Os meus sogros vivem numa zona sem cobertura TDT pelo menos agora, a uns 4 meses mandei um mail para a TDT e a 2 ou 3 dias veio a resposta que pode te ajudar e não sei se não será preferivel.
Caro Sr.,
Obrigado pelo seu contacto.
Em relação à questão que nos colocou, após avaliação técnica, informamos que está numa zona com probabilidade reduzida de cobertura TDT (Televisão Digital Terrestre). Uma pequena percentagem da população portuguesa não terá acesso à nova televisão digital por via terrestre, uma vez que não existe viabilidade técnica para a cobertura TDT de todo o território nacional. Para estas situações, o serviço de televisão digital com os canais gratuitos nacionais, será assegurado através de uma tecnologia alternativa, ou seja, de uma solução TDT complementar via satélite (Direct To Home – DTH).
Na TDT Complementar, tal como na TDT, o serviço de visualização dos canais nacionais em sinal aberto é gratuito bem como estão disponíveis as funcionalidades Guia de Programação Eletrónico e a Barra de Programação.
É possível que em determinadas zonas, ainda em avaliação, a Portugal Telecom proceda ao reforço de cobertura TDT. No entanto, se pretende desde já migrar para a Televisão Digital, deverá adquirir o Kit TDT Complementar (descodificador DTH), que permite o acesso à Televisão Digital via satélite, constituído por um equipamento descodificador DTH, um telecomando, cabos de ligação e um smartcard.
Poderá consultar aqui a lista de lojas que atualmente comercializam este equipamento. Prevê-se que a partir do próximo mês a lista de lojas que vendem o equipamento TDT Complementar seja alargada, pelo que poderá ser mais vantajoso aguardar que o equipamento fique disponível num ponto de venda mais próximo da sua morada.
Quando se dirigir a uma das lojas indicadas para adquirir o Kit TDT Complementar, deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos (não serão aceites cópias dos mesmos):
§ Documento de identificação pessoal (Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte) ou Registo comercial (no caso de empresas);
§ Cartão de Contribuinte, caso não apresente o Cartão de Cidadão;
§ Comprovativo de morada do adquirente, referente a um dos últimos três meses: fatura da luz, água, gás, telefone ou serviços de comunicações eletrónicas (não serão aceites quaisquer outros documentos).
O primeiro Kit TDT Complementar por morada será comparticipado, para casas que não tenham serviços de televisão paga, e o seu custo é de 77 euros (valor com IVA incluído). A compra deste primeiro Kit possibilita ainda o acesso a uma segunda comparticipação por morada no valor de 22 euros (valor com IVA incluído). Para candidatar-se a esta comparticipação, consulte o programa de comparticipação a equipamento TDT Complementar.
O custo dos Kits TDT Complementar (DTH) adicionais, nas situações em que existe mais do que um televisor por habitação, é de 96 euros por equipamento (valor com IVA incluído). Nas habitações que têm serviços de televisão paga, o custo de aquisição do primeiro Kit TDT Complementar é o mesmo que se aplica aos descodificadores TDT Complementar adicionais (96 euros, valor com IVA incluído).
O Kit TDT Complementar é vendido em regime de auto-instalação ou poderá optar pela instalação efetuada por um instalador habilitado com um preço acordado de 61 euros (IVA incluído) para a instalação de um Kit TDT Complementar, que inclui antena parabólica e cablagem. Consulte aqui mais informações.
Para mais informações estamos sempre disponíveis em
TDT - Televisão Digital Terrestre.
Obrigado e até breve,