Projeto de uma vida [AJUDA, ORÇAMENTO DE CARPINTARIA] PÁG:15

Re: Projeto de uma vida [Mais um passo dado - Desaterro feito ] PÁG:13

C@ga no ImageShack.. eu tenho utilizado este, simples e bastante intuitivo ;)
 
Re: Projeto de uma vida [FURO Captação de água - FEITO] PÁG:14

Já tenho água no terreno. Foi iniciado o furo na sexta e concluido no sábado.
Os primeiros 6,5m (terra) levou um tubo mais largo. Logo que foi encontrado terreno rochoso foi mudada a broca para uma de diâmetro inferior.
Segundo as previsões era para ter aparecido água por volta dos 60m, e apareceu, mas era muito pouco. Então continuou-se a furar, e aos 90m ainda ñ tinha aparecido, e já se ponderava fazer outro furo em outro ponto do terreno.
Mas entretanto aos 98m apareceu a tão desejada água :D
Depois foi furado até aos 120m para criar depósito.

Depois foi tirar toda a água suja e fazer medições antes de colocar o tubo dentro.
Contas feitas, ficou a dar 834L/hora.
Posto isto, foi hora de colocar o tubo dentro e as pedrinhas (esqueci-me do nome que eles lhe dão) para funcionar como filtro.
Hoje por volta das 18h é a vez de fazer contas, e ficar com a carteira mais leve :( :(

Recebi também o telefonema do Técnico da EDP, vai amanhã ao terreno para fazer o "estudo" da baixada.
Entretanto hoje vai lá o eletricista colocar a ligação à terra.

Atualizando a lista do dinheiro já gasto:

Muro.........................6.000,00 €
Advogado.......................700,00 €
L. Topog.......................150,00 €
Projeto..................... 3.500,00 €
Fotocópias ......................7,00 €
Licença Câmara...............1.850,00 €
Licença do Furo................160,00 €
Quadro de Obras.................65,00 €
Fotócopias documentos............2,50 €
Papel da Lic.....................9,20 €
Desaterro (almoço + cafés)......18,00 €
EDP (05AGO14)...................57,15 €
Espuma (caixa elétrica)..........3,00 €
Furo (almoço + cafés)...........20,00 €

TOTAL: 12.541,85€

Logo à noite coloco aqui quanto paguei pelo furo, mas vai andar a rondar os 3.200,00€
 
Last edited:
Re: Projeto de uma vida [FURO Captação de água - FEITO] PÁG:14

Eh pah..... tão pouca água?! :s
Parece o meu... mas o meu ficou so com 30metros...LOLOLOL
Para essa profundidade so se justificava se desse de facto boa agua... :s

Já te informaste com os vizinhos se é normal nessa zona?!

É que o homem do furo pode estar a dar-te a volta... :s
Uma bomba para essa profundidade deve tirar uns 3 ou 4 mil/hora... vai estar sempre a parar e arrancar... :s

Sendo isso para ficar definitivo, vais ter que investir e fazer algures um reservatório... :s

Mas parabens pela evolução... não leves a mal os meus comentários.. é so mesmo para opinar ;)
 
Re: Projeto de uma vida [FURO Captação de água - FEITO] PÁG:14

Eh pah..... tão pouca água?! :s
Parece o meu... mas o meu ficou so com 30metros...LOLOLOL
Para essa profundidade so se justificava se desse de facto boa agua... :s

Já te informaste com os vizinhos se é normal nessa zona?!

É que o homem do furo pode estar a dar-te a volta... :s
Uma bomba para essa profundidade deve tirar uns 3 ou 4 mil/hora... vai estar sempre a parar e arrancar... :s

Sendo isso para ficar definitivo, vais ter que investir e fazer algures um reservatório... :s

Mas parabens pela evolução... não leves a mal os meus comentários.. é so mesmo para opinar ;)

Tás à vontade para opinar ;) , a intenção deste tópico é mesmo essa :lol: :lol:

Ontem encontrei-me com o responsável pela execução do furo, e falei nesse aspeto, ele disse que o furo está a dar os 1000l/hora e ñ os 834.
Disse que ñ era muito, mas para o terreno que é chega bem, disse também que se a area do terreno fosse o dobro teria que furar até aos 150m, aí ia ficar com um reservatório maior e provavelmente iria encontrar mais água.

