Ibiza 6K Seat Ibiza 6k 1.9D 1997 "IQ" - Diário Bordo / Manutenção

Tópico em 'Ibiza' iniciado por Pink_Floyd, 28 Out 2017.

1. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    65
    A passagem a que te referes, deve ser derivado às vedações dos difusores já não estarem em condições ou inexistêntes... Sabes quando aparece "esponja" a sair das condutas? É isso...
    É uma das coisas que quero fazer quando me dedicar à sofagem: vedar devidamente todas as "uniões" e tentar de alguma forma tapar os buracos das chapas de ar quente/frio e direcção do fluxo de ar.
    O barulho a que te referes deve vir do motor da sofagem, que fica na parte de baixo do lado do porta-luvas e onde vem a "respiração" que vai ter até à zona do torpedo...

2. fabioarmendes

fabioarmendes

16 Fev 2017
    Gostos Recebidos:
    4
    Não é bem do motor da sofagem. Mas sim quando vou a 120km/h na autoestrada faz ruído. Mas sim já soltou muita esponja talvez isso tenha aumentado os ruído com o fluxo de ar

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

3. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    65
    O primeiro upgrade para o "inverno": 2 pneus novos à frente!
    Com a chuva a aproximar-se (assim bem o esperemos!!!) chegou a altura de umas sapatas a novas à frente :)
    De realçar que ainda não tinha mudado os pneus da frente que o Ibiza trazia quando o comprei.

Optei por uns Semperit Comfort Life2, nas medidas 185/60 R14 82H, idênticos aos que tenho a trás e que já levam 15.000km sem razão de queixa! :cool:

[​IMG] [​IMG]

zefern gostou disto.
  4. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    65
    Bem, não há grandes novidades no IQ, tem sido o meu carro do dia-a-dia, já que a Maria está em casa com o miúdo, tenho tido o A3 guardado na garagem e andado quase sempre nesta máquina de guerra.

Infelizmente nem eu nem o Ibiza estamos de quarentena nestes tempos complicados, porém fiquei uns dias de férias e hoje aproveitei e dei uma limpeza "a fundo" no IQ, que já merecia.
    Já tinha feito há alguns dias também no A3 (esse sim, limpo por dentro e por fora e guardadinho na garagem :p).
    Fui tirando algumas fotos para partilhar aqui com vocês e para o tópico também não ganhar demasiado pó e teias de aranha...

Comecei pelo interior:
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Tudo aspirado, incluindo o cofre da roda suplente (aproveitei e revi a pressão). Passei tudo com um pano húmido, de forma a retirar o pó acumulado até nos sítios "mais difíceis", vidros limpos por dentro, incluindo os traseiros.

Lavagem por fora e consequente secagem e limpeza de vidros:
    [​IMG] [​IMG]

Em breve terei de começar a rever certas coisas por causa da IPO, principalmente o alinhamento do máximo esquerdo, que acusou "baixo" na IPO anterior, apesar do médio estar OK :mad:
    Tenho que rever também os sinoblocos dos triângulos e a direcção, a panela do meio também parece ter o miolo solto (tenho um escape completo suplente ;)). Já deveria ter mudado a correia de distribuição, nem sei quantos km's tem esta, era a que vinha quando comprei o IQ, vamos ver se será desta...

Um abraço ;)

Black Drako gostou disto.
  5. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    1 964
    Ahhh lavadinho já parece um carro! :p
    Um carro limpinho e bem tratado é logo outra louça, dá gosto ver..
    Olha lá essa distribuição..

Pink_Floyd gostou disto.
  6. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    65
    Não costuma andar assim taaaao sujo como muitos que se veem por aí e já o tinha visto bem pior, sem dúvida :rolleyes:
    Mas já precisava :D

Quanto à distribuição, sim tens toda a razão. Se bem que ando sempre nas calmas e viagens curtas, é raro passar dos 80km/h com ele... Mas estou sempre sujeito lol

7. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    1 964
    Não me entendas mal, eu nao quis dizer que tava muito sujo antes lol
    Apenas quis dizer que um carro lavadinho dá sempre gosto de ver ;)
    Olha que o mais crítico para a distribuição não é a velocidade.. São os arranques, quando o motor começa a rodar..

8. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    65
    Nada disso amigo, também gostaria de andar sempre com os dois carros "num brinco", porém aqui no caminho que faço para o trabalho, têm andado a meter tapete novo e a arranjar as bermas, é um pó descomunal, daí andarem sempre nisto...

Sim eu sei, com este charuto é tudo suave :rolleyes:
    Nada de arranques bruscos nem nada disso... Tenho que o poupar ao máximo ;)

9. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    65
    Hoje estive a verificar novamente as velas incandescentes do IQ... Por vezes pega bem, outras nem por isso, palpitava-me que deveria estar alguma vela queimada...

[​IMG] [​IMG]

Desta vez foram "só" duas... :rolleyes:
    Ainda tinha 4 em stock, usadas, que eram do 6k e do Golf 2 que o meu pai tinha...

10. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    1 964
    Atenção.. Que convem usares velas iguais.. E indicadas para o IQ..

Pink_Floyd gostou disto.
  11. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    65
    Eu sei amigo... Por acaso são todas iguais... Se serão as mais indicadas (ou não), já tenho duvidas :assobio:

12. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    1 964
    Pois..... Por isso se calhar não duram tanto...

13. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    65
    Tinha mudado 3 em Outubro/2018... Não sei se quando comprei o carro (em 2016), vinham todas OK pois não as testei. Mas como ainda tinha para aqui estas guardadas, olha, foi aproveitar...
    Tem é que me calhar sempre aquela que fica mesmo "por trás" da bomba, a mais difícil de "trabalhar" :mad:... E fiz da maneira mais "complicada", sem tirar injectores ou algo mais ;)

14. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    1 964
    Não queiras tentar tirar os injectores..:pDepois diz como ficou, se já pega bem..

Pink_Floyd gostou disto.
  15. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    65
    Nem chave para isso tenho :D
    Experimentei uma vez, pegou bem melhor... De manhã é que é pior, apesar de ficar sempre na garagem... Até nem pega mal, mas é meio manhoso desde sempre... Muitas vezes acontece-me, de manhã e com o carro totalmente frio, ligar a chave e a luz da resistencia não acender :eek:
    Se der imediatamente ao motor de arranque, o carro pega do melhor. Se desligar a chave e voltar a ligar, a luz da resistencia já acende, apaga "dentro da normalidade" e o carro já pega com "mais dificuldade". Acontece-me também ter o carro parado 4 ou 5h após uma viagem de 15 minutos (e isto em pleno inverno e dias bem frios) e a situação ser semelhante...
    Mas desde que não me deixe apeado... :D

Partilhar esta página