Ibiza 6K Seat Ibiza 6k 1.9D 1997 "IQ" - Diário Bordo / Manutenção

Nos últimos tempos, o IQ foi alvo de umas pequenas reparações.

Primeiramente, o motor de arranque decidiu entregar a alma ao criador e colou. O motor "rodava" mas o carreto não avançava.
Meti mãos à obra e coloquei um suplente que tenho, que era do 6k do meu pai:

No entanto e apesar de funcionar, faz um barulho estranho. Decidi mandar reparar o que supostamente será o original do IQ: levou carreto, embraiagem e escovas.

Aqui o "original" já no sitio:


Noto que o carro pega bem melhor, mesmo a quente (quando as velas não ligam, chegava a estar uns 5 segundos com o motor de arranque a "rodar" até pegar).

Entretanto solucionei também algo que já andava a adiar há uns tempos, por saber que era algo trabalhoso e chato apesar de relativamente simples: substituir o interruptor de chave da ignição.

Anteriormente, já tinha dado sinais de mau funcionamento quando ligava a chave (só ligava ao fim de insistir umas vezes). Verifiquei a ficha e os terminais, dei uma limpeza no que consegui e ficou melhor. Porém, por vezes tinha que pressionar a ficha para que accionar o motor de arranque (posição 2). Na altura, andei a ver na Internet o custo do interruptor (relativamente barato, menos de 10€) mas principalmente como seria a sua montagem/substituição... Retirar volante, retirar a fechadura da coluna da direcção completa, utilizando um "saca", porque o parafuso que fixa o interruptor só está acessível pela "parte de dentro", enfim, um belo pincel :rolleyes: Nessa altura, com a ajuda do meu pai, colocamos provisoriamente um "botão auxiliar" para accionar o motor de arranque quando o interruptor não funcionasse, escondido na zona da caixa de fusíveis/ficha OBD por baixo do volante (que fica tapado com a "gaveta"):



Nos últimos tempos, e principalmente com o calor, era quando o interruptor mais "falhava". A última "partida" era, apesar de funcionar bem a meter a trabalhar, não voltava para a "posição 1". Ou seja, tinha que rodar a chave um pouco para trás, de forma a que, por exemplo, o rádio e ligasse e ter médios no carro! Isto porque ao supostamente não "voltar" à posição 1, nada disso funcionava. Ocorreu-me até que pudesse ter sido algo relacionado com isso que fez o motor de arranque colar, ou seja, que o mesmo tivesse ficado a funcionar até queimar. Não pude confirmar isso, porque a situação ocorreu com a minha Maria e ela não me soube explicar... Enfim o_O

Interruptor de substituição adquirido:



Mãos à obra! Retirar os plásticos do quadrante e da zona da caixa de direcção para ter o máximo de espaço para trabalhar, desligar fichas, retirar o volante, retirar os comutadores dos piscas/escovas limpa pára-brisas... E depois o que mais me preocupava: retirar a fechadura da coluna da direcção!

Esta foi a única foto que tirei e apenas porque aguardava a chegada do meu pai, que me trouxe um saca de duas pernas para extrarir a bucha estriada:


Com a ajuda de uma chave de bocas de 27mm, de forma a "prender" a bucha e fixar as pernas no saca, lá saiu a fechadura da coluna da direcção... E em 2 minutos o interruptor novo estava no sitio e testado!

Toca a montar tudo no sitio, felizmente sem complicações e tudo a funcionar :D
Aproveitei e reparei os encaixes/apoios do "botão da buzina" do volante: um deles, eu sabia que estava partido e já tinha sido supostamente reparado, o outro partiu ao desmontar...



Aqui o interruptor que retirei, que é claramente visível onde está danificado e curiosamente é da mesma marca do que comprei:



Outrora já deveria ter sido substituído, sem dúvida...
Veremos nos próximos tempos se aprova :cool:

Lá mais para o Inverno, logo colocarei as 4 velas novas Beru :)
 
Ainda sobre o final de 2023...

