REPRO audi a3 2. 140

....
2- querias uma repro fraca para nao estragar nada – exato….n tou a ver o problema se nao queres estragar nada nao inventas é simples :green:

3- tiveste algumas opinioes de quem fez repros ( e claro estragou o que ja estava estragado muito bom...), estragou?....como sabes?.... sei pq acontece a todos... e por experiencia propria de inventar ...

4- fizeste a repro e depois dizias que era fraca , sim testei e na pratica parece k n compensou assim tanto….. se calhar nem repro levou... com sorte so te limparam o Cat ou anularam a Fap... nao sei se o teu ainda é de catalizador ou nao, pois se ate com uma box se nota bem a diferença com uma repro por mais fraca que seja 20cv's ainda se nota bem a diferença...

5- agora queres tirar a repro pq o turbo assobia!?!?!?! É uma hipótese….para não ter que gastar mais ainda…. se por ventura o turbo ja esta danificado nao é por tirares a suposta repro que ele vai milagrosamente ficar bom...

Entao tambem te aconteceu....

Entao se sabias porque nao me respondeste antes de eu fazer a repro?...
E ja agora.... a repro foi so electronicamente.....centralina....
Mas quase te garanto que se tirar a repro o assobio desaparece... queres apostar?....
Talvez o turbo esteja velhinho e cansado....e com a repro tem mais força e mais se ouve...
Sem a repro nao xega a ouvir-se porque nao tem tanta força...
E nao foi inventado....foi tudo pensado antes...
Nao costumo fazer as coisas sem pensar e sabia bem dos riscos....
Mas tambem sei que nao é por por uma repro e testar andar com o carro em 5 minutos se estraga , porque nem acelerei sequer a esse ponto.
Apenas andei devagar e sente-se logo a diferença do assobio.

Soluçao?... isso é que interessa...
na tua opiniao é nao fazer nada....?

Não...erro meu, mas quase todos fazem isso para não estar a gastar...enfim...pronto..um desabafo: estou ate angustiado com esta me****
por isso é que falei em desistida da repro, tenho o ficheiro original

1- Não respondi antes pq raramente venho aqui ...
2- Não faço apostas, apenas falo por experiencia propria e por o que vejo e o que leio em foruns estranjeiros...
3- Que eu saiba as repros sao todas eletronicas :green: é o mesmo que uma Box...
4- Se foi tudo pensado antes nao percebo qual a duvida agora!!!!????
5- Na minha opiniao se era a repro que queria iria ficar com a repro, se depois a mesma obriga a um turbo xpto ou a uma reprogramacao mais eficaz tb iria optar realizar ... se o meu intuito era ter um carro mais potente iria seguir esse caminho ... e nao estar aqui com problemas existenciais ...

1- Não respondi antes pq raramente venho aqui ...
2- Não faço apostas, apenas falo por experiencia propria e por o que vejo e o que leio em foruns estranjeiros...
3- Que eu saiba as repros sao todas eletronicas :green: é o mesmo que uma Box...
4- Se foi tudo pensado antes nao percebo qual a duvida agora!!!!????
5- Na minha opiniao se era a repro que queria iria ficar com a repro, se depois a mesma obriga a um turbo xpto ou a uma reprogramacao mais eficaz tb iria optar realizar ... se o meu intuito era ter um carro mais potente iria seguir esse caminho ... e nao estar aqui com problemas existenciais ...

Esquece... quero resolver o problema e tu queres confusao...

O que tu les nos foruns isso faço eu a anos.
Se foi tudo pensado antes..significa que nao foi como tu dizias...que é sempre a mesma coisa que as pessoas nao leem....
E foi por ler que fiz a repro, que quase todos diziam que nao fazia mal se for leve

Last edited:
deixa ver se percebi bem este topico...

1- querias opiniao sobre repro
2- querias uma repro fraca para nao estragar nada
3- tiveste algumas opinioes de quem fez repros ( e claro estragou o que ja estava estragado :green: muito bom...)
4- fizeste a repro e depois dizias que era fraca
5- agora queres tirar a repro pq o turbo assobia!?!?!?! ...

Agora nao fazes nada, e quando o turbo e embreagem berrarem fazes como os outros, trocas as peças e dizes que foi mal trato do antigo dono :green:

Tens de ter em mente que quando alteras um carro ele nunca mais vai ficar igual e tens de estar preparado para os riscos, se eles ja de origem se estragam obviamente que alterados tambem se vai estragar e requerem mais cuidados e manutenções oleo e filtros mais curtas 10 em 10mil kms no maximo e correias e bomba agua de 60 e em 60 mil ...

Oh Santinhos cada um sabe de si sim? Se eu conhecia o carro que comprei, sei do que falo...
Mas isso é outra história..

