1° lugar
É normal os tubos a quente ganharem alguma pressão, mas não ao ponto de não poderes pressioná-lo bem com a mão.
2° lugar
Cada carro é um carro, há sistemas de refrigeração que trabalham a 0,8 bares, outros a 1,4 bares. Quanto maior a pressão, mais rijos ficam os tubos.
3° lugar
Essa questão do anticongelante saltar fora quando se retira a tampa, é relativo, depende de vários factores: pressão a que trabalha o sistema, estado da tampa, temperatura, nivel do anticongelante e qualidade deste.
4° lugar
os dois tubos grandes do radiador (entrada e saída) têm de estar a uma temperatura "semelhante" assim que o termostato está completamente aberto.
Quando digo semelhante quero dizer aproximado pois igual nunca está.
Há uma coisa que podes fazer ainda bem simples.
Carro a trabalhar, motor frio, tampa fora, alguém lá dentro a acelerar a fundo de uma só vez, acelerar e largar o pedal e tu cá fora, vê se o nível do anticongelante desce (um bodadinho) ou se sobe.