Rotundas desmitificadas..

na minha opiniao a forma mais correcta é segundo a "recomendação" mas o que conta em termos de lei é circular mais a direita pq esta sempre protegido em caso de embate.
Eu sempre fiz segundo a "recomendação" e nao segundo a lei pois pensei que a recomendação fosse lei. Como n é continuo a proceder como antes mas sempre com o cuidado de nao apanhar um tinhoso que decida fazer a rotunda toda pela direita...
 
wochi disse:
na minha opiniao a forma mais correcta é segundo a "recomendação" mas o que conta em termos de lei é circular mais a direita pq esta sempre protegido em caso de embate.
Eu sempre fiz segundo a "recomendação" e nao segundo a lei pois pensei que a recomendação fosse lei. Como n é continuo a proceder como antes mas sempre com o cuidado de nao apanhar um tinhoso que decida fazer a rotunda toda pela direita...

Já somos 2 8)
 
Atenção aos que pensam que na faixa da direita podem fazer tudo o que quiserm que tem sempre prioridade.

Nao se esqueçam que quem circula pela direita tem de dar prioridade aos que estão nas faixas da esquerda, pois segundo o codigo devemos facilitar a ultrapassagem.
E os que vão nas faixas da esquerda quer numa rotunda quer numa outra estrada qualquer com mais do que uma faixa na qual só se pode usar as faixas da esquerda para a realização destas manobras.

Para o resto a lei está na primeira pagina no primeiro post.
 
pois...e provares que alguem n te facilitou uma ultrapassagem? vai sempre contar quem estava pela direita por mt "injusto" que seja
 
eu aos 16 anos tirei a carta de 125cc, o instrutor ensinou-me a fazer as rotundas como já foi aqui dito ( faixa á direita para sair na saída imidiatamente a seguir, fixa á esquerda para contornar a rotunda), 2 anos depois tirei a carta de 250cc e ligeiros, aí a versão já foi a de circular sempre pela direita. eu confuso, disse ao instrutor que dois anos antes quando tirei a outra me tinham ensinado de outra forma, ele disse-me que não podia ter sido.
e agora ficamos em quê, qual deles tem razão :?:

ah, outra coisa, foi em escolas diferentes.

cumps
 
Audi_Driver disse:
eu aos 16 anos tirei a carta de 125cc, o instrutor ensinou-me a fazer as rotundas como já foi aqui dito ( faixa á direita para sair na saída imidiatamente a seguir, fixa á esquerda para contornar a rotunda), 2 anos depois tirei a carta de 250cc e ligeiros, aí a versão já foi a de circular sempre pela direita. eu confuso, disse ao instrutor que dois anos antes quando tirei a outra me tinham ensinado de outra forma, ele disse-me que não podia ter sido.
e agora ficamos em quê, qual deles tem razão :?:

ah, outra coisa, foi em escolas diferentes.

cumps

Boas

Quem tem razão é facil, é só ir ver o primeiro post, está la a lei ;)
 
Só gostava de saber o que é isso de facilitar a ultrapassagem.....

Eu entro numa rotunda para a faixa mais á direita...
Muda para a esquerda ...
Vou a contornar e passo uma entrada na rotunda..
Como tem uma faixa livre mais á direita, o gajo que está a espera entra..
Entra pro meu lado direito...
Está ao meu lado e eu quero sair...

1ª Bato e digo que o cidadão não me facilitou a ultrapassagem ???
2ªTravo e saio depois dele passar?
3ªVou dar mais uma volta ao carrocel e depois já venho na direita?

Acho que nunca é responsabilizado, quem vá a circular pela direita e alguem lhe bata. Quer seja a entrar ou a sair da rotunda.
Além disso, depois de ler a lei na pagina 1, acho que não restam nenhumas duvidas...
Mas se houver alguem da autoridade por aqui que se manifeste sff, sobre como é que aje nestas situações.
 
rjbonifacio disse:
2ª travas e sais depois dele passar
ou
4ª bates e pagas :lol:

Das poucas vezes que passo para a esquerda numa rotunda, tenho apanhado alguns gajos que vem pela direita e depois não posso sair onde quero...

Normalmente vou dar outra volta á rotunda para não estorvar quem vem a atrás, se eu travar...
Mas á custa dessas coisas, costumo andar sempre á direita... Quem bater paga e está feito.... Tão simples como isso.

