Os mecânicos são aldrabões? Sim ou não?

Yeap, para um vw tiguan, que é praticamente um golf ahaha. Até na minha audi a4 as revisões são praticamente 50% mais baratas na marca.

Segundo o mecánico, as peças são mais caras :)

Atencao as revisoes na marca.. Na Audi nao sei, mas noutras marcas metem-me material de segunda linha, ou seja concorrencia.
Ja vi um artista com um orcamento da marca a dizer que era mais barato 10 euros que na Bosch e quando fomos a ver a descricao do material era tudo concorrencia. Entrou na oficina de peito feito, saiu a pedir desculpa.
Há de tudo. o_O
 
Na Audi não metem concorrencia.
Pelo menos comigo nunca o fizeram.

Ignorantes e presunçosos é aos pontapés!

Já me tentaram passar a perna em 90% das oficinas onde fui.
Só tenho uma oficina de confiança onde deixo os carros e mesmo assim, tenho de estar atento pois por vezes fazem merda (mas o que leva a deixar lá, é que já criei uma boa ligação com eles em que digo o que me fizeram de mal e eles corrigem/assumem).

Já tive problemas em oficinas audi/seat/volvo/...
Já tive problemas em conceituadas Bosh car service (donos e tb mecanicos a "estragarem" o meu carro com testes pq não percebiam e nao sabiam identificar problemas que apontava).
E a lista poderia ser muito longa.

Mas infelizmente o problema é transversal a tudo neste País sem regras e que quem mais rouba é que passa por inteligente.
Para tudo tenho que me informar e preparar para não ser comido por lorpa (e para todas as áreas, quando começo a questionar, mais de 50% vai embora porque ou não percebe ou não assume os erros).

Agora, em qualquer profissão neste País, quem realmente for bom naquilo que faz, pode tirar salários altos. E nisto não tenho dúvidas, inclusive um mecânico (conheço pessoas empenhadas e com gosto naquilo que fazem e no final também recompensadas).

Em suma isto está relacionado com a cultura do portugues. Tem a mania de passar a perna, pensar que sabe mais que o outro, não se esforçar para aprendar. Isto é educacional, está na sociedade. Infelizmente vende-se muito a fantasia do futebol, que depois não passa disso.

Um aparte, olhem só para os número do covid pós periodo natal?!
IIsto é uma aberração. As pessoas são egoístas para não dizer outra coisa. Mensagens do Governo a pedir para ficarem em casa não chega.
Resultado, mortes diárias acima de 100, infectados acima de 10k e um SNS a sofrer as consequências...
 
O mecanico nao ganha dinheiro no material, quem ganha é o patrao.
Normalmente as casas de peças tem duas linhas de produtos. Linha mais barata e linha premium.
E posso-te dizer que a margem de lucro das casas de peças é absurda.. 100, 200, 300% em relacao ao custo que o fabricante vende. Mas no fim quem leva com a bisca é a oficina.
Sinceramente acho que a margem que a oficina leva nao é de todo exagerada. Imagina que a peça avaria, se a peça for vendida, a oficina tem de desmontar tudo e assumir o prejuizo dessa mao de obra. Mandar a peca para tras, pagar uma nova e esperar que o fabricante assuma o defeito e faca a devolucao. Algo que pode demorar meses. Se fores tu a levar a peca, se der raia, quem assume? Tens de assumir tu. Quem paga a mao de obra pra desmontar tudo de novo? Es tu.
A nao ser aqueles artistas que tem a lata de vir insinuar que a peça foi mal montada. :confused:

Nesse teu exemplo assumo eu a responsabilidade pelos custos adicionais.
 
