Desculpa Luís, mas ou essa história está mal contada, ou o instalador da película enfiou-lhe o barrete e o centro não se quis chatear (até porque ele já tinha ago a inspecção) e descalçaram a bota... e o teu amigo papou o facilitismo, sem se aperceber que vai poder averbar, mas vai continuar ilegal.
Quem é que disse que é necessário a tal maquineta? Não é o centro de inspecções que vai homologar as película, nem tão pouco o teu amigo. Desde que a película tenha a gravação da homologação é suficiente para que o centro de inspecções passe a declaração.
Com essa declaração ele vai ao IMTT e consegue averbar a película, mas vai lá deixar a declaração e quando receber o DU, vai lá ter a referencia da holomogação da pelicula que supostamente "tinha". Quando for mandado parar e caso o agente queira verificar a referencia que é obrigatório estar gravado na película, vai ver como é simpático largar 250 euros de coima, depois de ter pago a inspecção e o averbamento.
Não me parece que tenha sido muito intelegente o teu amigo, mas enfim..... era preferivel continuar como estava, porque pelo menos só pagava a multa... se fosse caçado.