Há já alguns meses que não escrevo aqui nada, mas a "aventura" continua
● Problemas eléctricos...
Um dia destes, preparava-me para ir sair com o carro e não quis pegar... a bateria também não poderá estar totalmente OK, é a que vinha quando o comprei. (É de 60amp, julgo ser "fraca" para um 1.9D)
Fui-lhe dar encosto e... avaria eléctrica!
Os Km/Horas (digitais) do quadrante desaparecem totalmente, fazendo
reset às horas e aos Km's parciais. Nesta situação, não marca nem o nível de gasóleo nem temperatura, só acende mesmo a luz do travão de mão e bateria.
Mexi "ao calhas" nos fios da cablagem que vai à bomba injectora/sensores de óleo e agua lá o fiz o pegar.
Depois de andar algum tempo, a luz do óleo não parava de piscar (acompanhada de aviso sonoro) nem marcava a temperatura. Tive oportunidade logo nesse dia de rever alguns fios e deparei-me que o fio da massa, quem vem da ficha de 15 pinos e que é "reforçado" com outro fio de massa que vem de perto da falange lateral da cabeça, tem uma espécie de "enxerto" para onde partem os fios da massa do sensor de temperatura/velas incandescentes. Revi essa ligação e parecia estar "meio isolada", pois por vezes o sensor da temperatura funcionava bem, outras nem por isso, andando para cima e para baixo, incluindo chegar quase ao vermelho!
Tive de esperar pelo fim de semana para poder tentar resolver isto mais a fundo, mas não tive oportunidade de tirar muitas fotos!
Com a ajuda do meu pai, começamos por rever esse dito "enxerto" que pelos vistos vem mesmo assim de origem: trata-se de uma espécie de tubo que é colado e os fios ficam no seu interior. Optamos por cravar um terminal "normal" para unir os 3 fios e posteriormente ir ligar ao outro fio de massa que vem da falange:
Após alguns testes, voltava a ter os mesmos sintomas.
Acabamos mesmo por colocar um fio novo de massa que parte da ficha da cablagem (tivemos de aproveitar o terminal original) e fizemos o dito "enxerto" com "meio terminal" cravado, tudo devidamente isolado com manga termoretrátil:
No meio disto tudo, e apesar de ter substituido alguns fios na cablagem da bomba há alguns meses, estão alguns fios meio danificados, sendo que um dos fios do sensor de impulsos partiu mesmo junto ao sensor e tivemos de "inventar", soldando um terminal ao mesmo e re-ligar o fio:
(Só já tive oportunidade de tirar foto depois de tudo isolado)
Provisoriamente, e para usar durante alguns dias, optamos por ligar o tal fio que faz massa ao apoio da falange directamente ao borne negativo da bateria.
Após alguns testes, não teve nenhuma "quebra de energia" e tudo funciona de forma correcta.
A luz da resistencia, mesmo em quente acendia quase sempre. Acontecia-me anteriormente que depois de um pequeno trajecto (não mais de 15min), passadas 4 ou 5 horas após ter parado o carro ao ligar a chave (sem dar ao motor de arranque) a resistência não acendia... De imediato desligava a chave e voltava a ligar, e a luz da resistência já acendia.
Depois destas últimas "reparações", reparei que após o ponteiro da temperatura passar do primeiro risco, a resistencia já não acende. Assim que o carro "arrefece" e o ponteiro não chega a esse risco, a mesma liga - julgo ser o procedimento correcto.
Aqui ficam umas fotos ainda quando verifiquei a cablagem e depois de tudo "terminado":
A única situação que não ficou "igual" foi a questão da luz do óleo, que ficava sempre a piscar com a chave ligada (antes de dar ao motor de arranque) e posteriormente apagava. Desde o começo "desta semana", quando se liga a chave a mesma fica fixa, apagando após meter o motor em funcionamento.
Testei os dois sensores de forma individual, ao desligar o da cabeça a luz pisca de imediato, já o do copo do filtro só pisca se o "encostar" a um sitio com massa...
● Aplicação de roda suplente "fina":
Quando comprei o Ibiza, este trazia uma roda suplente "normal" e não original deste carro, com pneu nas medidas 185/60 R14. O macaco e a chave de rodas também andavam "à solta", pois não trouxe aquele plástico próprio de arrumação. Com esta roda, a "tampa" inferior da mala não assentava no sitio devido, tanto que a mesma encontra-se até empenada.
O meu pai tem um Golf 2 pronto para enviar para a sucata e fui ver o estado em que estava a roda suplente e os respectivos acessórios. Fiquei até bastante surpreendido, pois pensava de estarem em pior estado. O macaco e as chaves estão como novas, quanto à roda suplente o pneu está razoavelmente bom (é um Firestone) e tinha somente alguns "picos" de ferrugem na parte "de fora" da jante:
Pus mãos à obra e com uma escova de aço e lixa, tirei a ferrugem "maior" e pintei com spray preto. Não tinha aparelho, pelo que após lixar e lavar apliquei directamente o spray (é "apenas" uma roda suplente
):
À parte de dentro da jante até que não tinha grande ferrugem, dei somente uns disparos com o spray só para dar aquele ar mais brilhante, tanto que nem isolei o pneu (e marquei-o pois então
):
Ainda tinha para aqui os tapetes "xuning" de borracha que o carro também trazia quando o comprei, pelo que decidi aproveitar um deles para meter no fundo do cofre da roda suplente:
Ao fazer o primeiro ensaio com a roda no sitio, pensava que a mesma apertava com a porca de orelhas (plástica) através do plástico de arrumação dos acessórios, porém vi que a mesma além de fazer o plástico dobrar-se todo, não ficava lá muito fixa. Optei por algo simples: arranjei uma chapa de zinco para fazer uma espécie de "anilha" que permite que a porca de orelhas aperte a jante junto ao "coração". Fiz também um bocado de borracha à medida da tampa para não danificar nada na jante:
Aqui já a chapa definitiva pintada e pronta a aplicar no sitio:
Já no sitio e devidamente apertada:
Para completar este "equipamento", comprei uma chave de rodas telescópica e um triângulo de pré-sinalização compacto. O carro trazia um triângulo "normal" que andava à solta pela mala e não dava para acomodar junto da roda. Tenho um saco OEM Seat (que vinha com o Ibiza 6J que tive) daqueles com fita velcro e que fica facilmente "fixo" na mala, onde coloquei o triângulo compacto e mais algumas coisas que poderão dar sempre jeito:
Resultado final:
Tudo devidamente acomodado junto à roda suplente (aproveitei e lubrifiquei o macaco também) e a mala devidamente arrumada
Não é uma
mod especial, pelo menos deu para estar um bocado ocupado