O mecanico nao quer chuchar alta margem..
Exemplo:
Eu, mecanico, preciso de um motor de arranque. Ligo para a casa de peças. A casa diz-me que o motor de arranque tem um preco P.V.P de 100 euros. E que eu tenho desconto de 50%.
Compro o motor ao fornecedor e pago 50 euros.
Vendo ao cliente por 100, e se for cliente habitual ou se for cliente novo ate faco desconto de 20%. Vendo ao cliente o motor de arranque por 80 euros. É muito?
O mesmo cliente, se quiser, vai a mesma casa de peças e compra o mesmo motor por 50 euros. O mesmo preço que a mim. Faz sentido? Achas que sim?
A mão de obra é cara? 30, 35 euros à hora ja com iva é caro?
Se mandares vir um canalizador a tua casa quanto é que ele te cobra à hora? Mais deslocacao? Um electricista? Quanto achas que pagas? E esses canalizadores e electricistas nao tem uma infrastrutura, uma oficina para manter.. Rendas, luz, agua, telefones, internets, etc.
É caro?
Esses mecanicos desorganizados que falas, sao mecanicos de oficinas tradicionais, nem devem ter um recepcionista que organize o serviço. E sabes porque muitos desses mecanicos estao cheios, parece uma tasca à porta cheia de gente? Porque esses mecanicos sao os cristos que safam sempre os espertos. Sao os mecanicos que vendem fiado, que aceitam meter material da sucata, que deixam trazer material de fora, levam com calotes, que te vao desempanar o carro na estrada e no fim levam uma palmadinha nas costas.. levam com clientes que muitas vezes nao interessam nem ao menino Jesus.

1º - Não falei em valores de mão de obra porque é subjetivo....
2º - É gula comprometerem-se com trabalhos estando de mão cheias, eu chego a esperar 1 semana para ser atendido, se não estiver contente volto ao mecânico "trapalhão"...
2º - Estás me a dar razão em relação aos chicos espertos que saltam na frente dos outros, mas lá está, só trepam porque o mecânico alinha, apenas uma vez disse que era urgente e levei logo com a resposta " Gostava que metesse carros à sua frente?", a partir daí passa a ser " Quando está disponível?".
3º - Esses clientes "chorões" merecem mecânicos trapalhões, um mecânico diferenciado merece cliente que lhe dê esse valor, isto é, não levo peças, praticamente não peço orçamento, não negoceio, não dou sugestões, confio como nunca confiei em nenhum mecânico....
4º - Em resumo, é a própria postura do mecânico que irá definir os seus clientes, ou em último caso serão metidos de lado ao ponto de perceber que têm que ir para outra oficina com a sua chico-expertise...
 
1º - Não falei em valores de mão de obra porque é subjetivo....
2º - É gula comprometerem-se com trabalhos estando de mão cheias, eu chego a esperar 1 semana para ser atendido, se não estiver contente volto ao mecânico "trapalhão"...
2º - Estás me a dar razão em relação aos chicos espertos que saltam na frente dos outros, mas lá está, só trepam porque o mecânico alinha, apenas uma vez disse que era urgente e levei logo com a resposta " Gostava que metesse carros à sua frente?", a partir daí passa a ser " Quando está disponível?".
3º - Esses clientes "chorões" merecem mecânicos trapalhões, um mecânico diferenciado merece cliente que lhe dê esse valor, isto é, não levo peças, praticamente não peço orçamento, não negoceio, não dou sugestões, confio como nunca confiei em nenhum mecânico....
4º - Em resumo, é a própria postura do mecânico que irá definir os seus clientes, ou em último caso serão metidos de lado ao ponto de perceber que têm que ir para outra oficina com a sua chico-expertise...