No inicio de Dezembro, com o tempo a começar a ficar mais frio, decidi avançar com a montagem das velas incandescentes BERU GN857 que tinha adquirido há uns tempos:



Após a habitual "luta" para a montagem das mesmas sem retirar os tubos dos injectores e afins, concluiu-se que o IQ andava com uma vela OK, duas queimadas... A outra não sei o estado em que se encontra, porque ao retira-la deixei-a cair e ficou presa entre o suporte da bomba injectora e o bloco, num sitio de acesso bem difícil Ainda "lutei" para a tirar durante uns 40 minutos, até que acabei por desistir...o_O

As poucas fotos que tirei:


Ao apertar as velas no sitio, acabei por trilhar um pouco os tubos de retorno dos injectores. Como ainda eram os mesmos que vinham no IQ e tinha aqui um bocado de tubo novo e de boa qualidade, acabei por substituir os 3 tubos de retorno:


Notei logo um pegar bem mais leve e fácil, quer a frio quer a quente. 4 velas novas, motor de arranque arranjado também recentemente, só tinha que ser assim :)
 
Há já bastante tempo que tinha notado cada vez mais folga no comando de mudanças e ultimamente por vezes tinha mesmo dificuldade em meter a 1ª e 2ª mudanças, embora as mesmas entrassem "sem arranhar".
Em conversa com o meu mecânico, ele disse-me que já por diversas vezes arranjou estes tipos de problemas de folgas nos Ibiza's 6k e Golf's MK2 substituindo o casquilho do veio selector que está na caixa do comando, mas usando um outro casquilho que não o OEM. Como sei que é um Sr. bastante experiente com mecânica do Grupo VAG e em particular nos Golf's MK2 (super idênticos ao 6k como todos sabemos), acabei por combinar de fazermos a dita alteração.
Pelo que entendi, trata-se de um casquilho do braço de suspensão das Opel Campo/Brava, muito simples de adaptar:



Mãos à obra! Como esperado, tivemos que "baixar" o escape de forma a tirar-mos o comando das mudanças para montar o casquilho:



Caixa do comando fora e casquilho "adaptado" de forma bastante simples:



Já tinha reparado anteriormente, que no veio das mudanças, havia um outro casquilho no apoio que fica "por cima" da caixa de direcção que também estava danificado e com muita folga:



Em tempos, o meu pai tinha comprado um kit de reparação com todos os casquilhos e afins do selector de mudanças quando ele teve o seu Golf MK2. Por sorte, ainda tinha lá guardado os restantes casquilhos que não tinham feito falta na altura e tinha lá o casquilho que fica neste suporte! Acabei por não tirar foto, porém é idêntico a isto:



Tirámos o dito suporte e conseguimos colocar o casquilho no sitio sem ter que cortar os rebites da chapa onde o casquilho fica fixo, óptimo!
Limpamos e lixamos bem o veio nos sítios onde "trabalha" nos casquilhos e tudo para o sitio:



Depois de afinar as mudanças, fui dar uma pequena volta com o IQ e tudo impecável! :D Obviamente que não é um "luxo", mas comparativamente ao que estava...! Um pouco mais "rijo", mas as mudanças a entrarem perfeitamente sem esforço e com as folgas "normais" de um carro a caminhar para os seus 27 anos...
A Maria bem agradece, e eu também, que já estava farto de a ouvir reclamar que não conseguia engrenar as mudanças como deve ser :p

O estado do casquilho velho da caixa do comando, ou o que restava dele:



O casquilho do dito apoio que fica por cima da caixa de direcção, nem existia e era "ferro com ferro", acho que a causa principal do problema estaria aí, mas já tínhamos isto tudo desmontado e aproveitando a sugestão do mecânico, mudámos dos dois e pronto!

Ainda não é desta que vai para a sucata... ;)
 
Bem, cerca de 7 anos e meio após ter comprado o IQ e alguma ponderação e pesquisa para um possivel substituto, chegou o momento de o mesmo passar para segundo plano...



No mês passado, eu e a Maria optámos por adquirir um Fiat 500X Sport 1.3 Multijet Diesel (95CV) de 2016 com 167.000km para passar a ser o daily dela:



Apareceu à venda "do outro lado da rua" em frente ao meu trabalho e assim que lhe mostrei umas fotos à Maria, "foi amor à primeira vista"
Para já, ainda não me vou desfazer do IQ... Tem IPO até Julho (possivelmente até a renovarei) e seguro até Outubro... No entanto, os "dias de glória" sem duvida que já lá vão... Veremos o que o futuro nos trará! :cool:
 
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