Vamos lá pôr ordem nisto!
Sou Instrutor e Director de uma Escola de Condução.
Tenho especializações em Segurança Rodoviária, Direito Rodoviário e Socorro a Vítimas com Suporte Básico de Vida.
Faço actualizações regularmente tanto em Portugal como no estrangeiro.
Já passei pela competição automóvel.
Aprendi a conduzir com 8 anos.
Gosto de andar depressa
Penso que basta para se perceber que tenho muita experiência em condução automóvel.
Toda a legislação que está no primeiro post é a correcta. Destaco legislação, porque também se tem lido por aqui simples pareceres de algumas entidades, mas pareceres é uma coisa que também eu dou ao IMTT (ex-DGV) ou a quem o solicite.
O que eu vou aqui deixar não é um parecer meu, mas sim o procedimento reconhecido e correcto a adoptar nas rotundas europeias.
:arrow: Nas rotundas devemos praticar uma condução segura, fluente, e que se adapte tanto às condições físicas, como da intensidade do trânsito.
Assim, o condutor pode circular por qualquer das filas da rotunda, desde que cumpra as regras de mudança de fila (ver---» sinalizar---» executar).
A maioria das rotundas são as pequenas, seguidas pelas médias, e em reduzido número estão as grandes como a Rotunda da Boavista no Porto.
Nas muito pequenas devemos circular pela direita, visto que seria difícil e perigoso fazê-lo pela esquerda, excepto quando for para efectuar inversão do sentido de marcha.
Nas pequenas, devemos circular pela direita se for para sair na primeira ou na segunda saída, circular pela esquerda se formos sair na terceira ou quarta saídas caso exista.
Nas médias devemos circular pela direita se escolhermos a primeira saída, e pela esquerda para as restantes.
Nas grandes de 3 filas, devemos circular pela direita para a primeira saída, a central para a segunda, e a terceira para as restantes.
Nas grandes com 4 ou mais filas, devemos circular pela fila correspondente à saída pretendida.
Atenção que o condutor deve mudar de fila de forma segura, progressiva e suave, quer seja da esquerda para a direita, como o contrário.
Se o condutor optar por circular sempre pela direita, e mesmo sabendo que não será responsabilizado por um eventual acidente, deve adoptar uma condução defensiva.
Germano Pereira