Eu dou-te razao no que estas a dizer.. Eu apenas acho que as margens que as pessoas se queixam nao sao altas como dizem.
Ter uma porta aberta custa dinheiro. Muito dinheiro.
Cumprir com as financas, com a seguranca social, com os funcionarios, custa muito.
O que me incomoda é algumas pessoas (nao estou a dizer que é o teu caso) nao entendem que actualmente estao a comprar seja na net, ou nas casas de peças, material a preço de revenda!
É como se em vez de irem ao hipermercado, fossem directamente ao retalhista. É claro que vai ser bem mais barato, mas não acho correcto afirmarem que o mecanico é ganancioso e aldrabao por querer levar margem no material.
A oficina paga o iva, assume a garantia e custos associados se a garantia for accionada. O cliente nem se chateia. Da mesma forma que noutro negocio de comercio ou servicos. O que esta a acontecer é que os "retalhistas" abriram o mercado ao publico em geral, e quem perde vai ser em primeiro lugar a oficina e por fim vai ser o cliente final. E porque é que o cliente final vai perder? Porque a medio prazo muitas oficinas com porta aberta vao fechar. Quem se vai safar? Os concessionarios e os mecanicos que trabalham a porta fechada. Pois esses como nao tem custos fixos nem impostos a pagar, podem sempre com mais facilidade abdicar de margens do material. E vao sempre ganhar o cliente. Isto porque 90% das pessoas em Portugal trocam de mecanico por 10 euros.
Quanto as oficinas pequenas e mais tradicionais, ai sim dou-te toda a razao. A gula fa-los deixar entrar tudo e a qualidade fica comprometida. Assim como prazos de entrega e o brio no serviço prestado. Mas la esta, so vai la quem quer.
 
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Na Audi não metem concorrencia.
Pelo menos comigo nunca o fizeram.

Ignorantes e presunçosos é aos pontapés!

Já me tentaram passar a perna em 90% das oficinas onde fui.
Só tenho uma oficina de confiança onde deixo os carros e mesmo assim, tenho de estar atento pois por vezes fazem merda (mas o que leva a deixar lá, é que já criei uma boa ligação com eles em que digo o que me fizeram de mal e eles corrigem/assumem).

Já tive problemas em oficinas audi/seat/volvo/...
Já tive problemas em conceituadas Bosh car service (donos e tb mecanicos a "estragarem" o meu carro com testes pq não percebiam e nao sabiam identificar problemas que apontava).
E a lista poderia ser muito longa.

Mas infelizmente o problema é transversal a tudo neste País sem regras e que quem mais rouba é que passa por inteligente.
Para tudo tenho que me informar e preparar para não ser comido por lorpa (e para todas as áreas, quando começo a questionar, mais de 50% vai embora porque ou não percebe ou não assume os erros).

Agora, em qualquer profissão neste País, quem realmente for bom naquilo que faz, pode tirar salários altos. E nisto não tenho dúvidas, inclusive um mecânico (conheço pessoas empenhadas e com gosto naquilo que fazem e no final também recompensadas).

Em suma isto está relacionado com a cultura do portugues. Tem a mania de passar a perna, pensar que sabe mais que o outro, não se esforçar para aprendar. Isto é educacional, está na sociedade. Infelizmente vende-se muito a fantasia do futebol, que depois não passa disso.

Um aparte, olhem só para os número do covid pós periodo natal?!
IIsto é uma aberração. As pessoas são egoístas para não dizer outra coisa. Mensagens do Governo a pedir para ficarem em casa não chega.
Resultado, mortes diárias acima de 100, infectados acima de 10k e um SNS a sofrer as consequências...

Na Audi nao sei. Mas sendo uma marca premium acredito que nao façam isso.
Mas por exemplo na MCoutinho que representa a Ford, tens o material Ford e o material "Motorcraft". O material Motorcraft é nada mais que a linha branca da Ford. Concorrencia.
Quanto aos letreiros que estao nas portas, quer diga Volvo, Seat, Bosch, Feuvert, Norauto, vale zero.
Vale zero porque o que importa sao as pessoas que estao la dentro.
 
Recupero o tópico para dizer que o sentimento pode ser também proveniente de um estigma social. Toda a minha vida de míudo ouvi que os mecânicos são uns aldrabões e que os bons é que são raros.

Quero acreditar no contrário.

Tenho o meu A4 há 1 semana na KFZ Technik em Odivelas e não nego que isso já me passou pela cabeça. Isto porque foi lá fazer a revisão (já de si um pouco carote mas paga-se o serem "especialistas") e desde então têm-se estado a corrigir as aparentemente existentes fugas de óleo (carter, tampa das correntes de distribuição, tampa das válvulas, etc) e folga na árvore de coluna de direcção.

