Os mecânicos são aldrabões? Sim ou não?

Tópico em 'Audi Bar' iniciado por Black Drako, 10 Jan 2021.

1. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    2 504
    Atencao as revisoes na marca.. Na Audi nao sei, mas noutras marcas metem-me material de segunda linha, ou seja concorrencia.
    Ja vi um artista com um orcamento da marca a dizer que era mais barato 10 euros que na Bosch e quando fomos a ver a descricao do material era tudo concorrencia. Entrou na oficina de peito feito, saiu a pedir desculpa.
    Há de tudo. o_O

2. blackibiza

blackibiza

19 Set 2010
    Gostos Recebidos:
    285
    Na Audi não metem concorrencia.
    Pelo menos comigo nunca o fizeram.

Ignorantes e presunçosos é aos pontapés!

Já me tentaram passar a perna em 90% das oficinas onde fui.
    Só tenho uma oficina de confiança onde deixo os carros e mesmo assim, tenho de estar atento pois por vezes fazem merda (mas o que leva a deixar lá, é que já criei uma boa ligação com eles em que digo o que me fizeram de mal e eles corrigem/assumem).

Já tive problemas em oficinas audi/seat/volvo/...
    Já tive problemas em conceituadas Bosh car service (donos e tb mecanicos a "estragarem" o meu carro com testes pq não percebiam e nao sabiam identificar problemas que apontava).
    E a lista poderia ser muito longa.

Mas infelizmente o problema é transversal a tudo neste País sem regras e que quem mais rouba é que passa por inteligente.
    Para tudo tenho que me informar e preparar para não ser comido por lorpa (e para todas as áreas, quando começo a questionar, mais de 50% vai embora porque ou não percebe ou não assume os erros).

Agora, em qualquer profissão neste País, quem realmente for bom naquilo que faz, pode tirar salários altos. E nisto não tenho dúvidas, inclusive um mecânico (conheço pessoas empenhadas e com gosto naquilo que fazem e no final também recompensadas).

Em suma isto está relacionado com a cultura do portugues. Tem a mania de passar a perna, pensar que sabe mais que o outro, não se esforçar para aprendar. Isto é educacional, está na sociedade. Infelizmente vende-se muito a fantasia do futebol, que depois não passa disso.

Um aparte, olhem só para os número do covid pós periodo natal?!
    IIsto é uma aberração. As pessoas são egoístas para não dizer outra coisa. Mensagens do Governo a pedir para ficarem em casa não chega.
    Resultado, mortes diárias acima de 100, infectados acima de 10k e um SNS a sofrer as consequências...

Trevas, vick_79 e vttsokalo gostam disto.
  3. golf6680

golf6680

19 Set 2016
    Gostos Recebidos:
    8
    Nesse teu exemplo assumo eu a responsabilidade pelos custos adicionais.

vttsokalo gostou disto.
  4. rsr

rsr

7 Fev 2016
    Gostos Recebidos:
    118
    1º - Não falei em valores de mão de obra porque é subjetivo....
    2º - É gula comprometerem-se com trabalhos estando de mão cheias, eu chego a esperar 1 semana para ser atendido, se não estiver contente volto ao mecânico "trapalhão"...
    2º - Estás me a dar razão em relação aos chicos espertos que saltam na frente dos outros, mas lá está, só trepam porque o mecânico alinha, apenas uma vez disse que era urgente e levei logo com a resposta " Gostava que metesse carros à sua frente?", a partir daí passa a ser " Quando está disponível?".
    3º - Esses clientes "chorões" merecem mecânicos trapalhões, um mecânico diferenciado merece cliente que lhe dê esse valor, isto é, não levo peças, praticamente não peço orçamento, não negoceio, não dou sugestões, confio como nunca confiei em nenhum mecânico....
    4º - Em resumo, é a própria postura do mecânico que irá definir os seus clientes, ou em último caso serão metidos de lado ao ponto de perceber que têm que ir para outra oficina com a sua chico-expertise...

vttsokalo gostou disto.
  5. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    2 504
    Eu dou-te razao no que estas a dizer.. Eu apenas acho que as margens que as pessoas se queixam nao sao altas como dizem.
    Ter uma porta aberta custa dinheiro. Muito dinheiro.
    Cumprir com as financas, com a seguranca social, com os funcionarios, custa muito.
    O que me incomoda é algumas pessoas (nao estou a dizer que é o teu caso) nao entendem que actualmente estao a comprar seja na net, ou nas casas de peças, material a preço de revenda!
    É como se em vez de irem ao hipermercado, fossem directamente ao retalhista. É claro que vai ser bem mais barato, mas não acho correcto afirmarem que o mecanico é ganancioso e aldrabao por querer levar margem no material.
    A oficina paga o iva, assume a garantia e custos associados se a garantia for accionada. O cliente nem se chateia. Da mesma forma que noutro negocio de comercio ou servicos. O que esta a acontecer é que os "retalhistas" abriram o mercado ao publico em geral, e quem perde vai ser em primeiro lugar a oficina e por fim vai ser o cliente final. E porque é que o cliente final vai perder? Porque a medio prazo muitas oficinas com porta aberta vao fechar. Quem se vai safar? Os concessionarios e os mecanicos que trabalham a porta fechada. Pois esses como nao tem custos fixos nem impostos a pagar, podem sempre com mais facilidade abdicar de margens do material. E vao sempre ganhar o cliente. Isto porque 90% das pessoas em Portugal trocam de mecanico por 10 euros.
    Quanto as oficinas pequenas e mais tradicionais, ai sim dou-te toda a razao. A gula fa-los deixar entrar tudo e a qualidade fica comprometida. Assim como prazos de entrega e o brio no serviço prestado. Mas la esta, so vai la quem quer.

Last edited: 11 Jan 2021
    rsr gostou disto.
  6. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    2 504
    Na Audi nao sei. Mas sendo uma marca premium acredito que nao façam isso.
    Mas por exemplo na MCoutinho que representa a Ford, tens o material Ford e o material "Motorcraft". O material Motorcraft é nada mais que a linha branca da Ford. Concorrencia.
    Quanto aos letreiros que estao nas portas, quer diga Volvo, Seat, Bosch, Feuvert, Norauto, vale zero.
    Vale zero porque o que importa sao as pessoas que estao la dentro.

7. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    918
    Citei só esta parte para correção.
    A oficina paga o IVA no ato da aquisição do material, mas a seguir cobra ao cliente e no final do ano fiscal, a oficina vai buscar o IVA que pagou, pois é ao consumidor final (cliente) que é imputado o IVA.

vick_79, BlueA4 e golf6680 gostam disto.

Partilhar esta página