Pneus RFT (RUNFLAT) e data de fabrico dos pneus.

A diferença no piso não deve ser muito diferente de um pneu "normal" com piso para todo o ano.

A principal diferença é na estrutura do pneu, já que a borracha continua a ser igual ou praticamente igual, invés de ter uma estrutura apenas radial o pneu RUN-FLAT tem um reforço nas paredes laterais. Esse reforço consiste num acréscimo de "ferro" nas paredes laterais.

Na minha opinião estes pneus têm mais desvantagens que vantagens. Já que a única vantagem é a de não ter que carregar um pneu suplente e ter que trocar o pneu quando está completamente vazio (o que é muito raro acontecer nos dias de hoje). As desvantagens são muitas, pneus mais pesados, menos dinâmicos, aumentam o consumo de combustível e a mais óbvia o preço!
 
Vou deixar o meu testemunho sobre este pneus.......

Uma vez arranjaram me 2 pneus Bridgestone Potenza RE054 225/45/R17, que prontamente montei no meu E36 Coupe 318is, pois estavam com 70/80% de piso.

Estava ja habituado a conducao com os mesmo Bridgestone Potenza RE054 sem serem RunFlat, acontece que certo dia, com o piso um pouco molhado, e carro foge logo de trazeira, ia a baixa velocidade a fazer uma rotunda.... foi na boa controlar.

Em seco, com estes pneus , conseguia por o 318is a andar de lado numa rotunda na boa, e com jante 17 ja pesa um pouco neste motor...

Acontece que os pneus sao duros mesmo, o carro fica desconfortavel, e em piso molhado, faz o efeito de tabua...desliza mais cedo!

Tem uma vantagem.... andei uns com o pneu completamente vazio, pelo menos 1/2dias, e so ouvia um barulho ao virar que parecia de um rolamento gripado, na estacao de serviço, tive de escolher aquela opcao para pneu totalmente vazio, pois a 2.1 2.3 nem consegui encher! Isto foi uma grande vantagem, pois o carro era a GPL, e nao tiha pneu suplente :D

Sempre pensei que como o carro era antigo, embora o peso dele sao cerca de 1250kg, e nao preparado para estes pneus RunFlat novos, fosse esse o maior problema
mas pelos vistos acontece mesmo com os carros mais recentes.
 
Back
Top