Caros colegas gostaria de expor uma situação para que me dessem a vossa opinião:
Fizeram-me à cerca de um ano e dois meses uma reprogramação para 200 cv no meu audi a3 2.0 tdi 140 cv com o motor bkw e 95 mil km actualmente. Desde há três dias que ouço um assobiar do turbo (tipo ambulancia ou carro da psp- que quase nem se nota... é uma coisa tola, mas incomoda para quem está habituado a ouvir o trabalhar do turbo normal, que continua a fazer o seu barrulho normal, mas agora vem com o dito assobio). Fui à oficina com o a3 e o pessoal diz que tem de levar um turbo novo pois segundo eles o turbo pode ter folga. Fui também à audi (marca) para tentar resolver o assobio e reprogramarem o a3 para os 140 cvs de origem, pois em minha opinião essa cena da reprogramação é a consequencia desta situação (mesmo depois de ter passado 1 ano da reprogramação da centralina), visto que o carro com 200 cvs é normal haver mais pressão no turbo do que com 140 cve nem as peças de origem estão preparadas para tal potência (penso eu). Qual foi o meu espanto: o técnico da marca (cá em Ponta Delgada- São Miguel, Açores) disse-me (por alto) só com o programa que se fez a dita reprogramação é que eu consigo por aquilo originalmente. Cá para mim, a marca não quer fazer o serviço por medo ou incompetência (pois eles de certeza que têm os ficheiros originais e a máquina para os por no meu a3). O técnico também disse-me que o turbo podia durar 1 ano ou vários anos. Na minha opinião quando um turbo tem problemas simplesmente deixa de funcionar, ou o carro perde força no andamento. NÃO É O CASO DO MEU A3 QUE CONTINUA COM O MESMO DISPARO E ANDAMENDO.
Gostaria que me ajudassem nessa questão do turbo, pois acho que vou ter mesmo de por um novo turbo e vai-me custar 1080 € mais a mao de obra. E já agora o que dizer sobre a atitude da marca cá de Ponta Delgada, pois de certeza que eles podem fazer de tudo no audi porque são a marca (afinal de contas): têm de estar preparados para todas a eventualidades de um audi, logo eles só não fazem o que não querem. Aconselham-me a por o meu a3 com os 140 cv de origem de modo a não ter mais problemas que supostamente não devia de ter?. O que é que me aconselham fazer no meu a3?
Obrigado.