Até porque isso vindo de um gajo com um vitara...... (Comprei um à três meses e fui dar com tópicos seus nos foruns da suzuki quando andava a ver de mods :p Ainda aprendi umas coisas :p)

Last edited:

E foi por ler que fiz a repro, que quase todos diziam que nao fazia mal se for leve

por tu assumires como verdade tudo o que dizem, ou a maior dizem, é que tu erras.
nos forum raras são as pessoas que sabem do que falam, e dentro das que sabem poucas são as que falam.
se um repro não te chega, vendes o carro e compras um a3 170 de origem ou compras mais cavalos.

por tu assumires como verdade tudo o que dizem, ou a maior dizem, é que tu erras.
nos forum raras são as pessoas que sabem do que falam, e dentro das que sabem poucas são as que falam.
se um repro não te chega, vendes o carro e compras um a3 170 de origem ou compras mais cavalos.

Xiii que grande exagero!
Vou vender so porque o turbo assobia ligeiramente...por isso eu disse que talvez colocasse original para nao assobiar.... so que nao tenho é a certeza se vai deixar de assobiar como antes...
Quanto ao dizeres que toda a gente nao sabe o que diz....nao é bem assim... MAs quando me dizem algo eu tenho consideraçao no que diz...e foi por isso mesmo que me levou a fazer repro

Last edited:
Xiii que grande exagero!
Vou vender so porque o turbo assobia ligeiramente...por isso eu disse que talvez colocasse original para nao assobiar.... so que nao tenho é a certeza se vai deixar de assobiar como antes...
Quanto ao dizeres que toda a gente nao sabe o que diz....nao é bem assim... MAs quando me dizem algo eu tenho consideraçao no que diz...e foi por isso mesmo que me levou a fazer repro

não falei sobre o turbo.
eu não disse isso, eu disse: "nos forum raras são as pessoas que sabem do que falam, e dentro das que sabem poucas são as que falam."
são coisas diferentes

O que tu les nos foruns isso faço eu a anos.
Se foi tudo pensado antes..significa que nao foi como tu dizias...que é sempre a mesma coisa que as pessoas nao leem....

Continuo sem saber qual o teu problema... o carro de origem sem catalizador tb ouves e bem o assobiar do turbo... o carro de orgiem tb parte o turbo e por vezes nem chega a assobiar, tens um carro com alguns anos, dás-lhe carga por mais leve que seja é carga depois á e tal estragou-se...

Tal como te disse antes, se ias por esse caminho tinhas de estar preparado, se querias algo leve tinhas posto uma Box ou mudavas so o filtro de ar e anulavas o Catalizador ou Fap... nao sei que andas a ler mas penso que deverias de ler mais e melhor...

- - - - - - - - - -

Oh Santinhos cada um sabe de si sim? Se eu conhecia o carro que comprei, sei do que falo...
Mas isso é outra história..

Até porque isso vindo de um gajo com um vitara...... (Comprei um à três meses e fui dar com tópicos seus nos foruns da suzuki quando andava a ver de mods :p Ainda aprendi umas coisas :p)

Tens de ler mais, ja vendi o Vitara á mais de 1 ano :green: ...

Xiii que grande exagero!

1. qualquer A3 2.0 Tdi 140cv em bom estado com um remap bem efectuado suporta mecanicamente 170cvs todos os dias da semana.
2. qualquer 2.0 Tdi 140cv com um dono que lhe dá escáfia (com ou sem remap) não há material que aguente.
3. um turbo a assobiar não quer dizer que já esteja de saída. as vezes basta ser recalibrado para o assobio desaparecer.
4. não é por tirares o remap que resolves o assobio. ele assobia sempre, mas quanto mais pressão mais alto assobia.
5. um remap é a melhor maneira de se saber o que se tem. se o carro tiver algum problema, ele vai emergir.
6. um remap pode somar só mais 20cvs e fazer muito pior que um que soma 30 ou até mais.
7. foruns, wikis e afins estão longe de ser uma boa referencia para quem quer saber bem das coisas, portanto ler foruns estrangeiros ou nacionais não faz ninguém expert, principalmente se for alguém que lê, lê mas não faz nada.
8. um remap se provoca maiores débitos, maior pressão de turbo, podemo dizer que trás mais desgaste. Nim, porque se for feito bem dentro dos limites do material não há crise. Mas se for no limite ou se algo já não tiver a 100% vai falhar.
9. o ponto 8 pode ainda ter mais relavância num país como o nosso onde a maior parte das pessoas não faz a manutenção devida aos veículos.

