wochi disse:na minha opiniao a forma mais correcta é segundo a "recomendação" mas o que conta em termos de lei é circular mais a direita pq esta sempre protegido em caso de embate.
Eu sempre fiz segundo a "recomendação" e nao segundo a lei pois pensei que a recomendação fosse lei. Como n é continuo a proceder como antes mas sempre com o cuidado de nao apanhar um tinhoso que decida fazer a rotunda toda pela direita...
Audi_Driver disse:eu aos 16 anos tirei a carta de 125cc, o instrutor ensinou-me a fazer as rotundas como já foi aqui dito ( faixa á direita para sair na saída imidiatamente a seguir, fixa á esquerda para contornar a rotunda), 2 anos depois tirei a carta de 250cc e ligeiros, aí a versão já foi a de circular sempre pela direita. eu confuso, disse ao instrutor que dois anos antes quando tirei a outra me tinham ensinado de outra forma, ele disse-me que não podia ter sido.
e agora ficamos em quê, qual deles tem razão
ah, outra coisa, foi em escolas diferentes.
cumps
rjbonifacio disse:2ª travas e sais depois dele passar
ou
4ª bates e pagas :lol:
PedroMachado disse:Já somos 2 8)
Headless disse:X3
Além dos que fazem ( se for preciso ) toda a rotunda pela faixa da direita há ainda os que, indo na faixa do meio ou da esquerda , simplesmente "cortam" a direito para a saída sem sequer olharem para onde quer que seja.
Essencialmente em Portugal não se sabe circular nas rotundas e os elevados acidentes, e as diferentes opiniões, assim o provam.
Nada como alterarem todas as rotundas para cruzamentos com semáforos...
joakimmf disse:Só gostava de saber o que é isso de facilitar a ultrapassagem.....
Eu entro numa rotunda para a faixa mais á direita...
Muda para a esquerda ...
Vou a contornar e passo uma entrada na rotunda..
Como tem uma faixa livre mais á direita, o gajo que está a espera entra..
Entra pro meu lado direito...
Está ao meu lado e eu quero sair...
1ª Bato e digo que o cidadão não me facilitou a ultrapassagem ???
2ªTravo e saio depois dele passar?
3ªVou dar mais uma volta ao carrocel e depois já venho na direita?
Acho que nunca é responsabilizado, quem vá a circular pela direita e alguem lhe bata. Quer seja a entrar ou a sair da rotunda.
Além disso, depois de ler a lei na pagina 1, acho que não restam nenhumas duvidas...
Mas se houver alguem da autoridade por aqui que se manifeste sff, sobre como é que aje nestas situações.
mustang disse:Conforme vem no codigo, quando estas a ser ultrapassado não podes aumentar a velocidade e deves até abrandar.
Sabes tambem que deves sempre evitar um acidente, mesmo que saibas que tu tens prioridade.
E olha que as vezes estas coisas sao faceis de provar, não era o primeiro que apos interpelado pelas autoridades para preenchimento do auto afirmava algo do genero " Eu vi que ia bater mas como tenho prioridade..."
ou então " O gajo estava feito esperto a tentar-me ultrapassar mas eu tambem nao o deixei meter que estes gajos novos armados em espertos precisam de aprender.."
Para alem disso há sempre as ditas testemunhas
A minha regra nas rotundas é a velocidade, se vou pela faixa da esquerda vou mas porque vou mais rapido que qualquer um dos que vai pela faixa da direita, e se preciso de me posicionar na faixa da direita para sair da rotunda se necessario uso os 5,4 s dos 0-100 de acelaração que disponho e ponho as 3 centemas e meia de equideos a correr. No entanto tambem ja tive que ir dar mais uma voltinha...