Os mecânicos são aldrabões? Sim ou não?

Be, venho aqui relatar mais uma experiência (no mau sentido).

No passado fds estive a fazer a revisão à minha B6 (já tinha passado mais de mês desde a altura que devia de ter feito mas só no passado fds é que tive tempo aliado à boa temperatura exterior).

O meu relato é para evitarem determinadas casas (acho que deveriamos criar um tópico com casas a evitar).
A oficina que fica em Gaia, rua Mariani, além da despesa que já me tinha dado e que tinha identificado quando o levantei (pintou-me os braços da suspensão quando pintava os guarda-lamas e rasgou-me as protecções das cavas das rodas (entre outras pequenas coisas).
Enfim, muito mau serviço!

Constatei no fds que MOERAM a caixa onde aperto os parafusos da caixa de ar!!
Mas que animais... É só sapateiros. Ainda por cima, tinha pedido para meter material com qualidade (bosh ou similares). Tinha lá filtros chineses que nem marca tinha! O Filtro do gasóleo era uma anedota! Quase vazio o copo, sem filtragem.

Fico irritado cmg mesmo.
Andamos a tentar arranjar uma casa de confiança e só nos aparece lixo que nos estragam as coisas num piscar de olhos.

PS - E devido à tinta nos braços, a borracha nos braços superiores perdiu elasticidade e rasgou! F*d+x+...rsrsrsr


PS2 - Por essas e por outras é que se não tiver tempo para fazer as coisas, meus carros vão até à Audi. Ao menos lá, terei alguém em quem bater se encontrar novamente merda.
 
Last edited:
É complicado, e cada vez está pior, mas muitas vezes deve se a esperteza do cliente , que quer sempre mais barato, e que compara preços de peças com lojas on-line etc etc...os mecânicos tem de arranjar maneira de ter lucro...
Se agir de boa fé e meter material de qualidade...na maior parte dos casos tem um cliente chateado que nunca mais la volta...se mete material rasco, tem um cliente contente porque fez uma revisão a preço mínimo .
Eu falo por mim, os mecânicos onde levo os meus carros, das poucas vezes que la vão, digo explicitamente que não quero poupanças em peças, aceito material da concorrência obviamente, desde que sejam de marcas reconhecidas.
 
Nem é o caso @BlueA4 .

Eu sou muito transparente em qualquer local que vá.
Quero orçamentos com o material que vai levar e depois dou o OK se é para meter ou não.

Nos carros até sou conhecido em algumas oficinas por ser um cliente que mete material de origem no carro.
Eu meti braços OEM da Audi na B6 numa oficina cá fora e o mecânico tinha-me dado opções a metade do preço (e até deixo que sejam eles a comprar na Audi para aumentarem a margem de lucro).

Não vamos por aí... Eu sempre disse e digo, primeiro está a qualidade. Depois sempre paguei o que acho justo (não sou de regatear).

Fico lixado com situações como acontecem acima, quando eles são literalmente burlões! E pior, são sucateiros pois não só não colocaram o material que se comprometeram, como ainda estragaram material (que não é de desgaste!).
 
Nem mais @BlueA4 , muitas vezes o problema é esse ( e atenção, não me reporto ao caso do @blackibiza )... Basta ver o facebook:

* procura peça x, SEM OURO!!!
* Fui pedir orçamento para substituir .... e pediram-me X - respostas no face: " ladrões, na Autodoc custa metade bla bla bla

O pessoal tem que tem de se mentalizar que tem o que paga... se levarem 1000€ de fazer uma revisão com material de topo são xulos.. se fizerem a mesma revisão a 600€ são brutais ( as peças estão escondidas, tá bom, ninguem vê ).

A questão é mesmo essa, ou dão preços baixos para terem trabalho ou se dão preços normais para prestar um bom serviço, veem o cliente a ir ao vizinho do lado... chega um dia que vem as contas a pagar e tem de se render " ao mercado" e fazer como os outros.

