reparo que na maior parte das vezes quando alguém coloca uma duvida à 1 ou 2 membros a responderem correctamente e prái 20 a porem achas na fogueira sem contributo absolutamente nenhum culmimnando numa dispersão dos assuntos e na discussão entre membros.
Bem, pegando na pergunta inicial.
Repros, qualquer 1 consegue fazer. Agora, bem feito não é qualquer 1.
Uma repro de quem faz bem, deve ser uma casa especializada na area, as intervenções respeitam os parâmetros da marca, podendo ultrapassar os limites máximos recomendados mas acarretando risco acrescido.
Uma repro bem feita, fica dentro dos parametros minimo e máximo que a marca permite, extraindo todo o sumo possível e fazendo uma optimização de diversos factores.
Até à uns anos atrás as repros custavam os olhos da cara mas hoje em dia estão bastante acessiveis, visto ter-se tornado uma banalidade, aumentado a concorrência e a facilidade de acesso a mecanismos para efectuar as respectivas operações.
O senão das repros é que não pode ser revertida a qualquer momento e pelo próprio.
Para isto existem já alternativas bastante simpáticas no mercado com provas dadas. As famosas chip boxes.
Há quem diga que não faça nada, mas isso são as más linguas.
O beneficio que têm é que podemos instalar e desinstalar em minutos

Tão aqui 2 exemplo:
<<<-----SELECIONE A SUA MARCA E MODELO
Chiptuning of RaceChip - the Powerbox for safe motor tuning
O 1º web site não se consegue encontrar qualquer contacto. Nem email, nem telefone, nada nickles. Fica só mesmo pela informação.
O 2º é uma empresa especializada e alemã. Garantida de qualidade absoluta!
O que tenho notado nestas boxes é que a maior parte dela só é compativel com motores common rail...
Pena não dá para a minha argolas que apesar de muitos kms estou muito tentado em experimentar uma destas boxes.
Qualquer repro ou box que seja altera a longevidade do motor inequivocamente.
Uma atenção redobrada e revisões mais detalhadas são recomendáveis mais que não seja a nível preventivo.
Agora lá está, se andar sempre a partir é garantido que por mais boa que seja a repro ou a box o motor puff numa beca e o carro passa a andar às costas dum reboque.
Em condução normalissima acho que até acaba por ser uma alteração positiva pois ajuda no consumo e caso precisemos fazer uma ultrapassagenzita ou uma subida a resposta está lá mais pronta.