O caso aqui descrito está a acontecer a muita boa gente, e não há safa possível ao pagamento do imposto que não foi pago, o que têm que fazer, para não voltarem a pagar mais impostos é:
1 - Deslocarem-se ao IMT da área, preencher lá o modelo adequado para mandar apreender o veículo, por o atual proprietário não o ter passado para o nome dele.
2 - Com essa declaração deslocarem-se ao Comando da PSP/GNR e com o documento passado pelo IMT, solicitarem lá um documento em que o veículo ainda consta para apreender ou já foi apreendido.
3 - Com esse documento deslocam-se às finanças e fazem prova que o veículo já não é vosso.
A partir deste momento já não irão receber mais nenhuma carta para pagar impostos atrasados.
Contudo e ai não tenho a certeza, o espaço temporal do pedido do documento referido no ponto 2, penso ser de 6 meses, ou seja, após o pedido de apreensão e passados 6 meses é que a PSP/GNR emite o documento.
Espero ter ajudado
Edit:
Site do IMT -
www.imtt.pt
Como cancelar a matrícula ou requerer a apreensão do veículo?
Para solicitar o cancelamento da matrícula de veículos destruídos, os interessados deverão preencher o formulário Certificado de Matrícula -
Modelo 9 do IMTT, assinalando a opção "Cancelamento de Matrícula".
O impresso, sempre que possível acompanhado do livrete ou certificado de matrícula, deverá ser entregue nos Balcões de Atendimento dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, Lojas do Cidadão ou nas Conservatórias de Registo Automóvel.
No caso de não poder comprovar elementos relevantes para o cancelamento da matrícula, será necessário assinar uma Declaração.
O pedido de apreensão do veículo consta do mesmo formulário, bastando seleccionar a opção “Apreensão”.