Sim, essa ficha que fica junto ao motor costuma ser problemática principalmente para quem costuma lavar o motor ou o compartimento. Convém usar um bom limpa contactos, secar bem e aplicar por ex. wd40. Verificar que está bem presa sem grandes vibrações para evitar folgas nos terminais.
Sim lembro-me de vocês mexerem nessa ficha e sim, deves ter o contacto chave a dar as últimas.
O problema da velas continua? Agora vem aí o calor, não fazem falta nenhuma!
Nesse Ibiza não sei bem como é o circuito de pré-aquecimento, há-de ter um relé temporizador. Tenta descobrir qual é, abre-o e faz-lhe uma limpeza aos contactos do relé e verifica as soldas da placa.
Abraço.
Amigo
@zefern , antes de mais nada o meu muito obrigado pelas tuas respostas sempre atenciosas
Noto por exemplo que, com o travão de mão puxado (carro a trabalhar) a luz do painel "enfraquece" ligeiramente se meter um pisca a funcionar. Nada demais, apenas se nota a luz a "perder ligeiramente" a intensidade sempre que o pisca liga. Não me admira nada de ser falta de massa nesse circuito, digo eu... De manhã ao ligar a resistencia, muitas vezes os números do relógio/conta-quilómetros quase que se apagam, ficando pouco visíveis até dar à chave. Se bem que sei que as velas puxam imenso pela bateria e diga-se, não tarda muito deve estar a dar o berro (a caminho dos 5 anos e de 60ah!) Quando tiver uma oportunidade, irei retirar a bateria fora e dar uma limpeza no ponto de fixação do cabo da massa ao chassis. Velas no verão? Há um ano ou dois, chegou a andar com 3 queimadas... Achas que se notava?
Se não estou em erro, o relé temporizador que falas é o 144, o "grandalhão":
Nunca o abri, embora já o tivesse retirado uma ou duas vezes e limpo os contactos exteriores com uma faca...
Ainda em relação ao "aquecimento", também tenho em hipótese outra situação:
Actualmente o IQ tem algumas babas de óleo, pela junta da tampa das válvulas/parafusos de aperto, no colector de escape, na parte onde leva o filtro de óleo. Após limpar, ao fim de 3 ou 4 dias, aparece-me sempre uma pinga de óleo no chão, de escorrer... Consome também um pouco de óleo, nada de grave mas volta e meia tenho de verificar. Também tenho resíduos de valvulina na caixa, já vi o retentor da transmissão onde está sempre sujo e está OK, ou a "fuga" é pelo veio do selector ou então a caixa estará com algum "estalo" que ainda não dei por ele. O carro a quente também custa a pegar por vezes, naquele ponto ali "nem quente e nem frio" mas que a resistencia nem liga, ui... às vezes até tenho de desligar a ficha do sensor da temperatura (para as velas ligarem) e meter a trabalhar, já quase com a bateria a não fazer rodar o motor de arranque! Assim que pega, alta fumarada pois então! Já deve ter alguma folga nos segmentos de certeza....
Qual a hipótese que tenho para isto? Bem... Tenho um bloco e caixa de velocidades que eram do 6k 1.9TD que o meu pai mandou para a sucata:
Já não tenho a cabeça nem o turbo, entretanto vendidos... O carro aquecia em estrada quando andava mais a fundo, no entanto como vim a saber que a cabeça estava estalada por dentro, deveria ser por aí. O bloco à partida estará OK, sem babas algumas enquanto o tivemos, embora da ideia que tenho, tenha mais km's que este... Mas a ideia passará por verificar tudo o que seja retentores e juntas, e montar a cabeça do IQ neste... É o que actualmente está "em cima da mesa", caso o suposto problema de aquecimento persista... Vamos ver!