Recebi boas referências e fui experimentar a oficina mas já vou no 4º orçamento à medida que se vão descobrindo problemas e a conta, obviamente, subiu uns 300% em relação ao inicial.

Não regateei exatamente pelo que foi dito, acredito que mecânicos competentes não se devem expor ao "regatear". E que ultimamanete tem sido o lado racional de "eles são profissionais" vs o emocional de "estão a impingir tudo e mais alguma coisa e nem sei se vão fazer direito".

Já dei por mim a pensar que quando vou comprar roupa ou ao supermercado (pré-confinamento) não regateio. Pago o preço tabelado. O sector de reparação automóvel deveria ser igual, sendo que existiriam taxas fixas de aquisição de material (claro que cada oficina tem fornecedores diferentes) e taxas variáveis como mão de obra e tempo de execução.

Admito estar a falar um pouco da boca para fora porque não estou por dentro do sector, não sou mecânico.
 
Recupero o tópico para dizer que o sentimento pode ser também proveniente de um estigma social. Toda a minha vida de míudo ouvi que os mecânicos são uns aldrabões e que os bons é que são raros.

Quero acreditar no contrário.

Tenho o meu A4 há 1 semana na KFZ Technik em Odivelas e não nego que isso já me passou pela cabeça. Isto porque foi lá fazer a revisão (já de si um pouco carote mas paga-se o serem "especialistas") e desde então têm-se estado a corrigir as aparentemente existentes fugas de óleo (carter, tampa das correntes de distribuição, tampa das válvulas, etc) e folga na árvore de coluna de direcção.

Recebi boas referências e fui experimentar a oficina mas já vou no 4º orçamento à medida que se vão descobrindo problemas e a conta, obviamente, subiu uns 300% em relação ao inicial.

Não regateei exatamente pelo que foi dito, acredito que mecânicos competentes não se devem expor ao "regatear". E que ultimamanete tem sido o lado racional de "eles são profissionais" vs o emocional de "estão a impingir tudo e mais alguma coisa e nem sei se vão fazer direito".

Já dei por mim a pensar que quando vou comprar roupa ou ao supermercado (pré-confinamento) não regateio. Pago o preço tabelado. O sector de reparação automóvel deveria ser igual, sendo que existiriam taxas fixas de aquisição de material (claro que cada oficina tem fornecedores diferentes) e taxas variáveis como mão de obra e tempo de execução.

Admito estar a falar um pouco da boca para fora porque não estou por dentro do sector, não sou mecânico.

Tive uma situação muito idêntica na mesma oficina. Primeiro vou fazer revisão e depois levantam diversas questões que necessitam de ser resolvidas e verdade seja dita que foram eles que detetaram o problema que tinha na altura.

Quantos aos valores que também subiu rapidamente para os tais 300% mediante os novos orçamentos eu só lhes dizia que quanto mais reparações a fazer mais desconto quero ver aplicado...

A verdade é que um Audi é uma marca premium e não basta dinheiro para comprar há que ter para manter\cuidar

E apesar de não ter la ido nas ultimas intervenções devido ao covid fica-me fora de mão, muito arrependido de não ter deixado lá o carro que apanho com cada sapateiro...
 
Recupero o tópico para dizer que o sentimento pode ser também proveniente de um estigma social. Toda a minha vida de míudo ouvi que os mecânicos são uns aldrabões e que os bons é que são raros.

Quero acreditar no contrário.

Tenho o meu A4 há 1 semana na KFZ Technik em Odivelas e não nego que isso já me passou pela cabeça. Isto porque foi lá fazer a revisão (já de si um pouco carote mas paga-se o serem "especialistas") e desde então têm-se estado a corrigir as aparentemente existentes fugas de óleo (carter, tampa das correntes de distribuição, tampa das válvulas, etc) e folga na árvore de coluna de direcção.

Recebi boas referências e fui experimentar a oficina mas já vou no 4º orçamento à medida que se vão descobrindo problemas e a conta, obviamente, subiu uns 300% em relação ao inicial.