Eu mesmo vejo retrofits feitos por outros, que sei que levaram mais barato que eu, que sinceramente, se o cliente sonhasse o que ficou lá dentro, certamente não aceitava. A titulo de exemplo: luz nos pés feito com fio de candeeiro, ligado sem pinos, muita fita cola do chinês e siga.. tá bom, dá luz...

Obviamente que mesmo pagando bem, existe por ai muito sapateiro, como em todas as profissões.
 
Nem é o caso @BlueA4 .

Eu sou muito transparente em qualquer local que vá.
Quero orçamentos com o material que vai levar e depois dou o OK se é para meter ou não.

Nos carros até sou conhecido em algumas oficinas por ser um cliente que mete material de origem no carro.
Eu meti braços OEM da Audi na B6 numa oficina cá fora e o mecânico tinha-me dado opções a metade do preço (e até deixo que sejam eles a comprar na Audi para aumentarem a margem de lucro).

Não vamos por aí... Eu sempre disse e digo, primeiro está a qualidade. Depois sempre paguei o que acho justo (não sou de regatear).

Fico lixado com situações como acontecem acima, quando eles são literalmente burlões! E pior, são sucateiros pois não só não colocaram o material que se comprometeram, como ainda estragaram material (que não é de desgaste!).

Agora já não mas a minha desconfiança em relação a essas oficinas chegou ao ponto de ter receio que trocassem as peças do meu carro para outro :duhh:
 
Nem é o caso @BlueA4 .

Eu sou muito transparente em qualquer local que vá.
Quero orçamentos com o material que vai levar e depois dou o OK se é para meter ou não.

Nos carros até sou conhecido em algumas oficinas por ser um cliente que mete material de origem no carro.
Eu meti braços OEM da Audi na B6 numa oficina cá fora e o mecânico tinha-me dado opções a metade do preço (e até deixo que sejam eles a comprar na Audi para aumentarem a margem de lucro).

Não vamos por aí... Eu sempre disse e digo, primeiro está a qualidade. Depois sempre paguei o que acho justo (não sou de regatear).

Fico lixado com situações como acontecem acima, quando eles são literalmente burlões! E pior, são sucateiros pois não só não colocaram o material que se comprometeram, como ainda estragaram material (que não é de desgaste!).
Sim claro, não quis dizer que era o teu caso, o que quero dizer é que são situações destas que levam os mecânicos a abusar nestes casos, o cliente prefere comer gato por lebre que realmente pagar o material...
Sempre disse, a qualidade paga-se.
As vezes vale mais pagar mais, e ficar descansado do que andar com problemas a longo prazo, e como dizes isso não são mecânicos, são sapateiros !

@jimy as pessoas preferem comer gato por lebre , não acreditam que fazer um retrofit em condições não é fácil nem barato.
Já fiz alguns retrofits e mandei fazer alguns, sei bem o que custa, desde fazer os chicotes todos direitinho, com as fichas todas correctas e a passar pelos sítios certos. (e as vezes nem é isso, as vezes é mais o tempo que se perde a ler esquemas e a entender aquilo, no final é muita coisa )
E também ja vi trabalhos de me... como esses, depois admiram se que as coisas avariam ou que os carros ardem.
 
@jimy as pessoas preferem comer gato por lebre , não acreditam que fazer um retrofit em condições não é fácil nem barato.
Já fiz alguns retrofits e mandei fazer alguns, sei bem o que custa, desde fazer os chicotes todos direitinho, com as fichas todas correctas e a passar pelos sítios certos. (e as vezes nem é isso, as vezes é mais o tempo que se perde a ler esquemas e a entender aquilo, no final é muita coisa )
E também ja vi trabalhos de me... como esses, depois admiram se que as coisas avariam ou que os carros ardem.

A malta esquece-se que cada ficha original Audi custa desde 3€ a 15€... molas para as portas, são 0.80€ cada ( cada porta da B6 leva por exemplo 5 ).. isto são apenas exemplos dos custos de consumíveis para fazer um retrofit da forma correcta... ora se não meter molas novas e fichas da tanga, é facil fazer trabalhos baratos ( leia-se de m&rda ).

