Só por curiosidade....
as OGVs nao parecem muito danificadas....e, essa tubagem é que sai da BLEED?
Nestas fotos nao se consegue perceber muito bem, mas da para ver o rasgao, isso aconteceu
porque como a parte fria ( LPT - Low Pressure Turbine ) trancou e o compressor continuou a
despejar toneladas de ar pela tubagem, resultando na explosao dos mesmos.
So para quem nao sabe vou explicar como funciona uma turbina de um aviao comercial para poderem
visualizar a coisa:
O motor divide-se em varios modulos:
Zona Fria
Fan Case + Fanblades (zona fria) e a boca do motor com aquelas pas, o fan case e o aro a volta da helice frontal
LPT (Low Pressure Turbine ou em tuga turbina de baixa pressao) nestes 2 modulos esta aplicado o Gearbox, (caixa de velocidades)
o Gearbox e a parte mecanica que gere a hidraulica e o fluxo de combustivel.
esta tambem acoplada ao midshaft (eixo) que tem na parte traseira no escape do
motor pas para gerar rotacao.
Zona Quente
HPT (High Pressure Turbine ou em tuga Turbina de Alta Pressao) esta e a o que realmente se pode chamar o Jacto, e a parte que produz toda a propulsao esta parte
pertence ao Core engine.
nesta seccao tambem faz parte o Combustor e o Escape
Esta tambem presente o Midshaft ou o eixo do motor
O que acontece realmente e isto
A turbina de alta pressao (HPT) recebe o ar frio vindo da frente, comprime-o e quando faz a combustao do mesmo ar ja comprimido
este expande-se a velocidades brutais, provocando uma autentica explosao do oxigenio, ou o famoso jacto com varias toneladas de pressao,
ao contrario dos famosos cacas que so usam turbias de alta pressao, os jactos comerciais aproveitam o jacto para produzir energia para a parte fria,
basicamente o jacto ar que a turbina de alta pressao produz, vai soprar umas pas montadas no escape que por sua vez estao montadas no eixo do
motor e faz rodar a turbina de baixa pressao (LPT), ou seja temos 2 eixos, o eixo da HPT e o eixo da LPT que passa dentro do eixo anterior, espero que nao esteja
a explicar demasiado complicado
e por isso que num dos video o HPT rada nas 11 mil RPM e o LPT roda a cerca de 2500 RPM.
Para as descolagens e voo de baixa e media altitude o LPT e os Fanblades (Helica frontal) produz cerca de 70% da potencia da propulsao do aviao, quando a
aeronave atinge altitudes mais elevadas e o ar fica mais rarefeito a helice ja nao consegue produzir propulsao e ai entra a HPT (turbina de alta pressao).
Resumindo a turbina de alta pressao sopra as pas traseiras da turbina de baixa pressao para fazer rodar a helice frontal (Fanblades) para gerar propulsao.
Como comprime a turbina de alta pressao (HPT) o ar?????
Simples, o ar e canalizado pelo motor, o "tubo do motor"(Chama-se Compressor Case) e afunilado, largo na entrada e vai ficando mais estreito no seu comprimento, por dentro existe uma peca
em titanio que agora esqueci-me o nome
, deu-me uma branca
e esta peca tem o formato de um cone so que ao contrario do tubo do motor esta vai alargando no seu cumprimento, ou seja , o ënvolcruo estreita o interior alarga isto faz o ar apertar contra as paredes e ao mesmo tempo as palhetas obrigam o ar a acelarar gerando mais turbulencia la
dentro, o ar e comprimido de tal ordem que quando e incenerado no combustor explode com uma violencia inacreditavel, de tal violencia que se um Camiao passar por tras de uma turbina em funcionamento e incrivelmente disparado para o ar...
Espero que percebam esta explicacao algo confusa....
Fica aqui o video de explicacao para terem uma melhor ideia:
Aqui fica o que uma turbina pode fazer a um carro, o motor do carro foi removido por questoes de seguranca e ambientais:
Espero que pecebam a confusao que expliquei