Não regateei exatamente pelo que foi dito, acredito que mecânicos competentes não se devem expor ao "regatear". E que ultimamanete tem sido o lado racional de "eles são profissionais" vs o emocional de "estão a impingir tudo e mais alguma coisa e nem sei se vão fazer direito".

Já dei por mim a pensar que quando vou comprar roupa ou ao supermercado (pré-confinamento) não regateio. Pago o preço tabelado. O sector de reparação automóvel deveria ser igual, sendo que existiriam taxas fixas de aquisição de material (claro que cada oficina tem fornecedores diferentes) e taxas variáveis como mão de obra e tempo de execução.

Admito estar a falar um pouco da boca para fora porque não estou por dentro do sector, não sou mecânico.

Não conheço a oficina em causa mas já ouvi falar bem.
Tendo mecanicos especializados / experientes em Audis, compreende-se a mao de obra mais cara. Mas claro, se aproximar-se muito da mão de obra do fabricante, talvez se justifique ir antes à marca.
É perfeitamente natural irmos à oficina levar um carro à revisão e nessa intervenção detectar-se outros problemas, mas o cliente tem a palavra final.
Outra coisa diferente é quando há uma avaria, a causa está "supostamente" localizada e depois afinal não é bem aquilo ou apenas aquilo. E o orçamento sobe.
Por isso tem de haver sempre uma reserva nos orçamentos. Um carro não é uma peça de roupa. É uma máquina complexa, que trabalha quase todos os dias, em condições adversas, com material cada vez mais barato e menos resistente. Que vai periodicamente a ofina uma vez por ano (na melhor das hipoteses) e num ano muita coisa acontece, estraga, avaria debaixo do capot e nem sempre é perceptivel ao condutor.
E depois, há reparaçoes cuja garantia nao pode ser assumida se nao forem reparadas outras peças que estejam estragadas ou muito perto disso. Por exemplo.. Eu ando a rectificar um motor, levou segmentos. Mas os pistoes ja estavam com muito desgaste. Aconselhei a mudar os pistoes tambem porque com o desgaste que tinham os segmentos novos iam ter um tempo de vida muito mais curto. Como podia dar garantia de um serviço destes sabendo eu que aqueles pistoes estavam maus e os segmentos novos nao iam durar mais do que talvez 50 mil kms? E é o tipico exemplo de uma reparacao em que a conta é sempre a subir pois quando um motor se abre é uma caixa de pandora. Há sempre algo a acrescentar e neste caso em concreto estou a falar de um bmw com mais de 20 anos. Quem tem um carro tem de se mentalizar que nunca vai dar lucro. Vai dar sempre prejuizo. E quanto mais complexo ou premium, pior.
 
Não conheço a oficina em causa mas já ouvi falar bem.
Tendo mecanicos especializados / experientes em Audis, compreende-se a mao de obra mais cara. Mas claro, se aproximar-se muito da mão de obra do fabricante, talvez se justifique ir antes à marca.
É perfeitamente natural irmos à oficina levar um carro à revisão e nessa intervenção detectar-se outros problemas, mas o cliente tem a palavra final.
Outra coisa diferente é quando há uma avaria, a causa está "supostamente" localizada e depois afinal não é bem aquilo ou apenas aquilo. E o orçamento sobe.
Por isso tem de haver sempre uma reserva nos orçamentos. Um carro não é uma peça de roupa. É uma máquina complexa, que trabalha quase todos os dias, em condições adversas, com material cada vez mais barato e menos resistente. Que vai periodicamente a ofina uma vez por ano (na melhor das hipoteses) e num ano muita coisa acontece, estraga, avaria debaixo do capot e nem sempre é perceptivel ao condutor.
E depois, há reparaçoes cuja garantia nao pode ser assumida se nao forem reparadas outras peças que estejam estragadas ou muito perto disso. Por exemplo.. Eu ando a rectificar um motor, levou segmentos. Mas os pistoes ja estavam com muito desgaste. Aconselhei a mudar os pistoes tambem porque com o desgaste que tinham os segmentos novos iam ter um tempo de vida muito mais curto. Como podia dar garantia de um serviço destes sabendo eu que aqueles pistoes estavam maus e os segmentos novos nao iam durar mais do que talvez 50 mil kms? E é o tipico exemplo de uma reparacao em que a conta é sempre a subir pois quando um motor se abre é uma caixa de pandora. Há sempre algo a acrescentar e neste caso em concreto estou a falar de um bmw com mais de 20 anos. Quem tem um carro tem de se mentalizar que nunca vai dar lucro. Vai dar sempre prejuizo. E quanto mais complexo ou premium, pior.
Naaah. Comprei o Toyota por 1500, vendi por 1600 passado 4 anos. Gastei uns 600€ em upgrades e manutenção. Por isso prejuízo nunca tive neste caso, lol.
 