Mas foi sincero e disse que ñ valia a pena furar até aos 150m. Disse para estar descansado que tinha água que chegasse.

Deu-me também um orçamento de :

-Eletrobomba Alanol FM-34D, monofásica, incluindo instalações elétricas e todos os acessórios necessários ao seu bom funcionamento, à boca do furo. Eletrobomba de caudal 2700L/h.
PREÇO: 1150€
-Balão em inox, 200 litros, sem membrana, incluindo todas as instalações eletricas e acessórios.
PREÇO: 370€
 
Re: Projeto de uma vida [FURO Captação de água - FEITO] PÁG:14

Pronto... não vou insistir mais até porque não é a minha área nem tenho conhecimento suficiente acerca do assunto.

O meu furo é pequeno (já existia... apenas o limpei, mas já tinha aluído e não deu para afundar mais... acabou por ficar assim...).
Tenho um deposito de 18kL e acabei por fazer um poço... Os dois em conjunto só têm que manter este deposito cheio... e todos os sistemas de rega partem deste deposito...
O meu furo dá muito pouca água... 1500/2000L por hora no máximo.... mas, como só tem que ir compensando o deposito, vai sendo o suficiente...

Mas... esvazio o deposito praticamente na totalidade, todos os dias... e são só 6.000m de terreno...
A bomba de rega por hora debita entre 4 a 5 mil litros.. a depender do sector...

Daí, estar a estranhar a tua situação... porque pelas minhas contas, não te serve para nada sem pelo menos um reservatório... e gastaste muito mas mesmo muito dinheiro nele... (o meu custou 750€)

Não te esqueças que o investimento que estás a fazer tem que te compensar... e o preço da água tem de facto que ficar mais barato que a da rede publica...
E uma bomba a arrancar consome bastante energia... E a tua vai arrancar de meia em meia hora... :s
E vai trabalhar horas a fio... (a depender do que projectas par ao terreno é claro)

Continuo a insistir que devias trocar impressões com alguém entendido... pelo menos para por a hipótese de por uma bomba mais fraquita...
Estamos no inicio do verão... as linhas ainda mal esvaziaram...devias pelo menos reter algum valor até ao pico de calor... porque estás sujeito a que fique sem agua...

Eu comprei a minha bomba e quadro de sondas no OLX... É trifásica e tudo montado ficou-me em 250€ :p
É usada é um facto, mas está a trabalhar a quase 4 anos e até agora... sem stress ;)

Essa questão do deposito sem membrana, não estou também a compreender... e penso que também devias analisar... A questão da membrana é importante pois permite que abras por exemplo uma torneira só a metade... sem esforçar a bomba... (Acho eu que é a membrana que possibilita isso...). Não compreendo o porquê de 200L... o porque de ser em inox... e o porquê de não ter membrana...
O meu é daqueles vermelhos... comuns de 50litros, com membrana a ar la dentro... e posso abrir as torneiras só um bocado...ou no máximo sem stress...
Entretanto já instalei mais um deposito de 10kL porque tenho alguns bebedouros automáticos na bicharada e não se têm dado bem com a pressão do circuito da bomba... E fiz um pequeno tanque para a rega gota a gota do pomar...

E pronto... agora sim prometo que me vou calar :p

Força com isso ;)
 
Re: Projeto de uma vida [FURO Captação de água - FEITO] PÁG:14

O meu conhecimento no assunto também ñ é muito :D

Mas vou tentar responder por partes do que sei ;)

- Esta zona ñ é muito rica em água, na casa ao lado o poço de Verão chega a ficar sem água, em casa dos meus sogros tem dois poços, de Verão um deles costuma ficar sem água e há a necessidade de usar o outro poço;

- O meu terreno tem 425m2, sendo que cerca de 100m2 vao ser de jardim;

- Tenho consciência que para compensar o investimento........ só daqui a uns largos anos;

- Esta é a zona mais cara em termos de abasteciemtno de água, para teres uma ideia, estive um ano num apartamento alugado e pagava todos os meses 15/20€, e ñ lavava carros, ñ tinha jardim, ñ tomava banho em casa (tomo no trabalho que é mais barato), a roupa a lavar era só a minha porque a da maria era lavada em Odemira onde trabalha, máquina de roupa e louça A+++, os dois autoclismos com garrafas de água de 1,5L dentro......, e os antigos inquilinos pagavam 100€ mensais de água!!!!
Por isso eu quase que era obrigado mesmo a fazer um furo.

