cdti,os 1.7 e os 1.9 tambem tem umas avarias bem "engraçadas",e os irmãos a gasolina também não são isentos