Isto para dizer que a pressão de fazer barato e bem é enorme... Pois bem, barato e bom, isso não existe... e depois quem tem uma casa aberta com os custos que os mecânicos teem para ter porta aberta, por vezes cedem e fazem trabalhos baratos com material da tanga para ter mais um cliente e ir metendo comer na mesa e pagar as contas.
 
Li em tempos um cartaz numa oficina que dizia mais ou menos o seguinte:

"Esta oficina tem 3 características:
Bom, barato e rápido.
O cliente só pode escolher 2"

Ou seja, bom e barato não é rápido. Bom e rápido não é barato. Barato e rápido não é bom.
 
Be, venho aqui relatar mais uma experiência (no mau sentido).

No passado fds estive a fazer a revisão à minha B6 (já tinha passado mais de mês desde a altura que devia de ter feito mas só no passado fds é que tive tempo aliado à boa temperatura exterior).

O meu relato é para evitarem determinadas casas (acho que deveriamos criar um tópico com casas a evitar).
A oficina que fica em Gaia, rua Mariani, além da despesa que já me tinha dado e que tinha identificado quando o levantei (pintou-me os braços da suspensão quando pintava os guarda-lamas e rasgou-me as protecções das cavas das rodas (entre outras pequenas coisas).
Enfim, muito mau serviço!

Constatei no fds que MOERAM a caixa onde aperto os parafusos da caixa de ar!!
Mas que animais... É só sapateiros. Ainda por cima, tinha pedido para meter material com qualidade (bosh ou similares). Tinha lá filtros chineses que nem marca tinha! O Filtro do gasóleo era uma anedota! Quase vazio o copo, sem filtragem.

Fico irritado cmg mesmo.
Andamos a tentar arranjar uma casa de confiança e só nos aparece lixo que nos estragam as coisas num piscar de olhos.

PS - E devido à tinta nos braços, a borracha nos braços superiores perdiu elasticidade e rasgou! F*d+x+...rsrsrsr


PS2 - Por essas e por outras é que se não tiver tempo para fazer as coisas, meus carros vão até à Audi. Ao menos lá, terei alguém em quem bater se encontrar novamente merda.


Uma oficina em Gaia? Se não encontrares nada do teu agrado, fala comigo, se não gostares podes vir pra aqui envergonhar-me :eek::p
Mecânicos... Oficinas... Tinha tanto pra dizer... :rolleyes:
 
@jimy , @BlueA4 , @blackibiza , @rsr , @madlima29 , vou dar-vos um exemplo paradigmático que aconteceu na oficina onde trabalho:

Há dias apareceu um cliente para reparar um furo.. Era um cliente antigo que já não aparecia há muito.. Palavra puxa palavra, ele acabou por dizer que tinha deixado de vir à nossa oficina porque uma vez pediu um orçamento para uma embraiagem, achou caro e arranjou um melhor preço noutra oficina, julgou que estava a ser explorado e foi a outro lado.
Respeitámos a opção dele mas explicámos o preço que demos... Embraiagens só trabalhamos com Sachs Luk ou Aisin, lavamos a caixa de velocidades toda uma vez cá fora e mudamos sempre o óleo da caixa.
Perguntámos se lhe fizeram isso na oficina onde ele foi.. Disse que não.
Perguntámos qual foi a marca da embraigem que lhe meteram... Nao sabia.

