Como é isso em termos de conforto e dinâmica em estrada?
Os bancos ajudam muito ao conforto.
A suspensão não é demasiado rija como no Audi mas não o sinto barco. Por ser tracção às quatro acaba por o tornar bastante agil e fácil de conduzir (mas reforço o que já disse em tempos, continuo a preferir o feeling do A5 - ou pelo menos o meu carro).
Este fds foi dia de fazer manutenção ao electrico por dois motivos (primeiro pq tinha detectado casquilhos ressequidos qd troquei de pneus e depois porque o carro andava a fazer um barulho em paralelo que pensava eu ser do braço superior da frente).
Foto do casquilho ressequido:
Encomendado o material na Autodoc (não consegui arranjar uma única loja em Portugal que comercialize material para a Tesla).
A Tesla vende material completo (para mim fora de questão - não vou pagar 200€ por um braço qd um casquilho custa 20€).
Falando com a marca que fornece à Tesla, passaram o contacto de alguns fornecedores em Portugal. Tendo falado com eles, ninguém, de todos para quem liguei, nunca venderam peças de manutenção!!!).
Sinceramente, não entendo....
Do que me apercebo, quem tem Tesla das 2, 1 (ou não faz manutenções, ou quando vão à marca pagam a troca de peças sem haver necessidade).
Foto da comparação dos braços superiores:
O preto deve ser de ferro pois o seu peso é praticamente o dobro do alumínio. A concepção tb tem um defeito no desenho na sua ponta, dado que quando chove, ao longo do tempo vai entrando agua, estragando-o precocemente. Desta forma, decidi fazer este upgrade.
Aqui a foto do casquilho já apontado ao sitio. Não tirei foto da troca, não tem nada que saber.
Já tinha as marcas feitas, foi só levar à prensa e trocar.
Aproveito e partilho a foto da frunk desmontada.
Como vêm, os tipos da Tesla só pintam o exterior do carro. O interior (chassi) está com a cor base (ou primario, se assim quiserem chamar), lol.
Aquando da troca dos braços/casquilhos, reparei que o eixo de transmissão junto ao motor estava a fazer barulho.
Movimentando a zona do disco/calços, do outro lado no veio agarrado ao motor senti-a um chocalhar de esferas. Por isso, fiquei logo a suspeitar que não teria resolvido totalmente o problema dos ruídos.
Fiz o teste na estrada, e apesar de ter melhorado substancialmente o chocalhar em paralelo, o ruido continuava lá.
Já andei a ver preços. O veio completo custa para cima de 600€. Mas o veio da ponta junto à caixa velocidades/motor custa muito menos, na ordem dos 60€.
https://www.auto-doc.pt/gsp/18475637
ou
https://www.auto-doc.pt/kavo-parts/20306056
O problema agora é que não tenho elevador para fazer o serviço nem sei como se troca isto.
Alguém tem ideia onde posso fazer este serviço? Alguma dica?
Isto é acessível por baixo do carro, basta tirar a protecção e isto fica logo à vista. Mas como nunca desmontei estas coisas, não faço ideia da dificuldade. :s
Edit:
Encontrei agora um video a mostrar como se tira. Que trabalheira do catano para remover o veio. :s