Problemas no turbo...

Recentemente a minha A4 recebeu um turbo reconstruído (garantia) porque a geometria do turbo antigo decidiu prender... :?

A questão é que com o turbo "novo" os valores do "duty cicle" andam muito abaixo do normal (tipo ~50% em vez dos normais ~70%) o que se nota nas pressões que faz agora (a ronda os 1.2 bar em vez dos normais 1.35bar...) e pelos vistos é a geometria que não está a fazer o seu trabalho normal.

Duas questões:

- Será que é a geometria afinada de forma conservadora?
- Haverá algum sensor que possa também ser responsável pelos novos valores do "duty cicle"?

É que não gosto muito que mexam no hardware do carro... normalmente deixam sempre marcas... e como sou picuínhas, gostava de ter umas opiniões sobre o assunto antes de andar a mexer onde quer que fosse.

Na Audi, para variar, dizem que está tudo ok... :lol:
 
O turbo tem de fazer as 2000rpm 1.35bars... smp :wink:

O duty cycle é quase k a abertura da geometria... é o ciclo da N75.
Ou seja se ta a 95% esta aberta ao maximo e a trabalhar no max... se tiver abaixo esta fechada.

Se antes dava 70% e agora da 50% .... n sera ao contrario?

Manda dar um toke na aste da geometria que isso fica ok... nnc devia era ter sido mexida a aste.

Cumps
 
Artur Costa disse:
O turbo tem de fazer as 2000rpm 1.35bars... smp :wink:

O duty cycle é quase k a abertura da geometria... é o ciclo da N75.
Ou seja se ta a 95% esta aberta ao maximo e a trabalhar no max... se tiver abaixo esta fechada.

Se antes dava 70% e agora da 50% .... n sera ao contrario?

Manda dar um toke na aste da geometria que isso fica ok... nnc devia era ter sido mexida a aste.

Cumps

Para ser mais preciso, aqui ficam umas linhas dos logs.

Antigo (2000->3000RPM).

RPM , SPEC. , _ACTU. , DUTY ,
2037 , 2280.0 , 2328.0 , 62.2 ,
2163 , 2304.0 , 2280.0 , 62.2 ,
2289 , 2316.0 , 2280.0 , 62.6 ,
2394 , 2328.0 , 2244.0 , 59.8 ,
2520 , 2340.0 , 2304.0 , 61.4 ,
2625 , 2340.0 , 2340.0 , 63.4 ,
2730 , 2340.0 , 2352.0 , 65.3 ,
2856 , 2340.0 , 2352.0 , 66.1 ,
2961 , 2340.0 , 2340.0 , 67.3 ,
3045 , 2340.0 , 2340.0 , 68.1 ,

Novo (2000->3000RPM).

RPM , SPEC. , _ACTU. , DUTY ,
2079 , 2280.0 , 2208.0 , 51.4
2205 , 2304.0 , 2196.0 , 52.2 ,
2331 , 2328.0 , 2208.0 , 51.0 ,
2436 , 2340.0 , 2220.0 , 51.4 ,
2562 , 2340.0 , 2220.0 , 51.8 ,
2667 , 2340.0 , 2184.0 , 49.8 ,
2793 , 2340.0 , 2184.0 , 48.2 ,
2919 , 2340.0 , 2196.0 , 48.2 ,
3024 , 2340.0 , 2208.0 , 47.8 ,

Será a N75? :roll:
 
Dscp a pergunta , isso é caixa de 5 ou de 6?
Pelo valor de turbo parece ser a de 5...

Parece me a aste mal afinada mas n custa nd medir a N75 nestes carros.... sacas o tubo k esta ligado ao actuador (cm o carro ao relanti) e medes o vacuo... -0.5bars ja pode dar problemas. Se n tens manometro pa medir olha para a aste e ve se sobe depressa quando "re ligas" o tubo... se demorar a subir é mesmo da N75.

Cumps
 
Artur Costa disse:
Dscp a pergunta , isso é caixa de 5 ou de 6?
Pelo valor de turbo parece ser a de 5...

Parece me a aste mal afinada mas n custa nd medir a N75 nestes carros.... sacas o tubo k esta ligado ao actuador (cm o carro ao relanti) e medes o vacuo... -0.5bars ja pode dar problemas. Se n tens manometro pa medir olha para a aste e ve se sobe depressa quando "re ligas" o tubo... se demorar a subir é mesmo da N75.

Cumps

Caixa de 6, esse log foi feito em 4ª (ligeiramente a subir).

Obrigado pela dica do vácuo. :wink: Qual o intervalo de um valor normal ao ralenti, sabes? Não tenho manómetro, mas vou ver se arranjo um este FDS.

Eu até olhava para a haste (aliás, até eu a afinava, pois já o fiz no passado ao meu ex-focus :lol: ) mas para ver a haste tenho de desmontar os plásticos da cava da roda e cárter... :?
 