RESOLVIDO:

O assobio era da EGR. Com EGR activa ele nao assobia.
E com ela anulada assobia. Perde-se um pouco de baixas, mas prefiro que nao assobia e mantenho activa.
Aproveitei e meti mais 10cv.
Na teoria a EGR nao tem nada a ver mas...na pratica nao assobia....nao sei se tem alguma coisa a ver mas ouço mais a descompressão no mudar as mudanças e talvez abafe o assobio nao sei.

Agora so outra questao....quando anulam a EGR electronicamente tambem tem que se anular com juntnas cegas?...
Secalhar na volta era disso....a pessoas que dizem que é necessário anular com juntas cegas depois de anular a egr....porque?

Uma coisa é certa: NAO, nao era do turbo. :) e nao se "estragou" lol

RESOLVIDO:

O assobio era da EGR. Com EGR activa ele nao assobia.
E com ela anulada assobia. Perde-se um pouco de baixas, mas prefiro que nao assobia e mantenho activa.
Aproveitei e meti mais 10cv.
Na teoria a EGR nao tem nada a ver mas...na pratica nao assobia....nao sei se tem alguma coisa a ver mas ouço mais a descompressão no mudar as mudanças e talvez abafe o assobio nao sei.

Agora so outra questao....quando anulam a EGR electronicamente tambem tem que se anular com juntnas cegas?...
Secalhar na volta era disso....a pessoas que dizem que é necessário anular com juntas cegas depois de anular a egr....porque?

Uma coisa é certa: NAO, nao era do turbo. :) e nao se "estragou" lol

Não sei se fico mais surpreso com o relato se com a conclusão.

1. a EGR por defeito está sempre fechada, e só abre em regimes onde não há carga solicitada. portanto o assobio desaparecer em nada tem a ver com a EGR (a não ser que a mesma não feche devidamente)
2. normalmente quando alguém pensa em anular a EGR é quando ela já está com problemas, dai a junta cega para garantir que está tudo fechadinho.
3. a EGR pode ser totalmente anulada/desactivada ou simplesmente mapeada para estar sempre fechada (um simples log com vcds do seu duty cycle diz-te como ela está)
4. o ponto anterior garante que ela está sempre fechada (nem perdes tempo com o fecho) portanto se algo notarias era ganhos em baixas (que a existirem seriam quase 0) mas nunca percas.
5. isso de meter juntas cegas e anular depois é erróneo. muitos carros têm um sensor para detectar se passam gases quando ela está aberta. com a junta nesses casos o sensor vai acusar erro. o que 99% da malta faz é simplesmente apagar esses erros da tabela de erros da ecu (o funcionamento da EGR nem sequer é alterado).

Dado o teu feedback cheira-me que o que fizeram foi colocar um mapa bastante mais suave (não quer dizer que faça mais nem menos 10cvs), que puxa muito menos pelo turbo, dai o assobio.

Não sei se fico mais surpreso com o relato se com a conclusão.

1. a EGR por defeito está sempre fechada, e só abre em regimes onde não há carga solicitada. portanto o assobio desaparecer em nada tem a ver com a EGR (a não ser que a mesma não feche devidamente)
2. normalmente quando alguém pensa em anular a EGR é quando ela já está com problemas, dai a junta cega para garantir que está tudo fechadinho.
3. a EGR pode ser totalmente anulada/desactivada ou simplesmente mapeada para estar sempre fechada (um simples log com vcds do seu duty cycle diz-te como ela está)
4. o ponto anterior garante que ela está sempre fechada (nem perdes tempo com o fecho) portanto se algo notarias era ganhos em baixas (que a existirem seriam quase 0) mas nunca percas.
5. isso de meter juntas cegas e anular depois é erróneo. muitos carros têm um sensor para detectar se passam gases quando ela está aberta. com a junta nesses casos o sensor vai acusar erro. o que 99% da malta faz é simplesmente apagar esses erros da tabela de erros da ecu (o funcionamento da EGR nem sequer é alterado).

Dado o teu feedback cheira-me que o que fizeram foi colocar um mapa bastante mais suave (não quer dizer que faça mais nem menos 10cvs), que puxa muito menos pelo turbo, dai o assobio.

Sim a EGR que anulei foi atraves da repro.
Eu testei o mapa igual com a egr anulada e de seguida com egr activa. E com ela activa nao assobia.
O meu carro tem quase 200 000 kms, pode é precisar de uma limpeza. Sera muito caro isso?...Ou dá para eu fazer isso?....Ou é uma grande aventura?....

Ah..outra coisa, tambem noto que com a egr activa o motor as vezes abana mais um pouco em relantim....e com a egr anulada nao. so nao sei se é psicologico , pois já testei tanta coisa... mas penso que nao.

E o liquido refrigerante perde-se ligeiramente com a egr ligada, quando a anulei notei que nao bebeu nadinha...
Será que tem uma coisa a ver com a outra?

Back