- Pq dizes que a bomba vai arrancar de 30 em 30 minutos? Para evitar isso penso que o balão de 200L chega (pelo menos pelo que vi num forum de eletricidade);

- Pelo que me deu a entender esta bomba já ñ funciona por sondas, vai levar um quadro digital blablabla....;

- Balão de 200L e a bomba em questão foi o homem que me aconselhou e recomendou, e aconselhou também a recolher mais orçamentos, e para ter em atenção para ser tubo de no minimo de 12Kg e para ñ ter emendas.
 
Re: Projeto de uma vida [FURO Captação de água - FEITO] PÁG:14

Digo que vai arrancar de 30 em 30 minutos porque repara...
100m2 de jardim, tem pelo menos 5 ou 6 fases de rega... a 10minutos de manha e 10 a noite... dá 120minutos por dia... que são 2 horas...

Uma baomba para a rega desse espaço só com essas fases, tem que andar na volta dos 2mil litros hora.. portanto... pelas contas... não consegues regar o jardim todo na mesma hora... e a bomba vai ter que pelo menos arrancar umas 4 vezes de manha e outras 4 à noite... Isto se o furo repuser a água rapido...


Estou errado?! Se calhar tou a ver mal a "cena"... não sei...
 
Re: Projeto de uma vida [FURO Captação de água - FEITO] PÁG:14

Se estás errado ou certo.......... ñ sei :lol: :lol:

Mas um dos picheleiros que me deu orçamento, disse que para colocar o sistema de rega automática bastaria um ou dois setores, mas provavelmante um chegaria!! E que 6/7 aspersores/pulverizadores chegavam!!

- - - - - - - - - -

Outra questão, eu também vou ter água da companhia, mas a mais utilizada em prencipio vai ser a do furo, para tentar rentabilizar o investimento ;)
 
Re: Projeto de uma vida [FUNDAÇÕES - FEITAS] PÁG:15

Desta vez é que vai :D :D

Na segunda feira foram feitas as marcações, e na 4ª começaram as fundações. Hoje devem ficar concluidas.
Para semana se tudo correr bem já ficam cheias de ferro e betão :)

Já atualizei a 1ª página com os custos até ao momento, já vai nos 17,405.00€, isto tudo antes de começar a construção propriamente dita!!!!

Logo (se conseguir) posto fostos do "ponto da situação" ;)
 
Re: Projeto de uma vida [FUNDAÇÕES - FEITAS] PÁG:14

Atualizando este tópico, as obras iniciaram no dia 01SET2014, e após dois meses a parte de pedreiro estava praticamente concluído. Ficando apenas a faltar a abertura de rasgos, passeios e muro exterior.
Até agora tem corrido tudo muito bem, espero que assim continue.

Agora algumas fotos:

ORRtS4m.jpg


1EzqKQs.jpg


jSc90R5.jpg


ctwSp6J.jpg


j5ZHo0J.jpg


YXQ9hLO.jpg


e7LYNxX.jpg


PbLggz4.jpg


jfR75WO.jpg


fyXOwxa.jpg


irTEPaP.jpg


qrMG23m.jpg


ZhImW3x.jpg


geX2oXe.jpg
 
Last edited:
Re: Projeto de uma vida [FUNDAÇÕES - FEITAS] PÁG:14

Uau, já se vê muita coisa! Fantástico, adoro ver construções em "tempo real". Espero um dia fazer uma coisa assim também! :)
 
Re: Projeto de uma vida [Obra de pedreiro CONCLUIDA] PÁG:14

Já se vê alguma coisa :D

Vai atualizando isto, também gosto de acompanhar estes projetos de casas ;)
 
Re: Projeto de uma vida [Obra de pedreiro CONCLUIDA] PÁG:14

a parede de lado da cozinha está mais recuada, o que pensas fazer naquele pequeno espaço?
 
Re: Projeto de uma vida [Obra de pedreiro CONCLUIDA] PÁG:14

Muito bom;)
Alguns pormenores interessantes... Tou a gostar... Vai mantendo isto actualizado.. ;)

Bateu-me uma certa saudade de quando andava nessa "fase"... mas... LOLOL Espero nunca mais voltar a passar por ela... LOL
Ainda não tás cansado de ralhar e de pensar e correr?! :p
 
Back
Top