Passaro-1 Turbina KLM-0

Sabiam que esse tipo sugado pelo caca sobreviveu?? o gajo conseguiu agarrar-se com unhas e dentes e safou-se apenas com alguns ferimentos:

Comeca a partir dos 20seg :




Aqui podem ver o processo de certificacao das turbinas, neste caso trata-se da GE-90:




Teste destrutivo:



Depois ha os testes que correm mal :

 
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Só por curiosidade....
as OGVs nao parecem muito danificadas....e, essa tubagem é que sai da BLEED?

Nestas fotos nao se consegue perceber muito bem, mas da para ver o rasgao, isso aconteceu
porque como a parte fria ( LPT - Low Pressure Turbine ) trancou e o compressor continuou a
despejar toneladas de ar pela tubagem, resultando na explosao dos mesmos.

So para quem nao sabe vou explicar como funciona uma turbina de um aviao comercial para poderem
visualizar a coisa:

O motor divide-se em varios modulos:

Zona Fria

Fan Case + Fanblades (zona fria) e a boca do motor com aquelas pas, o fan case e o aro a volta da helice frontal

LPT (Low Pressure Turbine ou em tuga turbina de baixa pressao) nestes 2 modulos esta aplicado o Gearbox, (caixa de velocidades)
o Gearbox e a parte mecanica que gere a hidraulica e o fluxo de combustivel.
esta tambem acoplada ao midshaft (eixo) que tem na parte traseira no escape do
motor pas para gerar rotacao.


Zona Quente

HPT (High Pressure Turbine ou em tuga Turbina de Alta Pressao) esta e a o que realmente se pode chamar o Jacto, e a parte que produz toda a propulsao esta parte
pertence ao Core engine.

nesta seccao tambem faz parte o Combustor e o Escape

Esta tambem presente o Midshaft ou o eixo do motor


O que acontece realmente e isto

A turbina de alta pressao (HPT) recebe o ar frio vindo da frente, comprime-o e quando faz a combustao do mesmo ar ja comprimido
este expande-se a velocidades brutais, provocando uma autentica explosao do oxigenio, ou o famoso jacto com varias toneladas de pressao,
ao contrario dos famosos cacas que so usam turbias de alta pressao, os jactos comerciais aproveitam o jacto para produzir energia para a parte fria,
basicamente o jacto ar que a turbina de alta pressao produz, vai soprar umas pas montadas no escape que por sua vez estao montadas no eixo do
motor e faz rodar a turbina de baixa pressao (LPT), ou seja temos 2 eixos, o eixo da HPT e o eixo da LPT que passa dentro do eixo anterior, espero que nao esteja
a explicar demasiado complicado :green: e por isso que num dos video o HPT rada nas 11 mil RPM e o LPT roda a cerca de 2500 RPM.
Para as descolagens e voo de baixa e media altitude o LPT e os Fanblades (Helica frontal) produz cerca de 70% da potencia da propulsao do aviao, quando a
aeronave atinge altitudes mais elevadas e o ar fica mais rarefeito a helice ja nao consegue produzir propulsao e ai entra a HPT (turbina de alta pressao).
Resumindo a turbina de alta pressao sopra as pas traseiras da turbina de baixa pressao para fazer rodar a helice frontal (Fanblades) para gerar propulsao.

Como comprime a turbina de alta pressao (HPT) o ar?????
Simples, o ar e canalizado pelo motor, o "tubo do motor"(Chama-se Compressor Case) e afunilado, largo na entrada e vai ficando mais estreito no seu comprimento, por dentro existe uma peca
em titanio que agora esqueci-me o nome :green: :p , deu-me uma branca :p e esta peca tem o formato de um cone so que ao contrario do tubo do motor esta vai alargando no seu cumprimento, ou seja , o ënvolcruo estreita o interior alarga isto faz o ar apertar contra as paredes e ao mesmo tempo as palhetas obrigam o ar a acelarar gerando mais turbulencia la
dentro, o ar e comprimido de tal ordem que quando e incenerado no combustor explode com uma violencia inacreditavel, de tal violencia que se um Camiao passar por tras de uma turbina em funcionamento e incrivelmente disparado para o ar...