Ás vezes perdemos clientes por usar material bom, por perdermos tempo a lavar e a limpar, a fazer as coisas bem e como se fosse para nós. Pois isso implica não só brio no trabalho mas também tempo. Tempo é dinheiro. Material de qualidade custa dinheiro. Dar garantia total sem interrogatorios, sem burocracias, custa dinheiro.
Mas neste caso em concreto a "culpa" não foi do cliente. Ele pediu um orçamento e escolheu o mais económico.
Culpa foi da nossa oficina, mais concretamente de quem estava ao balcão, que não explicou ao cliente o porquê do nosso preço, as marcas que usávamos, o óleo que ia ser mudado, a lavagem, tudo..
No fim o cliente disse: "se me tivessem explicado isso, eu teria optado por vocês"
Muitas pessoas não entendem que se há disparidade de preços entre uma peça premium e uma peça de linha branca, é porque a qualidade (90% das vezes) é também díspar.
As pessoas não entendem que os preços do Autodoc e afins, são preços de revenda, impossíveis de praticar numa oficina, ou de alguém com porta aberta e contas pra pagar.
Nem tão pouco respeitam quem suja as mãos para tratar do seu carro.
 
Ainda hoje tive que dizer ao mecânico onde tenho um dos carros a reparar para usar material OEM ou de boa qualidade... Cada vez que vejo material DEPO a ser aplicado dá-me vontade de reclamar...

É que são poucas as oficinas que perguntam a qualidade do material que desejo orçamentar. Até da ultima vez que fui trocar os pneus tive ser eu a dizer que queria material premium.

Mas é o que dizem, acenam sempre com o orçamento mais baixo possível para agarrar um cliente
 
A malta esquece-se que cada ficha original Audi custa desde 3€ a 15€... molas para as portas, são 0.80€ cada ( cada porta da B6 leva por exemplo 5 ).. isto são apenas exemplos dos custos de consumíveis para fazer um retrofit da forma correcta... ora se não meter molas novas e fichas da tanga, é facil fazer trabalhos baratos ( leia-se de m&rda ).

Isto para dizer que a pressão de fazer barato e bem é enorme... Pois bem, barato e bom, isso não existe... e depois quem tem uma casa aberta com os custos que os mecânicos teem para ter porta aberta, por vezes cedem e fazem trabalhos baratos com material da tanga para ter mais um cliente e ir metendo comer na mesa e pagar as contas.
Tudo dito.
Quando vejo “profissionais” a evitarem recolocar, por exemplo, peças de encaixe como essas molas da porta fico desanimado. Não é preciso ir mais longe, depois o carro vem com ruídos a estalar por todo lado simplesmente por alguém ignorou uma pequena peça tão fundamental para a satisfação do cliente. Este é apenas um exemplo de milheiros casos que devem acontecer diariamente.
Fico triste, perguntem ao cliente antes de decidirem por ele...

Sei que sou exigente às vezes de mais, uma vez fui a uma oficina reputada em chaparia e pintura onde já me conhecem e o patrão disse ao funcionário “este nosso cliente do A5, está habituado a um tratamento de Ferrari (existiam muitos na oficina entre jaguares e Lamborghini s) por isso, tudo tem que ficar perfeito. E ficou, e não paguei muito mais por isso. Mesmo que quisesse não conseguiria encontrar defeitos, porque antes de mim já alguém tinha andado à procura...
 
Eu prefiro ir a um restaurante, pagar 10€ e sair de barriga cheia, do que pagar 5€ e sair com fome..
O cliente " come" o que pede... a verdade é que a grande maioria desta nova geração " quero peças sem ouro" regateiam de uma forma patetica ... Não são poucas as vezes que dou um orçamento de X e do outro lado dizem-me ofereço y ( por vezes esse y é 50% do que pedi ). Há e tal no aliexpress, autodoc e afins custa x bla bla bla.. eu não cedo, mas isso sou eu que não tenho uma estrutura como muitas oficinas tem: meia duzia de empregados para pagar ordenado, etc etc etc etc...
 
Aí está a fotografia do OLX de hoje.
Pede-se 30eur como novo e com garantia, e do lado de lá ofereço 5eur... compro novo por 45eur. Pois e os portes, enfim uma comparação um pouco deslocada mas concordo inteiramente.
É por essas e por outras que já estou farto do OLX, é só gente a comprar para vender e por isso não querem comprar querem dado.
Quando me aparece um Chico experto desses, digo logo, força vá lá comprar novo e não me faça perder mais tempo...
 
Back
Top