Nos últimos tempos, o IQ foi alvo de umas pequenas reparações.
Primeiramente, o motor de arranque decidiu entregar a alma ao criador e colou. O motor "rodava" mas o carreto não avançava.
Meti mãos à obra e coloquei um suplente que tenho, que era do 6k do meu pai:
No entanto e apesar de funcionar, faz um barulho estranho. Decidi mandar reparar o que supostamente será o original do IQ: levou carreto, embraiagem e escovas.
Aqui o "original" já no sitio:
Noto que o carro pega bem melhor, mesmo a quente (quando as velas não ligam, chegava a estar uns 5 segundos com o motor de arranque a "rodar" até pegar).
Entretanto solucionei também algo que já andava a adiar há uns tempos, por saber que era algo trabalhoso e chato apesar de relativamente simples: substituir o interruptor de chave da ignição.
Anteriormente, já tinha dado sinais de mau funcionamento quando ligava a chave (só ligava ao fim de insistir umas vezes). Verifiquei a ficha e os terminais, dei uma limpeza no que consegui e ficou melhor. Porém, por vezes tinha que pressionar a ficha para que accionar o motor de arranque (posição 2). Na altura, andei a ver na Internet o custo do interruptor (relativamente barato, menos de 10€) mas principalmente como seria a sua montagem/substituição... Retirar volante, retirar a fechadura da coluna da direcção completa, utilizando um "saca", porque o parafuso que fixa o interruptor só está acessível pela "parte de dentro", enfim, um belo pincel Nessa altura, com a ajuda do meu pai, colocamos provisoriamente um "botão auxiliar" para accionar o motor de arranque quando o interruptor não funcionasse, escondido na zona da caixa de fusíveis/ficha OBD por baixo do volante (que fica tapado com a "gaveta"):
Nos últimos tempos, e principalmente com o calor, era quando o interruptor mais "falhava". A última "partida" era, apesar de funcionar bem a meter a trabalhar, não voltava para a "posição 1". Ou seja, tinha que rodar a chave um pouco para trás, de forma a que, por exemplo, o rádio e ligasse e ter médios no carro! Isto porque ao supostamente não "voltar" à posição 1, nada disso funcionava. Ocorreu-me até que pudesse ter sido algo relacionado com isso que fez o motor de arranque colar, ou seja, que o mesmo tivesse ficado a funcionar até queimar. Não pude confirmar isso, porque a situação ocorreu com a minha Maria e ela não me soube explicar... Enfim
Interruptor de substituição adquirido:
Mãos à obra! Retirar os plásticos do quadrante e da zona da caixa de direcção para ter o máximo de espaço para trabalhar, desligar fichas, retirar o volante, retirar os comutadores dos piscas/escovas limpa pára-brisas... E depois o que mais me preocupava: retirar a fechadura da coluna da direcção!
Esta foi a única foto que tirei e apenas porque aguardava a chegada do meu pai, que me trouxe um saca de duas pernas para extrarir a bucha estriada:
Com a ajuda de uma chave de bocas de 27mm, de forma a "prender" a bucha e fixar as pernas no saca, lá saiu a fechadura da coluna da direcção... E em 2 minutos o interruptor novo estava no sitio e testado!
Toca a montar tudo no sitio, felizmente sem complicações e tudo a funcionar
Aproveitei e reparei os encaixes/apoios do "botão da buzina" do volante: um deles, eu sabia que estava partido e já tinha sido supostamente reparado, o outro partiu ao desmontar...
Aqui o interruptor que retirei, que é claramente visível onde está danificado e curiosamente é da mesma marca do que comprei:
Outrora já deveria ter sido substituído, sem dúvida...
Veremos nos próximos tempos se aprova
Lá mais para o Inverno, logo colocarei as 4 velas novas Beru
Primeiramente, o motor de arranque decidiu entregar a alma ao criador e colou. O motor "rodava" mas o carreto não avançava.
Meti mãos à obra e coloquei um suplente que tenho, que era do 6k do meu pai:
No entanto e apesar de funcionar, faz um barulho estranho. Decidi mandar reparar o que supostamente será o original do IQ: levou carreto, embraiagem e escovas.
Aqui o "original" já no sitio:
Noto que o carro pega bem melhor, mesmo a quente (quando as velas não ligam, chegava a estar uns 5 segundos com o motor de arranque a "rodar" até pegar).
Entretanto solucionei também algo que já andava a adiar há uns tempos, por saber que era algo trabalhoso e chato apesar de relativamente simples: substituir o interruptor de chave da ignição.
Anteriormente, já tinha dado sinais de mau funcionamento quando ligava a chave (só ligava ao fim de insistir umas vezes). Verifiquei a ficha e os terminais, dei uma limpeza no que consegui e ficou melhor. Porém, por vezes tinha que pressionar a ficha para que accionar o motor de arranque (posição 2). Na altura, andei a ver na Internet o custo do interruptor (relativamente barato, menos de 10€) mas principalmente como seria a sua montagem/substituição... Retirar volante, retirar a fechadura da coluna da direcção completa, utilizando um "saca", porque o parafuso que fixa o interruptor só está acessível pela "parte de dentro", enfim, um belo pincel Nessa altura, com a ajuda do meu pai, colocamos provisoriamente um "botão auxiliar" para accionar o motor de arranque quando o interruptor não funcionasse, escondido na zona da caixa de fusíveis/ficha OBD por baixo do volante (que fica tapado com a "gaveta"):
Nos últimos tempos, e principalmente com o calor, era quando o interruptor mais "falhava". A última "partida" era, apesar de funcionar bem a meter a trabalhar, não voltava para a "posição 1". Ou seja, tinha que rodar a chave um pouco para trás, de forma a que, por exemplo, o rádio e ligasse e ter médios no carro! Isto porque ao supostamente não "voltar" à posição 1, nada disso funcionava. Ocorreu-me até que pudesse ter sido algo relacionado com isso que fez o motor de arranque colar, ou seja, que o mesmo tivesse ficado a funcionar até queimar. Não pude confirmar isso, porque a situação ocorreu com a minha Maria e ela não me soube explicar... Enfim
Interruptor de substituição adquirido:
Mãos à obra! Retirar os plásticos do quadrante e da zona da caixa de direcção para ter o máximo de espaço para trabalhar, desligar fichas, retirar o volante, retirar os comutadores dos piscas/escovas limpa pára-brisas... E depois o que mais me preocupava: retirar a fechadura da coluna da direcção!
Esta foi a única foto que tirei e apenas porque aguardava a chegada do meu pai, que me trouxe um saca de duas pernas para extrarir a bucha estriada:
Com a ajuda de uma chave de bocas de 27mm, de forma a "prender" a bucha e fixar as pernas no saca, lá saiu a fechadura da coluna da direcção... E em 2 minutos o interruptor novo estava no sitio e testado!
Toca a montar tudo no sitio, felizmente sem complicações e tudo a funcionar
Aproveitei e reparei os encaixes/apoios do "botão da buzina" do volante: um deles, eu sabia que estava partido e já tinha sido supostamente reparado, o outro partiu ao desmontar...
Aqui o interruptor que retirei, que é claramente visível onde está danificado e curiosamente é da mesma marca do que comprei:
Outrora já deveria ter sido substituído, sem dúvida...
Veremos nos próximos tempos se aprova
Lá mais para o Inverno, logo colocarei as 4 velas novas Beru