Problemas na Sofagem...

Boas, a questão é simples, quando rodo para a posição do quente, e ponto a todo "gás" simplesmente o calor é mínimo ou quase nenhum, isto com o ponteiro da temperatura já na casa dos 90 e tais...tipo no traço dos 100, e quando chega aos 120 ou seja entre os dois traços mais pequenos a ventoinha dispara, ou seja não tem falta de calor perante o trabalhar do motor, o que acho que este está a chegar a grandes temperaturas, poderá ser bomba ou termostato, digo eu...

Agradeço toda ajuda desde já, falta de ar quente quando solicitado, mesmo tendo a temperatura do motor bem acima do normal e com o rotor do ar no máximo é pouco ou nenhum o calor proveniente...alguém que possa ajudar??

Obrigado e abraços !!
 
para mim é o termostato... esta a fazer o circuito mais curto... isso pode ser grave.. dai teres o aquecimento elevado no motor..

o ideal é ires a um mecanico e averiguar.. mas quase de certeza sera termostato..
 
Boas, a questão é simples, quando rodo para a posição do quente, e ponto a todo "gás" simplesmente o calor é mínimo ou quase nenhum, isto com o ponteiro da temperatura já na casa dos 90 e tais...tipo no traço dos 100, e quando chega aos 120 ou seja entre os dois traços mais pequenos a ventoinha dispara, ou seja não tem falta de calor perante o trabalhar do motor, o que acho que este está a chegar a grandes temperaturas, poderá ser bomba ou termostato, digo eu...

Agradeço toda ajuda desde já, falta de ar quente quando solicitado, mesmo tendo a temperatura do motor bem acima do normal e com o rotor do ar no máximo é pouco ou nenhum o calor proveniente...alguém que possa ajudar??

Obrigado e abraços !!

Eu com o ponteiro a 100º já tinha o carro no mecânico. A 120º já tava preparado pra benzer o bicho :D
Fora de brincadeiras, vai já ao mecânico (não a esta hora :lol:), pois com o carro a atingir essas temperaturas arriscas-te a que seja bem mais do que o valor do termostato :'(
 
Boas, um grande OBRIGADO, a todos os posts.

Sim de facto já tinha em mente o referido termostato, pois a temperatura e a sofagem não andam nada normal.


Obrigado e abraços!!
 
Last edited:
Obrigado, fica na ideia, logo que saiba a solução, posto aqui, até lá um grande obrigado!

Abraços!
 
Boas, se o carro está a 90º e o soufagem não aquece de certo que é como o amigo kapataz diz, é o radiador da soufagem entupido.

Para limpares tiras os 2 tubos que vão para a soufagem e ligas lá uma mangueira e deixas sair a porcaria toda.
 
Desde já obrigado, Ismas, podes dizer onde fica esse radiador, se fica perto ou no mesmo sitio onde fica o filtro ar da sofagem? ou fica junto ao motor que puxa o ar para o abitculo que fica atras do porta-luvas?

Quanto aos resto, UM GRANDE GRANDE OBRIGADO, a quem ajudou, quanto à temperatura, penso já estar resolvido, penso, mas a ver vamos, uma coisa é certa, a venda do sensor de temperatura, foi um erro, erro no código e resultado, sensor errado... mas a ver vamos.

Temperatura anormal, porque, o sensor não era o indicado, resultado leitura anormal !

Uma vez mais, um grande OBRIGADO.

Ismas, seria possivel indicares como se faz a dita limpeza, ou melhor onde fica o referido radiador da sofagem?

Abraços!
 
Last edited:
O radiador da soufagem fica dentro do tablier.

Para o limpares, abres o capo e tiras os dois tubos da agua que vão para dentro do carro, ao lado da bateria.

Depois ligas uma mangueira a um dos tubos que vai para i radiador da soufagem e vais abrindo até sair a sujidade toda.

Depois montas tudo e vez o nível da agua.

Atenção faz isso com o carro frio!!!
 
O radiador da soufagem fica dentro do tablier.

Para o limpares, abres o capo e tiras os dois tubos da agua que vão para dentro do carro, ao lado da bateria.

Depois ligas uma mangueira a um dos tubos que vai para i radiador da soufagem e vais abrindo até sair a sujidade toda.

Depois montas tudo e vez o nível da agua.

Atenção faz isso com o carro frio!!!




Ok obrigado, agora sim sei onde fica, um grande obrigado, mas depois de fazer isso não corre o risco de lá ficar alguma água dentro? talvez seria melhor o tirar fora, mas para isso tenho de retirar o tabelie certo? ou é mai simples ou seja basta ir por tras do porta luvas e eilo lá, será?

Um grande obrigado!

Abraços
 
Manda verificar o termostato e a bomba de água antes que seja tarde demais


Sim de facto, tinha pensado nisso, quanto à bomba de água, me disseram estar tudo bem, que não pingava, e que parecia estar bem...

Quanto ao termostato, acho que está fazer o seu trabalho, não há sinais de grande temperatura assim que troquei o referido sensor de temperatura, e coloquei o que é referido e indicado pelo fabricante, tudo parece ter voltado ao normal...

Só a sofagem é que não aquece nada, quando no máximo, para quente...

1º vou verificar o termostato. (alguém sabe como testar, com multimetro ou algo genero?)

2º vou verficar a bomba de água. (se pinga ou não)

3º vou verificar o radiador da soufagem. (tentar fazer a lavagem, retirando o radiador, ou não)

Ps: Ismas quanto à possivel lavagem do referido radidador, acho que seria melhor retirar-lo do lugar e proceder a lavagem não? visto que poderá lá ficar água retida, não?


Abraços
 
Last edited:
Para retirares a o Radiador de Soufagem tens de tirar o Tablier...

Opss, relamente, o processo indicado foi o que referiste e bem anteriormente:

Para o limpares, abres o capo e tiras os dois tubos da agua que vão para dentro do carro, ao lado da bateria.

Depois ligas uma mangueira a um dos tubos que vai para o radiador da soufagem e vais abrindo até sair a sujidade toda.

Depois montas tudo e vez o nível da água.

Atenção faz isso com o carro frio!!!

Um grande obrigado Ismas!

Abraços
 
Back
Top