Peliculas - Inspeção Grupo B - Duvidas??

Boas ppl..

Nao é para discutir a legalidade das mesmas, mas sim uma duvida na ida à Inspeção.

Duvida 1:
Dando o caso, de eu meter pelicula nos vidros todos (exepto para brisas), ouseja, desde o pilar A para trás, ficando o trabalho a 100% e tendo o certificado legal para a inspeção, existe alguma possibilidade de ter problemas por causa da pelicula no vidro do condutor e pendura? Pergunto isto, pois neste momento so é permitido a legalização do Pilar B para tras, e nao sei se o facto de ter nos outros vidros se pode intreferir com a Aprovação....

Duvida 2:
A instalação ou aplicação da pelicula pode ser feita em casa (sendo a pelicula homolgada, claro)??? Ou é necessario alguem licenciado ou credenciado a faze-lo???

Duvida 3:
No caso de ser fiscalçizado pela Policia e nao tiver a homolgação em dia, ou mesmo tendo, mas tendo pelicula entre pilar A e B (condutor e pendura), quanto (em €) é a multa?? É aplicada a cada vidro ou num todo (independentemente de estar ou nao homolgado)????

Sei que são 3 duvidas, mas considero-as pertinentes para mim....
Aguardo as vossas respostas... (respostas esclarecedoras e o mais fiavel possivel)...

Obrigado...
 
RockyBoy disse:
Boas ppl..

Nao é para discutir a legalidade das mesmas, mas sim uma duvida na ida à Inspeção.

Duvida 1:
Dando o caso, de eu meter pelicula nos vidros todos (exepto para brisas), ouseja, desde o pilar A para trás, ficando o trabalho a 100% e tendo o certificado legal para a inspeção, existe alguma possibilidade de ter problemas por causa da pelicula no vidro do condutor e pendura? Pergunto isto, pois neste momento so é permitido a legalização do Pilar B para tras, e nao sei se o facto de ter nos outros vidros se pode intreferir com a Aprovação....

Ninguem que tenha uma casa autorizada a montar essas peliculas legais te vai passar o tal certificado com as peliculas nos vidros da frente, (condutor e passageiro), nem o podem fazer.
Se meteres pelicula com a mesmo tonalidade das de trás nem vale a pena ires fazer a IPO, o trabalho até pode ficar impecavel, do pilar B pa frente ou metes a tal transparente que eles gostam ou é chumbo certo.



Duvida 2:
A instalação ou aplicação da pelicula pode ser feita em casa (sendo a pelicula homolgada, claro)??? Ou é necessario alguem licenciado ou credenciado a faze-lo???

Aqui já ouvi 2 versões da história, não tenho a certeza mas penso que para fazeres a tal IPO B és obrigado a ter o tal papel passado pela casa especializada que te montou a pelicula, sem bem que tambem já ouvi dizer que os inspectores dos centros do IPO´s já sabem quais as peliculas legais e não exigem a tal declaração.

Duvida 3:
No caso de ser fiscalçizado pela Policia e nao tiver a homolgação em dia, ou mesmo tendo, mas tendo pelicula entre pilar A e B (condutor e pendura), quanto (em €) é a multa?? É aplicada a cada vidro ou num todo (independentemente de estar ou nao homolgado)????

Segundo a experiencia de um amigo meu e não foi há muito tempo, numa fiscalização/operação stop desde que saiu a legislação das peliculas, eles apreendem imediatamente os documentos do carro e és obrigado a fazer uma outra IPO B e como tens os vidros fumados com pelicula igual á de trás nos vidros da frente, ou a arrancas ou chumba.

Sei que são 3 duvidas, mas considero-as pertinentes para mim....
Aguardo as vossas respostas... (respostas esclarecedoras e o mais fiavel possivel)...

Obrigado...

Tudo o que eu disse foram relatos de pessoas amigas que já passaram por isso, informaçoes que eu proprio pedi num centro de inspecções e na IMTT (ex-dgv), se é 100% verdade ou não....não sei!
 
