@americocss, obrigado pelo teu input. Concordo contigo na generalidade, mas na especialidade tenho pontos de vista distintos.
(...)e metia koni fsd, são espectaculares esses amortecedores e só o nome diz tudo ou bilstein b4 ou b6, (...)
Pois, concordo...FSD são muito interessantes (ou não, há quem os deteste) mas isso do "nome diz tudo" a mim, não me diz nada
Além do que os B4, por exemplo, são de gama equivalente aos STR-T e aos Excel G. E os STR-T são reparáveis, o que pode ser uma vantagem...
(...) agora pensa bem no que vais meter nao queiras gastar dinheiro duas vezes mais vale comprar algo mais caro mas que dure mais,
Como em tudo na vida, eu pauto-me pela relação qualidade/preço e opções realistas. Já tive Koni Special num Punto TD c/ molas Sparco rasteirinho e com um comportamento muito espectacular... Hoje não é essa "agressividade" isso que procuro.
tenho um amigo com um leon rebaixou o carro e comprou uns amortecedores novos mas a qualidade nao era a melhor e foram à vida e ele é de estimar, desviava-se sempre dos buracos e sempre devagar em estradas com mau piso agora vai comprar uns coils bilstein b14 ou b16, e agora diz para o pessoal quando comprarem comprem algo com qualidade.
He pá, não tenho o minimo interesse em soluções desse tipo. Primeiro pela guita que custam e depois porque a minha exigência não vai a esse nível. Na minha condução nunca tiraria partido de uns B14 ou B16.
(...)Agora o que os outros dizem não se escreve,(...) para muitos o que interessa é preço baixo tipo coils a 250€ ainda são mais baratos que uma suspensão para bike
Mas então, se o que os outros dizem não se escreve, porque deveria ligar ao que tu dizes?
Brincadeiras à parte, obviamente que uns coils que custem 250€ não podem, à partida, ser tão bons como uns B14 ou B16 ou semelhante.
Como também não é verdade que só os Koni FSD ou os Bilstein B6/B8 é que são bons. Depende sempre da relação custo/beneficio que pretendes e a utilização que vais dar ao material.
Se o orçamento fosse ilimitado ou tivesse muito tempo para esperar e amealhar, provavelmente não teria estas dúvids... O que é facto é que tenho de arranjar solução, porque os amortecedores estão compeltamente shot (há um q tá +- lol)...
Vou confirmar os meus orçamentos e decidir. Nem que tenha de "empurrar" as molas para outra altura...