Sinceramente se te posso dar a minha opinião como dono de 4 audis (sendo que o que tenho actualmente é um A4 2.0Tdi),
pelo que tenho lido aqui no forum os 2.0Tdi dão problemas de cabeça de motor, no meu para já com quase 90mil km, não tenho problema nenhum, demora mais a pegar a quente é o unico sintoma mas aparentemente deve-se a ter a bateria nas lonas (que tenho). De qualquer forma na ultima revisão na Audi (nota... que tenho todas as revisoes na marca), falei na questão dos problemas que estes motores davam, e o chefe de oficina, disse-me que efectivamente os 2.0Tdi (sobretudo nos A3) deram problemas na cabeça de motor e junta, nos A4 que sinceramente nunca teve la nenhum com esse problema, o que também se puderá dever ao código de motor ser diferente...! De qualquer forma mandei executar um teste á cabeça do motor, so por descargo de consciencia e como ainda tinha o carro com garantia do stand, e não tem problema nenhum.
Em relação aos 1.9Tdi, cá na empresa já tivemos desde os 110cv aos 115cv e actualmente temos um A3 1.9Tdi 105cv, que tem 200mil km, e que teve que abrir o motor com problemas graves, arvore de cames lixada, bronzes igualmente, e com um problema na junta da cabeça do motor...! Ao falar com o mesmo mecânico, este disse-me que alguns destes motores deram problemas, e que a cabeça destes motores não é a mesma que era usada no 1.9Tdi 130cv, mas sim a que é utilizada no bloco 2.0SDI (8valvulas)...
No que toca á minha antiga carrinha, uma A4 B6 1.9Tdi 130cv, com 190mil km partiu o turbo, e desde os 170mil km que tinha um problema estranho, que me deixou um ou duas vezes a pé, que era um consumo anormal de bateria quando estava parada.. teria algum curto circuito que fazia que gastasse bateria (ah e mudei 2 ou 3 baterias) e o problema persistia.. logo era um problema electrico na propria A4. Assim como algumas vezes, a carrinha deixava de puxar... e passado dez minutos por exemplo... voltava ao normal. E não era a malfadada MAF.
Portanto com isto so quero dizer que todos estão sujeitos a problemas... agora como aqui disseram no caso dos A3 2.0Tdi que é o que tu perguntaste.. há efectivamente um problema cronico com a cabeça do motor nestes carros.
Mas se gostas e achas bom negocio... é algo que so tu podes decidir.
Depende se a tua escolha é passional.. ou racional
!
Boa sorte de qualquer forma... porque nos carros.. como em tudo na vida há que ter alguma!