O procedimento de tudo é feito, ou pelo menos foi feito por um amigo meu ainda a semana passada, (isto na margem sul, por acaso nem sei em que centro foi), mas lá está.....só do pilar B para trás

1º Passo, montar a pelicula legal (com numero de série da mesma em cada vidro) e trazer a declaração de quem a monta descriminando a que vidro pertence os ditos numeros de série.

2º passo, depois de instalada a pelicula, deslocar-se a um centro de inspecções (fazendo marcação ou não mas com marcação tem certeza que fazem na hora) e fazer a devida IPO B para aprovação das peliculas, aqui só será visto mesmo as peliculas e nada mais.
De salientar tambem que nos 94€ que custa essa IPO B, podem juntar a inspecção anual do carro não pagando o preço dessa normal, ou seja, esperam até estar na altura da inspecçao anual do carro para irem fazer a B e pagam os 94€ mas ao menos fazem logo as 2 ao mesmo tempo, claro que neste caso já será inspecção a todos os componentes do carro.

3º passo, depois de terem a IPO B feita e a folha em como as peliculas estão em conformidade (uma folha toda branca referente á IPO B), é deslocarem-se a uma dependencia da IMTT e pedir alteração e emissão de novo documento único automovel, aqui não sei o preço mas sendo uma simples alteração de DUA deverão pagar cerca de 30€.

Depois de saber este testemunho só ainda não fiz o mesmo pois não tenho pressa e não por ser um processo burocrático demasiado complicado como se ouve dizer e que ainda é muito confuso etc e tal, não tem nada de confuso amigos, é fazer o que está aqui escrito, nada mais nada menos.
 
TDi... disse:
3º passo, depois de terem a IPO B feita e a folha em como as peliculas estão em conformidade (uma folha toda branca referente á IPO B), é deslocarem-se a uma dependencia da IMTT e pedir alteração e emissão de novo documento único automovel, aqui não sei o preço mas sendo uma simples alteração de DUA deverão pagar cerca de 30€.

venho só corrigir esta informação... que nem de todo é viável... uma vez que foi dada por uma funcionário em funções e horário de trabalho na delegação do IMTT em Braga.... mas que pelo que vi ... NADA percebem do assunto...

o preço desse "impresso" é de 132 Euros...
 
STronic disse:
venho só corrigir esta informação... que nem de todo é viável... uma vez que foi dada por uma funcionário em funções e horário de trabalho na delegação do IMTT em Braga.... mas que pelo que vi ... NADA percebem do assunto...

o preço desse "impresso" é de 132 Euros...
correctíssomo

diria mais:

novo DUA = 30€
taxa de transformação (apenas aplicável às películas) = 102€

total = 132€

:x
 
STronic disse:
ou não.. ;)


mas nem a PSP nem o IMTT sabem...!!! :green: :green:

os 250 Euros são quase certos.... o resto acho que depende da capacidade racional de quem "te servir" ... ;)

Não?

Então como provas aos Xores que o carro está nos "conformes" AKA já não infringe a lei.. e para assim deixar de estar "não homologado" para andar na via pública?
 
STronic disse:
venho só corrigir esta informação... que nem de todo é viável... uma vez que foi dada por uma funcionário em funções e horário de trabalho na delegação do IMTT em Braga.... mas que pelo que vi ... NADA percebem do assunto...

o preço desse "impresso" é de 132 Euros...

Certo, tal como tinha dito de inicio, era a unica situação em que tinha duvidas, pelos vistos paga-se os 30€ sim pelo novo DUA, mas só o impresso pa legalizar as peliculas custa 100€ :o :o
 
TDi... disse:
Certo, tal como tinha dito de inicio, era a unica situação em que tinha duvidas, pelos vistos paga-se os 30€ sim pelo novo DUA, mas só o impresso pa legalizar as peliculas custa 100€ :o :o

O impresso é Gratuito!

Basta fazer o download do Mod. 9 no site do IMTT!

:green:
 
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