Pressão no sistema de refrigeração

Boas pessoal, foi trocada a distribuição kit inna com bomba de água mais teromostato de origem, continua tudo igual pode ser paranoia minha, o motor em questao é um 2.0 140cvl blb volto a referir nao tenho aquecimento exessivo mas sim alguma pressao no circuito de arrefecimento caso eu abra o vaso de expansão depois de uns bons kilometros sai sempre algum liquido por fora derivado à pressão, isto faz me confusão porque já tive alguns tdi 1.9 e isto nao acontecia, por agora vou continuar a andar assim pois a carrinha nao aquece nem ganha uma pressão louca, obrigado a todos pelas ajudas e dicas. Boas festas
Nao podes abrir o circuito de refrigeração com o motor a quente, assim é normal a agua sair com a pressão o_O não podes é ter pressão com o motor a frio, a quente é normal
 
Os meus 1.9 nunca mandavam fora nem a quente nem a frio, mas viu deixar assim vou controlando a temperatura da menina.
cada motor é um motor,não ha nenhum igual, com o motor a trabalhar em alguns modelos ao abrir o vaso ele expele um pouco de agua, em outros modelos nao expele nada, estamos a falar de motores em funcionamento, parados expelem sempre agua fora, a quente é claro
 
Last edited:
Abrir o vaso com o carro em temperatura de funcionamento da direito a pele queimada. Fica com os tubos rijos tipo pedra???
 
Eu tenho algum conhecimento a nivel de mecanica, sei como aliviar a tampa do vaso de expansão sem a abrir na totalidade, só deixar aliviar a pressao e ver se manda para fora o liquido, nao fica pedra mas fica com uma boa resistência nao se consegue apertar o tubo ao ponto de tocar em ambas as paredes ou seja tem alguma pressão tanto o tubo a entrada do radiador como o de baixo e o de baixo sempre mais frio que o de cima, como se o termostato nao tivesse a abrir mas como nao passa dos 95° é sinal que ele vai abrindo e este já é o segundo e agora de origem ja estou descansado nesse aspeto, agora é so ir andando com ela para chegar a uma conclusão.
 
Eu tenho algum conhecimento a nivel de mecanica, sei como aliviar a tampa do vaso de expansão sem a abrir na totalidade, só deixar aliviar a pressao e ver se manda para fora o liquido, nao fica pedra mas fica com uma boa resistência nao se consegue apertar o tubo ao ponto de tocar em ambas as paredes ou seja tem alguma pressão tanto o tubo a entrada do radiador como o de baixo e o de baixo sempre mais frio que o de cima, como se o termostato nao tivesse a abrir mas como nao passa dos 95° é sinal que ele vai abrindo e este já é o segundo e agora de origem ja estou descansado nesse aspeto, agora é so ir andando com ela para chegar a uma conclusão.
Está ótimo então
 
Sim companheiro pois descartei essa hipótese quando lhe fiz uma limpeza ao radiador de sofagem que estava cheio de "jorra" la dentro agora aquecem os dois por igual
 
1° lugar

É normal os tubos a quente ganharem alguma pressão, mas não ao ponto de não poderes pressioná-lo bem com a mão.

2° lugar

Cada carro é um carro, há sistemas de refrigeração que trabalham a 0,8 bares, outros a 1,4 bares. Quanto maior a pressão, mais rijos ficam os tubos.

3° lugar

Essa questão do anticongelante saltar fora quando se retira a tampa, é relativo, depende de vários factores: pressão a que trabalha o sistema, estado da tampa, temperatura, nivel do anticongelante e qualidade deste.

4° lugar

os dois tubos grandes do radiador (entrada e saída) têm de estar a uma temperatura "semelhante" assim que o termostato está completamente aberto.
Quando digo semelhante quero dizer aproximado pois igual nunca está.

Há uma coisa que podes fazer ainda bem simples.

Carro a trabalhar, motor frio, tampa fora, alguém lá dentro a acelerar a fundo de uma só vez, acelerar e largar o pedal e tu cá fora, vê se o nível do anticongelante desce (um bodadinho) ou se sobe.
 
Não faz bolhas nem nada e sobe uma coisa minima, mas quando já esta mais quente ja não sobe e sim desce, vamos lá ver se nao vou ter problemas com a junta ou a cabeça...
 
Não faz bolhas nem nada e sobe uma coisa minima, mas quando já esta mais quente ja não sobe e sim desce, vamos lá ver se nao vou ter problemas com a junta ou a cabeça...

Acho que não mas eu bato sempre na tecla do sangramento.. Sem ferramenta apropriada nao é facil sangrar isso a 100%.
 
Back
Top