Acho que é o que evita mais problemas e ficamos mais salvaguardados em relação a tudo.

Além disso é o que a lei diz...
 
PedroMachado disse:
Já somos 2 8)

X3 :)
Além dos que fazem ( se for preciso ) toda a rotunda pela faixa da direita há ainda os que, indo na faixa do meio ou da esquerda , simplesmente "cortam" a direito para a saída sem sequer olharem para onde quer que seja.
Essencialmente em Portugal não se sabe circular nas rotundas e os elevados acidentes, e as diferentes opiniões, assim o provam.
Nada como alterarem todas as rotundas para cruzamentos com semáforos...
 
Headless disse:
X3 :)
Além dos que fazem ( se for preciso ) toda a rotunda pela faixa da direita há ainda os que, indo na faixa do meio ou da esquerda , simplesmente "cortam" a direito para a saída sem sequer olharem para onde quer que seja.
Essencialmente em Portugal não se sabe circular nas rotundas e os elevados acidentes, e as diferentes opiniões, assim o provam.
Nada como alterarem todas as rotundas para cruzamentos com semáforos...

Teem estado a fazer exactamente o contrario por isso acho melhor te ires habituando...
 
joakimmf disse:
Só gostava de saber o que é isso de facilitar a ultrapassagem.....

Eu entro numa rotunda para a faixa mais á direita...
Muda para a esquerda ...
Vou a contornar e passo uma entrada na rotunda..
Como tem uma faixa livre mais á direita, o gajo que está a espera entra..
Entra pro meu lado direito...
Está ao meu lado e eu quero sair...

1ª Bato e digo que o cidadão não me facilitou a ultrapassagem ???
2ªTravo e saio depois dele passar?
3ªVou dar mais uma volta ao carrocel e depois já venho na direita?

Acho que nunca é responsabilizado, quem vá a circular pela direita e alguem lhe bata. Quer seja a entrar ou a sair da rotunda.
Além disso, depois de ler a lei na pagina 1, acho que não restam nenhumas duvidas...
Mas se houver alguem da autoridade por aqui que se manifeste sff, sobre como é que aje nestas situações.

Conforme vem no codigo, quando estas a ser ultrapassado não podes aumentar a velocidade e deves até abrandar.

Sabes tambem que deves sempre evitar um acidente, mesmo que saibas que tu tens prioridade.


E olha que as vezes estas coisas sao faceis de provar, não era o primeiro que apos interpelado pelas autoridades para preenchimento do auto afirmava algo do genero " Eu vi que ia bater mas como tenho prioridade..."
ou então " O gajo estava feito esperto a tentar-me ultrapassar mas eu tambem nao o deixei meter que estes gajos novos armados em espertos precisam de aprender.."
Para alem disso há sempre as ditas testemunhas




A minha regra nas rotundas é a velocidade, se vou pela faixa da esquerda vou mas porque vou mais rapido que qualquer um dos que vai pela faixa da direita, e se preciso de me posicionar na faixa da direita para sair da rotunda se necessario uso os 5,4 s dos 0-100 de acelaração que disponho e ponho as 3 centemas e meia de equideos a correr. No entanto tambem ja tive que ir dar mais uma voltinha...
 
mustang disse:
Conforme vem no codigo, quando estas a ser ultrapassado não podes aumentar a velocidade e deves até abrandar.

Sabes tambem que deves sempre evitar um acidente, mesmo que saibas que tu tens prioridade.


E olha que as vezes estas coisas sao faceis de provar, não era o primeiro que apos interpelado pelas autoridades para preenchimento do auto afirmava algo do genero " Eu vi que ia bater mas como tenho prioridade..."
ou então " O gajo estava feito esperto a tentar-me ultrapassar mas eu tambem nao o deixei meter que estes gajos novos armados em espertos precisam de aprender.."
Para alem disso há sempre as ditas testemunhas




A minha regra nas rotundas é a velocidade, se vou pela faixa da esquerda vou mas porque vou mais rapido que qualquer um dos que vai pela faixa da direita, e se preciso de me posicionar na faixa da direita para sair da rotunda se necessario uso os 5,4 s dos 0-100 de acelaração que disponho e ponho as 3 centemas e meia de equideos a correr. No entanto tambem ja tive que ir dar mais uma voltinha...

Com 5,4 dos 0 aos 100 não me preocupava muito com melgas nas rotundas :twisted:
 
Back
Top