Boas pessoal.
O Ibiza IQ cá vai andando, sempre nas calmas
Porém nas últimas duas semanas, andou a fazer "das dele"... Primeiro foi com o ponteiro da temperatura, após atingir os 90ºC, começava a oscilar até quase ao vermelho e de imediato voltava para os 90ºC! Tinha visto o nível do vaso de expansão não havia muitos dias, estava tudo OK! O ponteiro oscilava, tinha a água nível, nada de grandes pressões nos tubos nem perdas de água... Ao fim de um pouco a trabalhar a relantim (motor quente), disparava bem a ventoinha... Após dois dias parado, voltou tudo ao normal! Ponteiro sempre em cima dos 90ºC, certinho como sempre foi, mesmo deixando as ventoinhas disparar nem se mexe... A única coisa que fiz foi desligar e ligar a ficha do sensor da temperatura, que dá a informação para o quadrante... Não me pareceu nada danificado ou isolado... Poderá ter sido apenas mau contacto? Numa outra hipótese, o termóstato poderá ter "colado" em alguma posição e posteriormente ao arrefecer bem, ter descolado?
Passado alguns dias, vou para o trabalho e ouço alta barulho de escape... Chovia a potes, mas fui ver e tinha sito a braçadeira que puseram quando mandei mudar a panela do meio (
post #52) que tinha afrouxado e saltado do sitio... Como não podia fazer grande coisa, segui caminho...
Entretanto quando tive oportunidade, levantei o carro e fui colocar a braçadeira no sitio para desenrascar, mas já com a ideia de meter tudo como deve ser. Ao tira-la fora, vi que (como já tinham dito aqui) a braçadeira era de 44mm/45mm, sendo o tubo de... 42mm!
Obviamente que não dava aperto, após tudo apertado ao máximo, era "fácil" fazer a braçadeira rodar...
Nisto reparei numa outra coisa: o catalisador estava montado "de cabeça para baixo"
!
Já vinha assim quando o comprei, pelo estado dos parafusos que apertam o catalisador ao tubo do flexível, via-se bem que não eram mexidos aos anos! Realmente sempre achei a panela do meio demasiado "em baixo", daí talvez a que ele trazia e apodreceu, ter demasiadas mossas...
Entretanto adquiri a braçadeira indicada, 42mm de diâmetro interior:
Trabalho realizado por mim e pelo meu pai:
Obviamente que não ficou esteticamente bonito, longe disso, mas ao que parece ficou melhor do que estava...
Aqui já com tudo no sitio:
Ainda pensei que a panela do meio ficasse mais escondida, mas julgo que ficou melhor, sem dúvida!
A ver vamos como se porta