Espero que percebam esta explicacao algo confusa.... :p :p

Fica aqui o video de explicacao para terem uma melhor ideia:


Aqui fica o que uma turbina pode fazer a um carro, o motor do carro foi removido por questoes de seguranca e ambientais:


Espero que pecebam a confusao que expliquei :p :p :green:
 
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epah..eu posso estar a baralhar tudo...mas....dizes então que o pardal passou pelas IGVs praticamente inteiro?

edit: ja deve ser da hora...lol...entao o pardal passou pelas OGVs e entrou na HPT?
 
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Segundo o que me contaram o "pardal" bateu nas fanblades, fui triturado, as fanblades ao deformarem-se desfizeram o revestimento interno do fancase e algumas fanblades fracturam-se, alguns bocados entraram na LPT mas o que fez em principio trancar o LPT foi as Fanblades que ficaram presas ao fancase e alguns pedacos de blades dentro do LPT ....
Nao consegui saber se o HPT foi atingido, mas a parte do Core afectada pelo que percebi foi o Stage 1 e Stage 2 do LPT.
Mais detalhes nao foram disponibilizados uma vez que o motor nao foi aberto, esta neste momento posto de parte e nao vai ser reutilizado, e essa a info que me foi dada, a destriuicao
e tal que, segundo a informacao a solta, nao compensa recuperar...
 
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Hoje recebi o update, afinal todo o core do motor esta destruido, metade do "pardal" que era maior que uma gaivota entrou pelo motor adentro e quase todos os estilacos dos estragos entraram pelo core dentro, a destruicao e de tal ordem que o motor torceu literalmente o suporte do motor a asa, a outra metade do galinaceo e os destrocos maiores foram expelidos pelo bypass.

IRRECUPERAVEL...

Amigo khan, como eu disse no inicio isto aconteceu na descolagem, o motor ia em full power, logo as IGV's iam mais escancaradas que a Gina Escachada. :p :p :green:
 
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Impressionante... :wow:

Podias ter tirado uma foto ao lado da turbina, para vermos o tamanho da bicha.

Aqui esta uma turbina igual no stand de manutencao, estas fotos foram tiradas por mim no meu local de trabalho:

CF6 80C2:

IMG00053-20100524-2356.jpg

IMG00045-20100524-1934.jpg

IMG00043-20100524-1933.jpg

E fica aqui uma CFM-56, tem metade do tamanho, quase tao poderosa e terrivelmente destruidora, pois a
Helice e toda em titanio e destroi quase tudo o que se lhe atravessa a frente, em 2004 veio uma da russia
com um desgracado todo enrolado dentro da turbina, eu ainda nao trabalhava la, contado por quem a desmontou
e limpou foi algo horrivel de se ver... ... e de se cheirar.... a turbina nem um arranhao sofreu, so teve de
ser toda limpa...

IMG00044-20100524-1934.jpg
 
Explicação expectacular amigo Victor, aproveito tambem para dizer que o teu local de trabalho é um expectaculo. Exclarece-me so um coisa, quando é para testar o motor como fazem? Alem do barulho a pressao deve destruir a oficina... :S
 
Explicação expectacular amigo Victor, aproveito tambem para dizer que o teu local de trabalho é um expectaculo. Exclarece-me so um coisa, quando é para testar o motor como fazem? Alem do barulho a pressao deve destruir a oficina... :S

Temos um banco de ensaio para os motores ao lado de um dos hangares, o motor e transportado nesses reboques azuis que aparece numa das foto e e montado la, tudo verificado e ligado as maquinas, bombas e computadores, o edificio tem uma chamine que vem desde do escape e depois virada para o ceu, (que os passaros adoram :p :green: )
 
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