Tive uma situação muito idêntica na mesma oficina. Primeiro vou fazer revisão e depois levantam diversas questões que necessitam de ser resolvidas e verdade seja dita que foram eles que detetaram o problema que tinha na altura.

Quantos aos valores que também subiu rapidamente para os tais 300% mediante os novos orçamentos eu só lhes dizia que quanto mais reparações a fazer mais desconto quero ver aplicado...

A verdade é que um Audi é uma marca premium e não basta dinheiro para comprar há que ter para manter\cuidar

E apesar de não ter la ido nas ultimas intervenções devido ao covid fica-me fora de mão, muito arrependido de não ter deixado lá o carro que apanho com cada sapateiro...

Vou-te dar um exemplo nao de um Audi mas de um Mercedes.
Um familiar do meu chefe tem uma Classe E com suspensao pneumatica atrás.
A suspensao subia e passados alguns minutos descia. As duas rodas de trás ao mesmo tempo. Ele foi a Mercedes e orçamento foi: o compressor e um conjunto de valvulas que fica anexo mais um filtro. Ele veio a minha oficina e queria que seguissemos o orcamento com material original. Como é familiar quis poupar na mao de obra e veio à Bosch.
Estranhei a Mercedes dizer que a fuga era no compressor e nas valvulas.. Mas, pronto era possivel haver fuga nas valvulas ou fuga nas valvulas e o compressor nao comprimir o suficiente.
Mas estranhei a suspensao subir tao bem e tao depressa, mas nao quis contrariar a Mercedes, vieram as valvulas primeiro, mudei, ficou igual. E ai disse.. Nao vamos meter o compressor já.. Vamos ver os bags.. seria estranho os dois bags estarem com fuga ao mesmo tempo? Sim mas nao impossivel, tirei os bags, meti-os num tanque com agua e tinham os dois fuga. Mudou-se os bags (uns da dumlop com muito bom aspecto) e o problema ficou resolvido. Conclusao, nao foi preciso compressor a Mercedes tinha-se enganado. Por momentos tive a tentacao: vou fazer-lhe a vontade, meter o que a Mercedes mandou e se nao resolver ele que se entenda com a Mercedes.. :assobio:
Mas na volta eles na Mercedes lixados ainda iam dizer que houve má montagem o_O
Por isso perdi tempo com alguem que confiou mais na marca.
Agora eu pergunto, erros acontecem a todos mas.... Se a reparacao fosse feita na Mercedes eles iam chegar a conclusao que afinal a avaria tava nos bags.. Sera que iam assumir o erro, tirar o material posto no orcamento e meter os bags? Ou será que iam ligar ao cliente e dizer: olhe afinal também vai precisar dos bags.. Sao mais nao sei quantos euros...
Não sei, acho que ia depender da honestidade do chefe de oficina da Merdedes.
 
