Quanto a repros estragarem ou forçarem/desgastarem prematuramente um carro, concordo apenas se a repro que for feita não seguir os parametros maximos de fabrica (coisa pouco respeitada pelos reprogramadores) pois o cliente quer é carga. Uma repro significa mais potencia disponivel, mas nao pode comprometer os componentes de fabrica. Muita gente tem a repro acima daquilo que o carro pode suportar de fabrica, pelo que nem sempre se pode atingir valores superiores a 20%, não porque o motor não o suporte, mas sim porque a embraiagem ou outros componentes não o permitem.
Quanto a boxes, só se for da meo ou tv cabo. Uma repro deve ser aplicada e afinada para cada carro especificamente para ficar perfeita.
Concordo plenamente com o que dizes acerca das repros!
Qt às boxes, um repro bem feita é SEMPRE melhor que uma box. No entanto, há por ai boxes bastante boas!
Tenho um amigo meu que tem um Golf IV 150, com um box que lhe custou 600€. Há menos de um ano fomos à Autoeskafia, num daquele Dynodays, e deu 190 e tal cv no banco...
Uma vantagem da box é que se pode pôr e tirar e, aos boas, têm reostrado.
Abraç0!