Tens nada , tira a conducta de ar da admissao que vez na perfeiçao :wink:

O vacuo normal é quase -0,7bars... a minha (que ainda é de origem) faz -0,6bars e sabe depressa... tipo ligas o vacuo e em menos dum segundo vai de 0 pa -0,6....
Uma vez testei uma que vinha duma sucata e n notei nd de mais no carro... mas quando trocava de caixa tinha mto lag... fui medir e fazia -0,5bars mas demorava quase 2 segundos a fazer essa pressao.

O que tu podes ver na aste é esse tempo... ao tirares o tubo ela "cai" e qd voltas a meter ela sobe... se for depressa ta boa a N75 e tens de ir "acertar" a geometria :wink:

Boa sorte!

Cumps
 
Artur Costa disse:
Tens nada , tira a conducta de ar da admissao que vez na perfeiçao :wink:

O vacuo normal é quase -0,7bars... a minha (que ainda é de origem) faz -0,6bars e sabe depressa... tipo ligas o vacuo e em menos dum segundo vai de 0 pa -0,6....
Uma vez testei uma que vinha duma sucata e n notei nd de mais no carro... mas quando trocava de caixa tinha mto lag... fui medir e fazia -0,5bars mas demorava quase 2 segundos a fazer essa pressao.

O que tu podes ver na aste é esse tempo... ao tirares o tubo ela "cai" e qd voltas a meter ela sobe... se for depressa ta boa a N75 e tens de ir "acertar" a geometria :wink:

Boa sorte!

Cumps

Ainda há pouco tempo tirei a conduta da admissão e tenho ideia que não tenho acesso à haste, por causa da chapa que a protege.

Alguém arranja uma foto do motor, onde o turbo esteja visível (a conduta da admissão)?
 
Epa confesso k agora fikei na duvida... a 130 tem realmente mtos mais plasticos e chapas no motor bem cmo a EGR ocupa mto espaço , se calhar n da mesmo pa ver. Na minha 110 nem a admissao precisas de tirar :lol:

Cumps
 
Confirmado... a haste não é nada fácil ver. :?

Não consegui fazer o teste do vácuo, um dos meus amigos que tem um manómetro, não sabe onde o pos... e duvido que o ache. :lol: :?

Os gajos da Audi, mais uma vez, e mesmo dando todas as dicas possíveis e imaginárias não sabem o que pode gerar o "problema", que para eles não é na realidade um problema, pois o carro faz a pressão (considerada por eles) mínima aceitável... :roll: :? E testes de estrada (comigo e o mecânico no carro), só para a semana... :?

*erda para esta assistência da treta!
 
Deves ter a EGR em cima a tapar... por acaso n sei... tenho la em casa uma 130 mas so abri o capot uma vez... pa "provocar" um erro e mandar pa revisao :lol:

Ha manometros de turbo k medem vacuo.... ligas e la e ja da. Fiz isso cm o meu :wink:

A N75 custa 100€ se n me engano e esta em frente ao turbo cm 2 parafusos a prender perto da 2a ventoinha (pelo menos na minha 110... nessa deve ser igual).

Cumps
 
Artur Costa disse:
Deves ter a EGR em cima a tapar... por acaso n sei... tenho la em casa uma 130 mas so abri o capot uma vez... pa "provocar" um erro e mandar pa revisao :lol:

Ha manometros de turbo k medem vacuo.... ligas e la e ja da. Fiz isso cm o meu :wink:

A N75 custa 100€ se n me engano e esta em frente ao turbo cm 2 parafusos a prender perto da 2a ventoinha (pelo menos na minha 110... nessa deve ser igual).

Cumps

Por acaso já tirei umas fotos, burrice minha não as colocar aqui. Mas o problema não é a EGR, é mesmo a protecção da haste.

Eu tenho um manómetro de pressão, mas para diesel… só os manómetros dos gasolina é que têm vácuo. No entanto acho que sei quem tem um disponível… :roll:

A ser a N75 não vou gastar dinheiro nela, mostro aos broncos qual o problema e eles têm de a “pagar”!! Por acaso não tenho a certeza sobre a sua localização, mas vou ver isso hoje à noite.
 
Aqui ficam as fotos da N75.

Onde está:
N75_B6_1.jpg


Ao pormenor:
N75_B6.jpg


O teste de vácuo à N75:
vacuo_n75_b6.jpg


Vídeo à haste da geometria:
http://brunodsd.com.sapo.pt/vacuo_n75.wmv
 
BrunoD disse:
Uma dúvida... se eu desligar o tubo de vácuo da geometria, esta fica fechada ao máximo, certo?

Fica aberta no maximo se fizeres isso.... supostamente nem anda o carro.. pisas e ele arrasta se.

Pelo video a N75 esta boa , pois vai rapidamente do inicio ao fim.. e o valor de vacuo é o normal. Vais ter de afinar a geometria pelos vistos... :wink:

Cumps
 
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