Vou-te dar um exemplo nao de um Audi mas de um Mercedes.
Um familiar do meu chefe tem uma Classe E com suspensao pneumatica atrás.
A suspensao subia e passados alguns minutos descia. As duas rodas de trás ao mesmo tempo. Ele foi a Mercedes e orçamento foi: o compressor e um conjunto de valvulas que fica anexo mais um filtro. Ele veio a minha oficina e queria que seguissemos o orcamento com material original. Como é familiar quis poupar na mao de obra e veio à Bosch.
Estranhei a Mercedes dizer que a fuga era no compressor e nas valvulas.. Mas, pronto era possivel haver fuga nas valvulas ou fuga nas valvulas e o compressor nao comprimir o suficiente.
Mas estranhei a suspensao subir tao bem e tao depressa, mas nao quis contrariar a Mercedes, vieram as valvulas primeiro, mudei, ficou igual. E ai disse.. Nao vamos meter o compressor já.. Vamos ver os bags.. seria estranho os dois bags estarem com fuga ao mesmo tempo? Sim mas nao impossivel, tirei os bags, meti-os num tanque com agua e tinham os dois fuga. Mudou-se os bags (uns da dumlop com muito bom aspecto) e o problema ficou resolvido. Conclusao, nao foi preciso compressor a Mercedes tinha-se enganado. Por momentos tive a tentacao: vou fazer-lhe a vontade, meter o que a Mercedes mandou e se nao resolver ele que se entenda com a Mercedes.. :assobio:
Mas na volta eles na Mercedes lixados ainda iam dizer que houve má montagem o_O
Por isso perdi tempo com alguem que confiou mais na marca.
Agora eu pergunto, erros acontecem a todos mas.... Se a reparacao fosse feita na Mercedes eles iam chegar a conclusao que afinal a avaria tava nos bags.. Sera que iam assumir o erro, tirar o material posto no orcamento e meter os bags? Ou será que iam ligar ao cliente e dizer: olhe afinal também vai precisar dos bags.. Sao mais nao sei quantos euros...
Não sei, acho que ia depender da honestidade do chefe de oficina da Merdedes.
Dado o teu exemplo, no meu entender a Mercedes iria mandar trocar tudo o que fizesse a minima ligação para poder dar garantia na funcionalidade da suspensão pneumática.

Posso estar enganado, mas as oficinas das marcas premium não sabem fidelizar clientes após o término da garantia portanto quando cai lá um novo cliente ou cliente antigo é debitar o máximo possivel que ele já nao deve voltar...

Enviado do meu LG-H990 através do Tapatalk
 
Boas,

A minha experiência diz-me que há de tudo.
Quer nas motas quer nos carros que já tive, encontrei excelentes profissionais e também outras pessoas que sendo da arte, apenas querem despachar e ver o carro/ mota fora da oficina desde que saia a trabalhar, sem preocupação com a qualidade do trabalho que é feito e muitas vezes até ignorando algum potencial problema (mas como já ouvi dizer “não era esta a queixa eu não portanto disse nada”).

Há também quem perceba muito do assunto e outros que arriscam fazer os trabalhos mas sem as qualificações/ equipamentos necessários.
Já dei conta de peças partidas, falta de molas, parafusos, etc...
Mas existem excelentes profissionais, deixo um pequeno pormenor do mecânico da minha Mota, nunca mas nunca deixa sair a mota da oficina sem o mostrar ao cliente o nível do óleo e a cor após colocar o motor a trabalhar.
Quando levo a Mota para a revisão nota-se a preocupação com o detalhe, descanso lubrificado, reaberto dos parafusos, tudo afinadinho, nem a pressão dos o pneus escapa, sem faltar uma explicação ao pormenor de tudo o que foi feito.

No entanto, parece-me claro que não se deve generalizar, no entanto, se a malta tivesse muita confiança na maioria dos mecânicos estou certo que muitas vezes preferiam pagar e ver o serviço bem feito.

Acho que estas situações podem ocorrer nas oficinas da marca ou em garagens ditas particulares, a questão é que nas oficinas oficiais há mais margem para reclamar porque para estas é mais fácil absorver os custos de um
potencial problema, para não falar que tem a maior partes das peças disponíveis para experimentar (e até documentação).

Resumindo, acho que as oficinas oficiais deviam tirar partido destas vantagens e agarrar o cliente com unhas e dentes mas infelizmente não é isso que acontece.

Bem, se eu conhecesse um mecânico de confiança que tratasse do meu A5 de uma ponta à outra, estaria nas nuvens...

Nao deverá ser muito diferente da realidade de outras profissões.
 
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